+ Responder ao Tópico



  1. #1
    alexlabtec
    Visitante

    Padrão SAMBA

    Caros queridos continuo com dificuldade, sera que alguém poderia me ajudar.

    Caros amigos continuo com o problema no compartilhamento, gostaria de uma ajuda ainda neste sentido, aquele que me poder me ajudar ficarei muito grato.
    Veja bem o que nessecito trabalho em uma empresa aonde tem o samba e nela a tres pasta arquivos / dados / antigo, dentro da pasta arquivos temos varias pastas de cada setor etarei dando tres exemplos , setor CPD / SAC / Compras.
    O usuario hoje ele acessa assim clica na pasta arquivo e aparece os setores sendo acesso livre.O que necessito de vcs uma ajuda para configura o samba a pedir ao usuario o login e a senha dapasta aonde ele esta acessando , com isto se o cara não tiver a senha não entra na pasta con isto os arquivos fica mais seguro.
    O pessoa anteriormente me responder mais mesmo assim não resultou en nada. preciso de um passo a passo , ficaria melhor o que eu devo fazer esta coisas,espero poder contar com colaboração de vcs caros amigos e que possa compartilhar a sua experiencia em TI e me ajudar nessa empreitada.

    Fico muito agradecido
    Alexandro de Oliveira
    Distribuição Red Hat

  2. #2

    Padrão Re: SAMBA

    Bem, eu não sou de pegar na mãozinha para ensinar alguém e eu acredit que a maioria das pessoas aqui também segue a mesma filosofia...

    O metodo correto de você configurar isso é criando os shares individualmente no arquivo smb.conf. Vamos supôr que você tenha os diretórios financeiro, administração e diretoria para serem compartilhados. Para cada um deve existir uma entrada no arquivo smb.conf. Você pode fazer uso das diretivas read list e write list para negar/permitir o acesso, mas o correto é você fazer uso das permissões do sistema mesmo, dividindo os seus usuários por grupo.

    Começa por aí e vamos destrinchando o seu problema, ok amiguinho?


    Abraços!

  3. #3

    Padrão Re: SAMBA

    Alex, a intensao do forum nao é dar suporte ou formular passo a passo para os usuarios, nos nao damos o peixe =)

    Com relacao ao seu "problema", primeiramente voce tem que ter em mente que autenticacao é aplicada sobre usuarios, pessoas, e nao sobre pastas, diretorios, arquivos, etc.. Tendo essa informacao, voce ja pode pensar em como formular sua politica de acesso aos compartilhamentos, pois o samba possui autenticacao de usuarios e delegacao de permissoes por grupo ou usuario para os compartilhamentos conforme necessidades

    Eu sugiro a voce criar varios grupos. ie.: cpd, sac, compras .
    Dentro dos grupos, cadastre os usuarios correspondentes e suas respectivas senhas no sistema e no backend de autenticacao que voce vai utilizar pro samba.
    Tendo isso pronto, voce ja tem boa parte do trabalho feito.
    Agora basta utilizar as diretivas corretas para cada compartilhamento dizendo que apenas usuarios de tal grupo tem acesso a tal diretorio (nao esqueca de aplicar permissoes por grupo nos diretorios no sistema de arquivos). ie.:

    [cpd]
    comment = Compartilhamento para o setor de informatica
    public = no
    valid users = @cpd

    assim, apenas usuarios pertecentes ao grupo cpd tem acesso ao compartilhamento chamado cpd. verifique melhor no man page do smb.conf essas duas diretivas e algumas a mais referentes a politicas de acesso.

    Att,

    Fabio K. Lima
    LPIC1/81913