+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão CPE ...dor de cabeça...mais tem que passar

    Ola galera, depois de ter muita dor de cabeça com os CPE desbrir alguns probleminhas com esse radio, e venho aqui da dicas para quem for usa um radio desses no futuro ou usa e está com problema igual a mim.
    Vamos la, tenho um ponto-a-ponto com esses radios com uma visada não muito por mais funcionando até que bem, passando por ele 30 clientes a 22km tranquilo quando eles estão funcionando, agora vem o problemas com esse radio, o alinhamento dele é muito complicado porque qualquer ventinho tira ele do alinhamento...sendo assim a noite que os ventos são mais fortes a variação e quedas são mais frequêntes pela noite, outro grande problema é o suporte que é enviado de fabrica com junto ao equipamento, um suporte bem fuleiro pelo preço do radio e ele deixa que o radio fique sambando no suporte mais que tudo...imagina so uma torre de 30m em cima de uma serra como é que um radio com um suporte daquele fica alinhado, então oque eu fiz, bolei um suporte pra o radio bem forte e coloquei os radio para rodar...pronto ficou rodando 15dias sem problemas...mais ai veio o problema com a visada e hj estou trocando eles de torre mais esse dica de trocar o suporte dele para dificultar a perda de alinhamento é uma boa para que ta usando ele ai.

    valew

  2. #2

    Padrão Re: CPE ...dor de cabeça...mais tem que passar

    rapax tive o mesmo problema... no final da tarde ou comecinho da noite ele começava a cair o sinal ate parar por completo depois de + ou - meia hora ele voltava.
    Resolvi o problema em parte. Levei o notebook para a serra e realinhei a CPE pegou um sinal melhor, agora no mesmo horario o sinal diminui mais não cai.
    De qualquer forma depois da sua dica vou colocar uns esticadores na torre.
    obrigado.

  3. #3
    tchetche
    Visitante

    Padrão Re: CPE ...dor de cabeça...mais tem que passar

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil
    Só por curiosidade?
    Por acaso está Usando o PTP CPE-CPE com o flath ( a integrada de 23db ) original?

  4. #4

    Padrão Re: CPE ...dor de cabeça...mais tem que passar

    Vc tem um PTP de 22km com 2 CPEs??? se for tai o problema tenho um link de 24 km com 2 longe range e 2 antenas de disco da hyperlink de 24dbi passa 219 clientes nele sem problemas, tambem tenho um link de 30km com 2 longe range e 2 antenas da hyperlink de 29dbi, onde passam 108 clientes, agora com CPE me arrisquei em apenas 1 enlace longo de 7,5 km com otima visada e 2 enlaces de 2,5 km.

    Vou procurar devo ter aqui uma tabela sobre as distancias que os equipamentos terabeam sao recomendados, assim que acha posto aqui

  5. #5

    Padrão Re: CPE ...dor de cabeça...mais tem que passar

    tchetche,
    São as antenas integradas mesmo, que eu saiba não tem como colocar externa, alinhamento muito complicado.

    cleciorodrigo,
    Rapaz ja pensei nisso, mais quando ele bem alinhados fica bom, não tem jusificativa ele perder o link do nada e não volta mais, esse equipamentos são muito caro ja para a realidade de meu provedor que tem poucos clientes, o preço de longe range não cabe pra mim ainda...mais não vou usar mais os CPE e sim o araya com antena externa.

    Manda essa tabela ai...mais eu to montando uma torre pra cair a distância do link pra 15 km.

  6. #6
    tchetche
    Visitante

    Padrão Re: CPE ...dor de cabeça...mais tem que passar

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil

    Isto que eu iria lhe comentar!

    Estou com 02 CPE aqui na minha frente! O maximo entre CPE CPE é 14,1 Km de acordo com o fabricante usando CPE ( 250 mw/23dbi integrada ). Pode ser este seu problema! Porte para os long range ou antenas de maior ganho!

  7. #7

    Padrão Re: CPE ...dor de cabeça...mais tem que passar

    tchetche,

    Pode colocar antenas externas no CPE com maior ganho que essas de 23dbi integrada, eu vou encurtar esse ponto a ponto para isso ai uns 15km para resolver o meu problema...
    quanto custa uns long range?

  8. #8

    Padrão Re: CPE ...dor de cabeça...mais tem que passar

    como eu ja comentei aqui o meu 'e de 18 km e agora esta otimo.

  9. #9

    Padrão Re: CPE ...dor de cabeça...mais tem que passar

    Falando com um vendedor amigo meu da American Explorer...falei com ele a possibilidade de colocar uma antena externa no equipamento e fui informado que era possivel fazendo abrindo o equipamento e ligando na saida do amp um pigtail para uma antena externa mais o caso que foi feito isso conseguio um link de 30km, não vou fazer isso agora vou mudar primeiro ele pra outra torre. mais ta ai a ideia se alguem aqui ja fez isso ai postem as fotos e conta o rendimento do equipamento com esse mod.

  10. #10

    Padrão Re: CPE ...dor de cabeça...mais tem que passar

    e se eu disse que hoje saiu do ar novamente, mesmo problema fui na cpe e so mexi um pouquinho nem desapertei o parafuso e voltou ao normal.

  11. #11

    Padrão Re: CPE ...dor de cabeça...mais tem que passar

    pjnsofts,
    ta ai o problema...imagina ai vc subir numa torre de 30m quase toda semana e gastar com deslocamento pra da um ajuste no radio...eh fodz