+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Staros Best Performance com Atheros 5213

    Ola pessoal depois de incasaveis e exausitvas buscas na Web e depois de um bate papo com Mr. Lonnie (criador do Staros), como ajuda posto aqui como configurar o Chip Atheros 5213 - DWLG 520 - com a melhor performance possivel para ISP. Fiz os testes com as configurações que passadas pela pesquisa e estou obtendo pings em todos os meus cliente de apenas 1 a 2 ms.

    1º Passo
    Utilize a versão mais nova (router ou Server) do Staros - WAR padrão X86 - Versão 2.11.0-4759. Pois a versão oficial - 2.10.7 tem erros no ajuste do Long Preamble.

    Para instalar do zero
    http://www.staros.com/downloads/oem-....11.0-4759.iso

    Para fazer a atualização - Use o starutil
    http://www.staros.com/downloads/oem-....11.0-4759.bin

    2º Passo
    Depis que logar no sistema procure a opção wireless, aparecera suas pci wireless e de rede, clique ou enter na interface wireless que você quer ajustar exemplo - wpci1, wpci2 etc. Agora escolha a opção > Config Current Card. Depois que entrar ajuste o seguinte:

    ESIID = Escolha o nome da sua Rede Wireless
    BS Channel= Escolha um canal - Se você não sabe qual escolher escreva a palavra auto
    Transmit Rate = Auto ou 11Mbits - escolhendo 11Mbits seu clientes deve ter sina maior
    que -75/-75
    Link Distance= Vc deve por a medida em milhas do seu cliente mais distante - uma milha igual a 1.69 km, calcule e coloque o valor.
    Country Code= Coloque BR - Caso queria outros canais adicionais coloque ## no lugar da sigla do Pais, mas tome cuidado porque você tera frequencias propietarias para usar, o que é proibido por lei, cuidado com a anatel

    Tx Power Override= Nunca ultrapasse 18 dBm :-o e nem use amplificadores, se não vc vai poluir o sinal de todos que estão perto ou longe da sua rede. Faça testes com sinal entre 16 e 18 dBm. Eu tenho antenas aqui de 12.5 dBi da TSM e cubro uma área de 9 km sem problema, mesmo o sinal chegando a indices de 50% meu link quality é sempre 100. Se não der repita o sinal com outro Staros, é muito melhor. Usar AMP é um caos, pra vc e pra os outros

    Antena = escolha a Antenna A, pois o staros concetra toda a potencia de 18dBm (parece baixa mas não é) na antena de saida do Pigtail.
    InterBSS= Desmarque essa opção pra não haver comunicação entre Clientes
    No restante não marque mais nada ok, apenas escolha o tipo de espectrum que você vai usar - CCK (B) ou OFDM (A e G). Escolha o CCK pois o OFDM é apenas para curtas distâncias.
    Dê um OK e salve suas configurações. Faça o mesmo com outros PCI que você tiver no seu AP.

    Configurar Long Preamble ou Short Preamble

    Long ou Short depende onde você vai ultilizar o seu sistema e como . O melhor para uso outdoor é Long Preamble.
    O Staros ja vem como default Short. Para ajustar vá em Wireless>>Wpci>>Advanced Security and Access Control - ACL

    Digite isso:
    ----------------------------
    #Ajuste de Preamblo
    set preamble long
    -----------------------------

    Salve e feche
    Nota. Essa configuração só é aceita na versão 2.11.0

    Faça isso em todas suas interface wireless.

    Eu recomendo o uso de algumas regrinhas simples de netfilter - iptables - isso mesmo o staros aceita esse grande firewall nativo do linux - para proteger seu sistema de supostos hacker. Vá na opção Advanced>>Scripts>>Advanced Firewall and port forwarding

    -Coloque regras para limitar o acesso de clientes ao seu ap por ssh
    -Bloquei pacotes ICMP de todos pra todos com exceção do ip do administrador
    -Bloquei as portas 137, 138, 445, 666, 37337 na interface ether e wpci

    Cheque a sintese e salve.

