+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com spam

    Olá amigos estou enfrentando um problema serio em meu servidor apache, aparentemente estão usando meu server apache para enviar e-mails... segue abaixo uma linha de log do meu sistema:

    218.171.141.181 - - [13/Sep/2006:08:36:34 -0300] "CONNECT smtp.pchome.com.tw:25 HTTP/1.0" 405 234 "-" "-"

    Estão enviando e-mails principalmente para o yahoo.... estão conseguindo conectar no meu q-mail que roda nessa mesma maquina atraves do apache... alguem sabe uma forma de bloquear isso? aguardo retorno.

  2. #2

    Padrão Re: Problema com spam

    Cara,

    Como assim roda através do apache?
    Se desconhecidos estão conseguindo se conectar no seu equipamento, verifique se as configurações do qmail realmente estão somente locais e não existe nenhuma possibilidade de conexão externa (por exemplo, tente se conectar da rede interna mesmo - não deveria funcionar, neste caso).

    Se estão se conectando, eu lhe pergunto : Seu servidor de emails é MX? tem necessidade da porta estar aberta na internet ou dá pra fechar com firewall?

    Explique melhor.

  3. #3

    Padrão Re: Problema com spam

    Olá douglas, meu server é MX sim... não posso fechar a porta dele.... o que está acontecendo é que estão se conectando ao meu apache e enviando e-mail pelo meu qmail... que roda na mesma maquina..... agora pela manhã existiam mais de 22000 mensagems no queue do meu qmail.... olhei os logs do meu qmail e vi que não existem ali conexões pela porta smtp(meu servidor tem o relay fechado apenas para determinados ips).... ou seja de alguma forma estão usando o meu apache e o php para enviar mails pelo servidor web.... e quem faz a entrega das mensagems é o meu qmail..... o unico local onde constam conexões estranhas a porta 25 é nos logs do apache.... nos logs do qmail está tudo bem bonitinho.... essa linha que mostrei é apenas uma de muitas linhas no log do server, aguardo retorno

  4. #4

    Padrão Re: Problema com spam

    Só para constar... como solução temporaria eu fechei o acesso a porta 80 do meu server para ips internacionais... deixando apenas os ips nacionais abertos enquanto eu resolvo esse problema.... aguardo retorno.

  5. #5

    Padrão Re: Problema com spam

    Olha Hawk, vamos ver se tenho como lhe ajudar ...

    Então você tem algum serviço rodando em php que conecta no seu qmail, certo?

    Seu servidor de emails é MX.ok.

    -- Pelo jeito eles conseguem enviar via php no CONNECT. Tem como atualizar o php no equipamento, só por via das dúvidas? É uma boa tentativa, por enquanto. Teoricamente, só quem teria que usar CONNECT no php é só o localhost, ou estou errado?
    Pode ser então que consiga barras as tentativas de conexão de domínios .tw. Uma idéia.

    -- O log do qmail não diz nada? não tem nenhuma referência a IP externo? ele conecta local mesmo (acho que sim, né : ops: )

    -- Seu problema pode estar também no código da página, é uma possibilidade.

    -- Você tem regras de RBL no qmail ?

    Vamos por partes.

    Tentemos.

  6. #6

    Padrão Re: Problema com spam

    Olá.... a pagina é feita em phpnuke... e nela não existe nenhum form de envios de e-mal... está protegida pelo nuke sentinel.... não achei nada de estranhos nos logs desse site... eu tenho logs do apache individuais por site e um log default que mostra requisições feitas ao apache e que não se enquadram em nenhum dos sites hospedados(extamente nesses logs estavam as requisições... ou seja o ataque não foi a nenhum site hospedado), o php foi atualizado hoje, utilizei o apt-get e atualizei toda a distribuição..... inclusive o apache foi atualizado... nos logs do qmail a conexão é local mesmo... via apache... e sim utilizo regras RBL no meu qmail.... o RBL checa numas 7 listas anti-spam... tenho meu relay fechado por ip, aceitando conexões apenas do meu provedor... mas eu olhei e não é nenhum ip do meu provedor conectando... são ips internacionais.... por isso eu bloqueei o acesso para faixas internacionais na minha porta 80 temporariamente.

  7. #7

    Padrão Re: Problema com spam

    É claro que vc já tem o módulo mod_security instalado no apache né?

    (foi só um comentário, estou tentando ajudar - eu sei que está preocupado

    Você já tentou rodar o nikto pra dar uma olhada nas vulnerabilidades de configuração do apache?

    http://www.howtoforge.com/apache_sec...ing_with_nikto

    De-repente aí vc já mata.

    Não digo que seja a solução, porque vai mostrar a vulnerabilidade mas não a solução. Mas de-repente pode ser uma luz.

  8. #8

    Padrão Re: Problema com spam

    Olá douglas, vou fazer esse teste depois..... não estou podendo instalar tudo isso agora... mas é um bom começo..... me disseram q o mod_proxy é q é o responsavel por fazer o apache funcionar como proxy... mas no meu caso não tenho o mod_proxy rodando.... irei ver a questão do mod_security, não tenho certeza se instalei ele.... obrigado pelas dicas e volto a responder aqui assim que tiver alguma posição, até mais.

  9. #9

    Padrão Re: Problema com spam

    é, e eu acho que rodar um proxy neste equipamento seria uma má idéia, pq vc poderia acabar sendo atacado para usarem seu proxy

    fique à vontade, vai trabalhar

    tamos aí.

  10. #10

    Padrão Re: Problema com spam

    Citação Postado originalmente por douglas_web
    é, e eu acho que rodar um proxy neste equipamento seria uma má idéia, pq vc poderia acabar sendo atacado para usarem seu proxy

    fique à vontade, vai trabalhar


    tamos aí.
    O que eu quis dizer é que o apache trabalha como proxy quando está com o mod_proxy instalado, mas não é o meu caso..... nessa maquina só roda server web e email... até.

  11. #11

    Padrão Re: Problema com spam

    Olá douglas, eu estava sem o mod_security instalado, apos a instalação do mesmo não tive mais problemas com spam pelo apache, todas as requisições a porta 25 que são passadas pelo apache estão sendo bloqueadas, obrigado pela dica e até mais.