+ Responder ao Tópico



  1. #1
    estanisgeyer
    Visitante

    Padrão Administrar máquinas windows

    Boa tarde,

    Amigos, tenho um cliente em vista que utiliza o Active Directory para controlar as máquinas no Domínio e com o Active Directory dá para desabilitar o painel de controle dos clientes conectados e configurar permissões para instalação de programas.
    Perguto, é possível montar um servidor em Linux que faça isso? Até onde conheço, o SAMBA não faz tudo isso, ou estou enganado? Alguém conhece uma solução em Linux para isso?

  2. #2

    Padrão Re: Administrar máquinas windows

    Vou acompanhar este topico... ando há procura duma soluç\ao destas há mto tempo...
    tive de instalar uma solucao destas numa escola, e na altura tive de configurar as estaçoes windows todas uma por uma pelo gpedit.msc
    foi chato mesmo.. gostaria de saber como fazer isso no PDC

  3. #3

    Padrão Re: Administrar máquinas windows

    Galera, boa noite.
    A cerca de 3 anos atrás, o cpd da empresa onde trabalho, era terceirizado. E os caras usavam o PoolEdit para fazer as configurações nas máquinas windows. Eu sei que na época quando os usuários entravam nos seus respectivos pc's, o próprio Samba já exibia uma configuração padrão, onde ninguém mexia em nada. Eu sei que o tal do Pooledit é trabalhoso de configurar. E foi substituido pelo gpedit.msc que faz a mesma coisa. Mas tem como guardar as configurações dos usuários no servidor Samba. Pelo que entendi, o gpedit.msc, gera um arquivo com extensão bat, que é guardado no servidor Samba. Também gostaria de saber como isso é feito. E para complementar, tenho um amigo que trabalha numa outra empresa, onde eles adquiriram um software denominado StartManager. Acho que é esse o nome. Esse software roda no Slackware, segundo os fornecedores desse produto. Ele é uma espécie de Webmin, mas bem mais poderoso. Configura Firewall, Squid, NFS, etc. Guarda até conversas do MSN. E claro que não é grátis. Segundo esse meu amigo, eles pagaram R$ 4.000,00 pelo dito cujo. Quando o usuário entra no pc, o software pede uma autenticação do usuário e já exibe as configurações da máquina que vai ser utilizada. É bem interessante o produto.
    De repente vale a pena dar uma olhada. :-)

  4. #4

    Padrão Re: Administrar máquinas windows

    Vou acompanhar esse tópico também.

  5. #5

    Padrão Re: Administrar máquinas windows

    Bem.. que o gpedit gerava um bat eu nao sabia... provavelmente basta carregar esse bat pelo netlogon do samba...
    knto as configuraçoes "padrao" que o usuario n pode mexer chama-se profiles, sim nós lá na escola tinha-mos um profile que o utilizador podia fazer o que queria mudar a tela, trocar cores e mesmo criar e apagar novas pastas... tudo sem problema, kndo fazia logoff, puf.. tudo voltava a ficar como antes..


    Alguem aqui pode experimentar essa coisa de exportar um .bat pelo gpedit.msc e colocar ele no netlogon do samba?!
    agora tou curioso, mas nao tenho aqui nenhuma maquina windows para rodar o gpedit
    Um abraço.

  6. #6
    estanisgeyer
    Visitante

    Padrão Re: Administrar máquinas windows

    Olá... Eu sei que o Samba pode exportar esse arquivo bat no netlogon de cada estação. As configurações para desabilitar o acesso ao ms-dos, painel de controle e rede são modificadas pelo registro do windows e aplicado nesse bat. A minha pergunta era se o samba possui esse "front-end" sem a necessidade de criar esse arquivo bat.

  7. #7

    Padrão Re: Administrar máquinas windows

    ah.. que eu saiba nao... a unica maneira de negar o acesso a aplicaçoes é apenas usando o POLEDIT ou o gpedit...
    penso!
    Um abraço.

  8. #8

    Padrão Re: Administrar máquinas windows

    Pessoal eu não to achando.. + eu ja li um tutorial q ensina a usar um programinha q vc roda ele no win e ele gera esse bat compativel com o samba...