+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Scoobyrlz2
    Visitante

    Padrão debian em modo grafico

    Olá a todos,

    bom estou meio que começando no linux.. e optei por escolher o debian como distribuição a ser usada... porém não consigo de forma alguma começar o modo grafico com o KDE...

    será que alguém tem alguma sujeitão? pois, eu o instalei normalmente e pedi como pacotes tipicos a serem usados o "ambiente desktop" que já veem com Kernel 2.6.0.8, GDM, KDE, KDE-Base e DPM (acho que é assim que se escreve o pacote de mouses seriais)... além, destes pacotes tentei subir o sistema com o módulos vgs's - radeon (ATI) e VESA (pelo que ouvi este é o modelo generico), entretanto, nenhum dos dois sobe....

    minha maquina é

    Semprom 64 2500+
    1GB Ram
    Placa Mãe - Asus k8v-x (chipset via K8T800)
    Placa de video - ATI Radeon 9200se
    Modem - rocketwell (não lembro o modelo
    HD samsung 20gb com 3 partições.... duas EXT3 (/ e /boot) e a swap

    o debian que estou usando é o 3.1 rev1.


  2. #2

    Padrão Re: debian em modo grafico

    posta ai o erro !

  3. #3
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Re: debian em modo grafico

    Se o problema for que ele inicia outro ambiente gráfico (gnome), ao invez do KDE, basta fazer um:

    rm ~/.xinitrc
    echo "startkde" >> ~/.xinitrc
    startx

  4. #4
    Scoobyrlz2
    Visitante

    Padrão Re: debian em modo grafico

    hm, vou tentar postar o log... mais não descobri uma forma de passa-lo para o windows...e assim postar aqui... pois até então eu não sabia que linux não escrevia em ntfs...


    sobre o gnome... hm, não é isso não... não chega a subir nenhuma area grafica... quando vou iniciar o sistema ele tenta ir direto para o ambiente grafico, mas, o mesmo não consegue..e volta para o modo texto, a tela fica mui bagunçada... presumo que seja o módulo/driver de video que não esteja funcionando coretamente...


  5. #5

    Padrão Re: debian em modo grafico

    Seu problema eu não vou saber te responder sem ver as msgs..

    O Debian é uma boa distro, boa pra aprender tb mas para meus alunos eu sempre costumo recomendar pra começar um Ubuntu. A instalação é muito fácil, o 6.06 está até limpinho *com menos bobagens*.

    A interface gráfica é levantada sem problemas e pra sua configuração de máquina vc pode até brincar um pouquinho com umas coisinhas novas como o xgl.

    Depois de alguns meses que vc aprender bastante com o Ubuntu, vc pode mudar para o Debian sem problemas.

    E o kernel Linux 2.6.X já permite a escrita em NTFS, mas ele só *permite*. Pra escrever, vc vai precisar de um programinha só pra isso. Um exemplo é o captive. Mas acho que já deve ter melhores.

    Ab :-P

  6. #6
    Scoobyrlz2
    Visitante

    Padrão Re: debian em modo grafico

    hm, a principio eu vou tentar instalar o driver que está disponivel no site da ATI ... https://support.ati.com/ics/support/...ge&folderID=27

    se mesmo assim, não conseguir, eu irei procurar saber como se usa o "captive" e tentar escrever em ntfs para passar o log.

  7. #7

    Padrão Re: debian em modo grafico

    O quê está acontecendo é que ele não está subindo o servidor X por algum motivo. Motivo qual que é apresentado na tela de mensagem de erro no terminal 7, você pode filtrar o erro e mostrar algo que possa ajudar a gente com o seguinte comando:

    Código :
    # cat /var/log/xfree86.log |grep EE > erroX.txt

    Daí copie e cole aqui pra gente, ou simplesmente escreva, porque fica mais fácil.

    PS: Não lembro se o arquivo de log é realmente este, mas é alguma coisa relacionada ao XFree.

    Eu também acho que como desktop, o Ubuntu se sobresai ao Debian...


    Abraços!