    Adicionar criptografia é bastante simples e por isso não abordei aqui, como também outros ajustes no AP. Eu recomendo apenas o uso de Ajuste de criptografia no AP e o restante - PPOE, MAC Access, CBQ ser feito no sevidor pra poupar o processamento do seu AP.

    Bem pessol, é isso ai, minha contribuição não é tão profunda mas são pequenos fatores como esse que faz do administrador de redes wireless ser bem sucedidos. Se problemas continuar procure ver cabos e conexões, e veja tambem como anda o processamento do seu ap é de suma importância. Eu tenho aqui 650 clientes e o meu processamento não passa de 35% - Athlon 64 3.100 com 512 de ram :roll:

    Abraços a Todos






  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Staros Best Performance com Atheros 5213

    Muito bom DSSS. Tae a dica pra quem usa... Pena que as G520 foram homologadas com uma porcaria de comentário que é de amargar né: antena de 1,8 DBI... saco.

    Uma pergunta: essa antena TSM de 12,5 Dbi que vc usa, por acaso são aquenas que o formato é triangular? uma que a TSM descontinuou a fabricação? Se for, tenho delas aqui... nunca vi umas antenas tão boas quanto essas... deve ser por isso que existe o ditado: "... se é bom, dura pouco".

  3. #3

    Padrão Re: Staros Best Performance com Atheros 5213

    Citação Postado originalmente por sergio
    Muito bom DSSS. Tae a dica pra quem usa... Pena que as G520 foram homologadas com uma porcaria de comentário que é de amargar né: antena de 1,8 DBI... saco.

    Uma pergunta: essa antena TSM de 12,5 Dbi que vc usa, por acaso são aquenas que o formato é triangular? uma que a TSM descontinuou a fabricação? Se for, tenho delas aqui... nunca vi umas antenas tão boas quanto essas... deve ser por isso que existe o ditado: "... se é bom, dura pouco".

    Sergrio são essas mesmas! Nunca vi uma antena tão boa como essas é incrivel, ja usei Hyperlink de 15 dBi mas essas da TSM de 12.5 são muito melhores! Estou satisfeito pena que a TSM tirou de linha essa maravilhosa antena setorial


  4. #4

    Padrão Re: Staros Best Performance com Atheros 5213

    Amigao, estou sem entender, no site oficial do staros so tem a versao .10, e ele nao reconhece as ag530 v5, sera que esta versao reconhece

    att
    Jackson Almeida

  5. #5

    Padrão Re: Staros Best Performance com Atheros 5213

    Bom estou querendo montar um POP pra mim com 3 plaquinas dessa, 3 setorias de 120º, um P4 1.7 256Mb de RAM e HD 40Gb com star-os, quais setorias me indicam de qual marca, vou ter establidade no sistema montando dessa forma e quanto a homolagação sera que é muito caro?

  6. #6

    Padrão Re: Staros Best Performance com Atheros 5213

    Prezado DSSS, qual o modelo exato da placa a qual vc se refere pra essa confi de performance pra staros, e vc acha q funcione melhor que os ap-2000?
    Abraços

  7. #7

    Padrão Re: Staros Best Performance com Atheros 5213

    elektron,

    O modelo é o chipset AR5213. Senão me engano esse modelo tem nas placas mini-pci. Eu uso o modelo AR5212 em minhas instalações.

