+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão NFS -> mount : RPC : Program not registered

    Galera, boa tarde a todos. Tenho 2 servidores Slackware 10.2 funcionando ok. Resolvi configurar o NFS para que um acesse o outro e vice versa. Peguei alguns tutoriais aqui no Underlinux e VivaoLinux. Instalei ok.
    Quando vou acessar o outro servidor, aparece essa mensagem :

    mount : RPC : Program not registered.

    Busquei no Google alguma coisa sobre isso. Descobri 9.980 citações. Estou inclusive com o Linux NFS-HOWTO, comigo tirando as dúvidas. Mas a coisa não vai mesmo.

    Já verifiquei através rpcinfo -p, aparece o que tem que aparecer. Já restartei o portmap, nfsd. Já re-verifiquei o arquivo export, o mount, hosts.deny, hosts.allow e nada. Os 2 servidores pingam entre si.

    Alguém aqui já passou por isso, que possa me indicar um tutorial onde eu possa solucionar isso ???
    Desde já, obrigado ..... :?

  2. #2

    Padrão Re: NFS -> mount : RPC : Program not registered

    Grande pssgyn!

    Rapaz, geralmente quando isso acontece é porque o portmap não está iniciado. Para ter um serviço NFS rodando, você tem que ao menos ter os serviços rpc.mountd, rpc.statd e portmap iniciados. Cheque para saber se tá tudo rolando ok com o comando ps.


    Falow maninho!

  3. #3

    Padrão Re: NFS -> mount : RPC : Program not registered

    Fala Mestre Stéfano .... bom dia .....

    Executei o comando ps -aux .
    Entre trocentas coisas que estão sendo executadas , aparecem :

    /sbin/rpc.portmap
    /usr/sbin/rpc.rquotad
    lockd
    nfsd
    rpciod
    /usr/sbin/rpc.mountd
    /usr/bin/rpc.statd

    Você refazer tudo e ver o que acontece. E também estou baixando o Slackware 11, mas está difícil. Parece que o mundo inteiro está usando todos os mirrors. Está lentíssimo.
    Mas valeu a sua dica. Vou refazer tudo ....
    Obrigado e um grande abraço ..... :-)

  4. #4

    Padrão Re: NFS -> mount : RPC : Program not registered


    Caro Stéfano, boa tarde nobre amigo. Também testei com o recém baixado Slackware 11.
    Eu tive outros problemas com o Slackware 11, kernel 2.4. Teclado travando e esse problema do NFS.
    O nosso caro amigo Psy me sugeriu passar para o kernel 2.6.
    Fiz isso ............... e todos os meus problemas acabaram ( Como diz no Casseta e Planeta - Kernel doispontoseisteitor Tabajara, hehehehe ) ....
    Está tudo rodando perfeito. E agora vou passar tudo para o Slackware 11.
    Mas, valeu pela ajuda também.
    Obrigado ................ :-)