+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ping Variando, como atingir a estabilidade de uma coneccao wireless ???

    Ola galera, apos uma chuva aqui meus pings ficaram variando muito.. ja troquei tudo... troquei o mikrotik.. troquei os cabos.. conectores... nada do ping melhorar...

    olhem no print scremm abaixo como ta a coisa aqui.... tenho somente 30 clientes nesse mikrotik... uso placa swl2400 da samsung .. ja tentei com dlink tbm aconteceu a mesma coisa.. e uso uma antena hyperlink de 15 dbi

    alguem tem alguma sugestao ?

    http://www.phillipe.com.br/pingvariando.JPG

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Ping Variando, como atingir a estabilidade de uma coneccao wireless ???

    talvez entrou água na antena... testou com outra? Como mencionou que já trocou os outros itens da conexão, a única probabilidade seria tráfego p2p ou vírus na rede.

  3. #3

    Padrão Re: Ping Variando, como atingir a estabilidade de uma coneccao wireless ???

    ola sergio .. obrigado pela resposta, bom a antena eu troquei hoje a tarde.... botei uma outra que eu tinha aqui encostada...

    bom ... melhorou um cado.... mais nao esta do jeito que estava antes da chuva.....

    to me matando com isso aqui... hoje pra testar instalei coolers na caixa hermetica pois tava achando que era aquecimento... tinha 1 cooler somente eu coloquei 4 e um direto ventando em cima das placas...

    antes os pings eram estaveis.. ... tipo .. 4ms ... 4ms... ficava nisso um tempao.. de vez em quanto tinha uma subidinha.... mais agora ta foda heehehe .... .tem hora que nao da nen pra navegar...

    to ficando l ouco ja com isso... que sera que possa tar causando isso ???
    como que e a interferencia?? o que acontece com a rede quando tem interferencia ??? to pensando na possibilidade de ser alguma vinda do meu concorrente...
    que o radio dele queimou na chuva.. e deve ter metido um senao 200mw la pra quebrar o galho...

    um abraco
    Phill

  4. #4

    Padrão Re: Ping Variando, como atingir a estabilidade de uma coneccao wireless ???

    Aqui tive esse problema, o concorrente tinha colocado a transmissão dele no mesmo canal de trasmissão do nosso AP e não prestou mais, ai mudamos de canal e ficou legal

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Ping Variando, como atingir a estabilidade de uma coneccao wireless ???

    Para avaliar se é interferência pegue um notebook ou palmtop com wireless e faça survey... Se o sinal do concorrente chegar sempre melhor que o seu, inclusive em polarização contrária é interferência sim. Ae só você mudando de canal e/ou polarização.

  6. #6

    Padrão Re: Ping Variando, como atingir a estabilidade de uma coneccao wireless ???

    Tbm pode de cara usar aquela ferramenta do Mikrotik: "Freq. Usage"...ela mede o uso dos canais...ai vc tenta colocar seu MK no canal menos ocupado!

  7. #7

    Padrão Re: Ping Variando, como atingir a estabilidade de uma coneccao wireless ???

    obrigado sergio.. obrigado roney.. vou dar uma verificada nisso hoje a tarde e posto aqui o resultado...

    uma outra duvida minha... tenho ligado na minha omini... 3 bridges .. que sao super carreadas.. tipo. cada uma com media de 20 clientes.... eu uso pra atender uns condominios aqui.... sera que essas bridges com muito trafego tbm podem tar afetando ??

    pensei em colocar mais uma grade na minha torre... pra atender essas bridges separado dos clientes individuais....

    sera que vai melhorar ?

    vlw

  8. #8

    Padrão Re: Ping Variando, como atingir a estabilidade de uma coneccao wireless ???

    Acho que pode interferir somente se vc tbm tiver usando seu Mikrotik em Bridge (no caso, todas as placas, tanto de eth quanto wlan) e estiverem comunicando com os clientes destas bridges tbm...principalmente se não tiver um controle sobre portas de virus...essas coisas..

  9. #9

    Padrão Re: Ping Variando, como atingir a estabilidade de uma coneccao wireless ???

    to usando em bridge tudo. pois preciso que os macs chegem ate mim pra autenticar no myauth .....

    no mu mik tenho 3 ether e 3 wlan ....

    wlan1 ag530 (futuramente penso em colocar um ap 5.8 pra atender algumas empresas)
    wlan2 swl2400 (uso pra atender os clients.. que fica liado na omini)
    wlan3 g510 (placa reserva.. caso acontece algum coisa eu tenho essa de reserva...

    wlan 1 e a 3 ficam desabilitadas...

    ether1 e onde chega o link ponto a ponto.. vem via terabean marq
    ether2 liga um samsung em modo aml ... que uso pra atender uma repetidora
    ether3 minha torre fica em um predio... entao.. entrego acesso pros caras via cabo..

    e aih teve como dar uma luz ??

    vlw

  10. #10

    Padrão Re: Ping Variando, como atingir a estabilidade de uma coneccao wireless ???

    Cara, e como é que tá a distribuição de IPs / autenticação dos clientes? É PPPoE, hotspot, os clientes se enxergam!?!?

  11. #11

    Padrão Re: Ping Variando, como atingir a estabilidade de uma coneccao wireless ???

    entao.. atualmente eu to sem controle nenhum
    tipo... so tenho um debian de proxy.. e controlo quem ta liberado ou nao pela lista do squid..

    tipo se eu bloquear um usuario... por falta de pagamento no squid ele pode entrar la e mudar o ip e navegar normalmnete e ainda me da dor de cabeca de conflito de ip...

    pra resolver isso .. troquei meu ponto aponto que era de senao.. que nao repassava o mac.... pra um ponto a ponto de terabean marq .. show de bola viu..

    e coloquei um servidor slack .. com o myauth do patrick... so que pra mim botar pra rodar o myauth preciso da rede radio boa.. estavel.. pra que os tuneis pppoe (que eu quero usar) dos meu clientes nao fique caindo..

    hoje eu fiz o seguinte..
    scaneei os canais.. peguei o mais vazio.. e mandei ve.. canal 7 ... dai que que rolou... ficou bom na hora.. muito bom mesmo... so que depois de 5 minuto comecou tudo denovo...

    troquei o rgc.. e os conectores devovo.. pra cabo lmr 400 ... com conectores da hyperlink... nao mudou em NADA .. gastei atoa. .

    apliquei um firewall contra virus no mikrotik.. e coloquei controle de banda ip por ip ....
    deu uma melhorada boa...... muito boa.. mais ainda ta variando pra cacete..

    um abraco
    Phill

  12. #12

    Padrão Re: Ping Variando, como atingir a estabilidade de uma coneccao wireless ???

    cara da uma olhada nos snr dos seus clientes .. aqui na minha rede tenho um ap2000 esta apesentando o mesmo defeito . e olha so pode ser ate um cliente com pouca visada que esta gerando tudo isso .. o meu ap 2000 aqui fica mandando trafego de 10 mega direto ,algums horarios do dia o mrtg da ums picos malucos .. o negocio ta me assombrando a quase 3 meses :? :-o :mrgreen: