+ Responder ao Tópico



  1. #1
    jotacekm
    Visitante

    Padrão migração windows -> linux e office

    Opa
    Bom tava esses dias discutindo sobre migração em empresas dos desktops dos usuários de windows pra linux. A grande maioria dos usuários usa o computador como máquina de escrever moderna: Usa o office, navega na internet, ve email, bate papo no messenger, ouve uma musica, imprime textos... todos nós sabemos que o linux faz isso muito bem e ainda tem a vantagem de nao ter que se preocupar com vírus e spywares, e é claro nao ter que pagar licensa de windows e office..

    Mas o grande impasse é: O office. Pelas macros do openoffice e do microsoft office serem diferentes (é isso não é?) Alguns documentos com tabelas, desenhos ou sei lá o que feitos no microsoft office ficam desfigurados no open office. Isso poderia tornar difícil a comunicação entre empresas. Agora vem a minha pergunta: qual a solução pra isso? Existe solução pra isso? Existirá solução pra isso algum dia?Em alguma versão nova do open office isso vai ser resolvido? Acho que não... Ou então se as empresas todas adotassem o open office e o padrao odt? Mas acho difícil isso acontecer tão cedo...

    Entao galera, preciso de uma luz, alguem tem? :-D

  2. #2

    Padrão Re: migração windows -> linux e office

    Olha, já fiz migrações de empresas que migraram mais de 90% do seu parque para software-livre e estão felizes com a solução que você mencionou, mas é básico que dentro do ambiente da empresa exista uma homogenização da suíte de aplicativos para escritório, porque senão a incidência de usuários insatisfeitos aumentoa, porque eles ficam pensando: "Fulano tem Microsoft Office, por que eu tenho esse troço ruim que não funciona?". Outro aspecto que a galera peca muito em migrações é a falta de um treinamento. Isso faz muita diferença. Faça uma analogia com as matérias da faculdade que você não entendeu e desiste de aprender porque tu não teve um professor decente, hehehe.

    Abraços!

  3. #3

    Padrão Re: migração windows -> linux e office

    Quando você converte o teu carro a gasolina para gás, você fica contente por que vai economizar no combustível, só que, quando vai viajar para outra cidade, tem que ver se lá possui posto que venda gás.
    Quando você opta por uma solução, ela certametne te trará prós e contras, se você, no caso do carro, quer autonomia para abastecer em qualquer lugar, vai querer ter sempre gasolina, se você quer economia, pode optar por outra alternativa aceitando as restrições. É claro que não estamos levando em conta os carros com multiplos combustíveis... risos...
    Voltando ao software, o que muita gente reclama é que não tem todas as funcionalidades, mas 99,99% não utiliza essas funcionalidades.
    Como disse nosso colega Stéfano, o treinamento é fundamental, assim como a conscientização e a postura da gerência e diretoria da empresa.

  4. #4
    DemonCyber
    Visitante

    Padrão Re: migração windows -> linux e office

    Bom alguns estados de alguns países já estão adotando o padrão odt que está na iso, como modelo de arquivos sendo proibido o lançamento de documentos oficias do estado em .doc hehehe evoluções =], porém como alternativa estes mesmo documentos devem ser lançados em pdf ( Eu por exemplo sou fando pdf principalmente para ler arquivos ).
    Eu acho q talvez uma alternativa fosse para a transição de documentos a exigência de conversão para pdf, que por sinal no Open Office é super simples é só dar um click e esperar um pouco e a mágica já está feita =].

  5. #5

    Padrão Re: migração windows -> linux e office


    Boa noite galera. Nós passamos a cerca de uns 3 anos atrás uma tentativa de migração para o Linux, aproveitando que a empresa estava comprando o software Microsiga desenvolvido para Linux. Mas o Marcio68Almeida, citou o fato que a meu ver na época faltou na empresa : a conscientização e a postura da gerência e diretoria da empresa. Esse fator foi de uma importância fundamental. Infelizmente a diretoria recebia constantes reclamações dos usuários insatisfeitos e bombardearam tudo. Ao invés de mostrar aos funcionários que queriam a solução Linux, simplesmente, repassavam os problemas para nós do CPD. Conclusão : ficamos sem nada, e estamos sem nada até hoje.
    Esse fator da postura da diretoria e gerência, além do treinamento como mencionou o Stéfano são itens as vezes tão importantes quanto a própria solução adotada. :?