  8. #8

    Padrão Re: Staros Best Performance com Atheros 5213

    Entendi, mas qual o modelo da placa comercial dwl-510, dwl-520, dwl-520+ ?
    Abraços

  9. #9

    Padrão Re: Staros Best Performance com Atheros 5213

    Citação Postado originalmente por elektron
    Prezado DSSS, qual o modelo exato da placa a qual vc se refere pra essa confi de performance pra staros, e vc acha q funcione melhor que os ap-2000?
    Abraços
    Desculpem pela demora em responde é que o serviço aqui não deu folga. O medelo que eu utilizo é a Dlink DWL G520 versão A2. A versão A1 e A3 não funciona. E com certeza por ser mais robusto e ter mairo processamento é melhor sim que um AP 2000

  10. #10

    Padrão Re: Staros Best Performance com Atheros 5213

    Citação Postado originalmente por jacalmeida
    Amigao, estou sem entender, no site oficial do staros so tem a versao .10, e ele nao reconhece as ag530 v5, sera que esta versao reconhece

    att
    Jackson Almeida
    Não funciona :x O certo é esperar pela versão V3

  11. #11
    bigboy
    Visitante

    Padrão Re: Staros Best Performance com Atheros 5213

    olá amigo, qual o máximo de clientes por interface vc consegue com essa placa Dlink DWL G520 no seu star-os?

    Abraços!


  12. #12

    Padrão Re: Staros Best Performance com Atheros 5213

    Bom senhores o pessoal da TurboLink tem uma placa com esse chipset com 400mW, ela é uma minipci que vem com adaptador p/ PCI comum o preço é meio salgado mas pelo que todos estão comentando sobre esse chipset roda redondo nos STAROS. Na verdade ela usa o AR 5212 que o Nataniel usa como ele citou aqui nesse topico. Estou esperando arrumar uma verba p/ comprar uma e fazer testes.

  13. #13

    Padrão Re: Staros Best Performance com Atheros 5213

    Citação Postado originalmente por DSSS
    Citação Postado originalmente por jacalmeida
    Amigao, estou sem entender, no site oficial do staros so tem a versao .10, e ele nao reconhece as ag530 v5, sera que esta versao reconhece

    att
    Jackson Almeida
    Não funciona :x O certo é esperar pela versão V3
    eu testei com esta placa como ap e simplismente reprovo ela muito ruim mesmo... vou tentar com uma CM9 ou uma UBIQUITI SR2 pra ver como fica...

  14. #14

    Padrão Re: Staros Best Performance com Atheros 5213

    olá amigo, qual o máximo de clientes por interface vc consegue com essa placa Dlink DWL G520 no seu star-os?

    Abraços!

  15. #15

    Padrão Re: Staros Best Performance com Atheros 5213

    olá amigo DSSS, qual o máximo de clientes por interface vc consegue com essa placa Dlink DWL G520 no seu star-os?

    Abraços!

  16. #16

    Padrão Re: Staros Best Performance com Atheros 5213

    estou tentando comprar, cartão orinoco Gold ou Atheros 5213, más não ha ninguém que tenha. Dêm dicas ai pole amor de Gold, digo G...

  17. #17

    Padrão Re: Staros Best Performance com Atheros 5213

    estou tentando comprar, cartão orinoco Gold ou Atheros 5213, más não ha ninguém que tenha. Dêm dicas ai pole amor de Gold, digo G...

  18. #18

    Padrão Re: Staros Best Performance com Atheros 5213

    Ap Mikrotik lentidão

    Amigos qual cartão vcs usam para fazer AP no mikrotik, e que estou usando o quartão ubitique no meu estou achando ele muito lento com 10 a 15 usario, a lentencia muito alto, gostaria de saber se tem alguma coisa que devo fazer para melhorar isto olha realmentes as hipotese de cabo pigtail e antena esta fora pq ja fiz a troca de todos estes equipamentos
    ja até coloquei outra radio g120 no lugar deste AP mk ubutiqui atheros 5213 sr2, e não dava pings tão altos igual com este o que pode ser o problema e no cartão ou na configuração, pq inclusive eu, tinha comprado um AP mikrotik com dois cartão deste e o mesmo problema. o qual cartão vc usa modelo e marca.


    Será que isto e problema do sistema operacional.


    Olha alguem esta usando o ubitiqui sr2 b/g 400mW chipset 5213A, que não tenha esta problema