  8. #8

    Padrão Re: debian em modo grafico

    vc também pode colocar as configurações do seu XFree86-4

    provavelmente seja algo relacionado a este arquivo

  9. #9
    Scoobyrlz2
    Visitante

    Padrão Re: debian em modo grafico

    hm, pois bem... eu reinstalei o x-window-server, refiz as configurações do XF86config e instalei o GDM... pois bem, agora ate entra a area grafica... consigo manipular o mouse, nume tela azul, com algumas "manchas" pretas e cinzas na parte superior do monitor... o que unitiliza o modo grafico... enfim.... sempre que subo o sistema ele vai direto para esta tela e assim fica.... nao me permitindo voltar para o modo texto atraves do, crtl+alt+f1 ou alt+f1... ou qualquer outro F.... meio que a maquina fica travada...


    devido a dificuldade em se utilizar o debian, ja estou pegando o ubuntu 606 amd64... para testar....

    enfim obrigado a todos pela ajuda.

  10. #10

    Padrão Re: debian em modo grafico

    antes de vc passar para outra distro, vc nao prefere resolver este problema primeiro???

    pois se vc desistir agora qdo encontrar um problema maior o q acontecerá???

  11. #11

    Padrão Re: debian em modo grafico

    como uma "introdução ao linux" aconselho o ubuntu sim.. eu uso o mesmo para mostrar um pouco do mundo linux a alguns amigos e clientes!

    mas para ter instalado.. já aconselho debian ou slack!

    o ubuntu live deve reconhecer sua placa e montar o sistema todo para você! e se ele fez tudo automático não se esqueça de que o ubuntu é baseado no debian! você pode fazer a mesma configuração no sistema que usa atualmente..

    abraços

  12. #12
    Scoobyrlz2
    Visitante

    Padrão Re: debian em modo grafico

    luciano, a questão não é fugir do problema... mais começar a usar linux... e é isso que estou tentando desde o começo e que não esta parecendo uma tarefa mui facil... rs

    n3o, por incrivel que parece o ubuntu não consegue "reconhecer todos os meus dispositivos" para tentar instala-lo eu que colocar "instalar em modo grafico seguro" pois o normal... não sobe... e quando subo o sistema com "modo grafico seguro" não reconhece meu mouse serial...



  13. #13

    Padrão Re: debian em modo grafico

    cara...

    o negócio tá de rosca aí então, hein??

    nunca tive problemas com interface gráfica em micro algum, já usei slackware, conectiva, ubuntu, kurumin, debian... sempre reconheceu de primeira...

    qual a sua placa de vídeo??

  14. #14
    Scoobyrlz2
    Visitante

    Padrão Re: debian em modo grafico

    então a placa é

    ATI Radeon 9200SE
    ligada numa placa mãe ASUS K8V-X

    e além disso, eu uso um mouse serial... o debian reconheceu, porém, o ubuntu não... e sem mouse instalar ubuntu não muito fácil...

  15. #15

    Padrão Re: debian em modo grafico

    com a tecla "tab" vc não consegue navegar nos menus para a instalação do ubuntu?

  16. #16
    Scoobyrlz2
    Visitante

    Padrão Re: debian em modo grafico

    hm, sim da para navegar para a instalação, entretanto, quando se chegar no particionador de arquivos fica meio complicado... pois há 2 botoes que só de acesse pelo pelo... enfim... eu tentarei outra coisa....

    primeiro usar um mouse ps2 se tudo funcionar... amem..se não eu tento com o fedora core 5.. que já esta em mãos...

    mais enfim... valew pelo ajuda.

  17. #17

    Padrão Re: debian em modo grafico

    entendo sua dificuldade!!

    quando comecei em 98 comprei um livro com 3 distro linux! só consegui configurar a 3a, que era um rh! depois de 1 semana tentando as outras,, rsrs

    o ubuntu é meio chato com mouse serial mesmo! só alguns tipos que funcionam, mas com ps2 é certo! mas lembre-se que mesmo depois que o sistema já estiver no modo gráfico, você pode ir no modo texto configurar o mouse manualmente!
    sobre live cds.. o knoppix é o melhor que eu conheço! procure informações!

    sobre a placa de video, tem uma noticia aqui no under sobre a ati ter lançado drivers para linux! já tentou procurar?

    abraços..