+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão COMO LIMITAR BANDA E APENAS AUTORIZAR OS PCS DA INTERNET POR MAC?

    Amigos

    Preciso de ajuda !! Aki na pousada Tenho uma rede interna !!
    No switch desta rede tem um Router/Modem Adsl ligado ao velox

    Tenho esta rede aqui no hotel apenas para liberar acesso a internet! pq meu hotel tem acesso a internet incluso na hospedagem! os hospedes chegam com o laptop e ligam o cabo e navegam na net!

    Eu gostaria de fazer isso por dhcp para as pessoas nao precisarem configurar as placas de rede e acabar dando conflitos!

    Quero apenas dizer : "APENAS DEIXE A CONFIGURAÇÃO DE REDE AUTOMATICA"


    Ai eu pergunto :

    Como por a rede por dhcp ?
    Como eu faço para dizer quais micros podem navegar na internet limitando pelo mac address ???
    Como por limite de banda de apenas 300k por usuário ?

    instalar o kurumin e o iptables ja resolve pra deixar o servidor rodando ??

    O lance é Ligar um micro tipo um k62500 mhz com duas placas de rede e
    por uma das placas de rede ligado ao modem e ligar a outra placa ao switch certo ?

    como fazer?

    Grato
    Almir

  2. #2

    Padrão Re: COMO LIMITAR BANDA E APENAS AUTORIZAR OS PCS DA INTERNET POR MAC?

    utilize o bandlimit (aqui mesmo no underlinux tem um forum dedicado e ele) e quanto a autorizar os micros pelo mac use a tabela arp edite um arquivo ethers dentro de etc e coloque por linha ip e mac na frente, os ips que não forem utilizados, coloque o seguinte mac 01:01:01:01:01:01 assim quem colocar o ip da maquina o servidor ira verificas se bate com o mac e caso não, não terá aesso a net. ececute o seguinte comando depois de editar o arquivo ethes arp -f ethers ou arp -f /etc/ethers

  3. #3

    Padrão Re: COMO LIMITAR BANDA E APENAS AUTORIZAR OS PCS DA INTERNET POR MAC?

    De onde vc é?? De repente posso te ajudar!!

    mtec

  4. #4
    mhp
    Visitante

    Padrão Re: COMO LIMITAR BANDA E APENAS AUTORIZAR OS PCS DA INTERNET POR MAC?

    No seu caso a melhor solução e o pppoed. Você vai liberar o acesso à Internet fornecendo um nome de usuário e uma senha para seus clientes, que vão se conectar com o discador de banda larga que já vem no Ruindows, Linux, FreeBSD, etc.Tem a vantagem que os clientes não vão ter acesso à sua rede particular e não vão precisar mexer nas configurações de rede dos notebooks. Você vai encontrar a receita pronta em https://under-linux.org/content/view/4299/58/, adapte-a à sua distribuição e necessidades.
    Outra coisa, se você está pensando em usar o Kurumin em um K6, vai ficar uma carroça, a não ser que desative a interface gráfica.