+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão logs e /boot - duvidas

    ola, eu tenho 2 dúvidas.
    A primeira se tratando de logs. Eu gostaria de saber quais logs eu poderia apagar periodicamente para não ocupar muito espaço no hd.
    A segunda dúvida, é caso eu tenha linux/windows no mesmo pc, e eu tenha que reinstalar o windows, eu vou perder o inicializador do linux. Gostaria de saber se eu criar uma partição separada do /boot, e reinstalar soh o /boot, eu vou conseguir recuperar o inicializador do linux (no meu caso o lilo)..


    []s....Renato

  2. #2

    Padrão Re: logs e /boot - duvidas

    Se a sua máquina for um servidor, é importante ter logs, mas você pode deletar os logs já rotacionados no /var/log, com o comando:

    Código :
    # find /var/log -name "*.gz" -exec rm {} \;

    Quanto ao dual boot, você pode sim que não vai apagar se estiver no /boot.


    Abraços!

  3. #3

    Padrão Re: logs e /boot - duvidas

    e se eu for criar a partição para o /boot, tendo windows e linux instalado, qual o tamanho que você me aconselha deixar para o /boot ? (eu uso lilo).....[]s..

  4. #4

    Padrão Re: logs e /boot - duvidas

    Ah, como eu sou beta-tester de kernels, eu deixo um tamanho muito maior, mas 100 MB resolveria. Não deixe também de colocar a partição /boot com o flag de inicializável e como uma partição primária, senão não funfa.


    Abraços!

  5. #5

    Padrão Re: logs e /boot - duvidas

    ok vou fazer ....obrigado

  6. #6
    _Luiz
    Visitante

    Padrão Re: logs e /boot - duvidas

    Bom, só lembrando que caso seu unico problema seja a restauração do lilo... não é obrigatória a desvinculação do /boot em outra partição.

    Na realidade independente do particionamento da sua máquina você só precisa iniciar o linux utilizando-se de alguma mídia removível que tenha um kernel compatível com sua plataforma (o CD1 do slack 10.2, um disquete de inicialização, etc...) e após a inicialização executar o comando "lilo" como root... fazendo isso seu gerenciador de boot é restaurado...

    Uma recomendação q eu costumo fazer também é utilizar ext3 na /boot com um tamanho reduzido.... principalmente em servidores.... eu costumo utilizar de 35 a 50MB no máximo....

    Falou!