Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida capacidade link

    ola galera
    tenho umas duvidas qnto a capacidade de link

    como estamos começando...vamos fazer um projeto menor para titulo de testes de aceitacao na regiao do serviço wireless....

    vamos usar MK num pc: p3 750Mhz, 256, hd20gb
    Placa: Dlink G510
    Antena: OMNI 18,5dbi
    Vamos pegar de link uma adsl de 1mb de Down e com 512Mb de UP

    Nos clientes vai
    uma antena Proeletronic + Placa PCI Chipset Realtek....

    a duvida é....
    nessa configuracao, qntos clientes posso colocar?....e qual velocidade colocar para cada?...

    abrass....

    sds
    t+

  2. #2

    Padrão Re: Duvida capacidade link

    é bem dificil dizer quantos clientes voce pode colocar e quanto pode entregar pra cada um, depende bastante do uso de cada cliente que voce tem. as vezes com 1mb voce atende 100 clientes, as vezes nem 10.

    o ideal é voce fazer medias de utilização com graficos do mrtg, a medida que o tráfego aumenta voce aumenta seu link.

  3. #3

    Padrão Re: Duvida capacidade link

    Citação Postado originalmente por Patrick
    é bem dificil dizer quantos clientes voce pode colocar e quanto pode entregar pra cada um, depende bastante do uso de cada cliente que voce tem. as vezes com 1mb voce atende 100 clientes, as vezes nem 10.

    o ideal é voce fazer medias de utilização com graficos do mrtg, a medida que o tráfego aumenta voce aumenta seu link.
    humm...dica interessante....irei utilizar...
    obrigado patrick

    Mais alguem?

    sds t+

  4. #4

    Padrão Re: Duvida capacidade link

    Brother veja só, como o colega falou e meio dificil dimensionar, eu diria q vc precisa primeiro conhecer os habitos dos seus clientes (Pessoa Juridica) Navegação pesada no horário comercial (Pessoal Fisica) navegação mais light salvo nos casos daqueles q conhecem e usam bitorrent e parceiros. rs
    Mas o assencial e vc iniciar com o vc tem e ver como fica. Não venda banda acima de 256 até vc ter pelo menos 2Mb de link e os resto vc vai controlando.....acrescente o servidor proxy....e por ai lá se vai.

  5. #5

    Padrão Re: Duvida capacidade link

    Citação Postado originalmente por Thon_ba
    Brother veja só, como o colega falou e meio dificil dimensionar, eu diria q vc precisa primeiro conhecer os habitos dos seus clientes (Pessoa Juridica) Navegação pesada no horário comercial (Pessoal Fisica) navegação mais light salvo nos casos daqueles q conhecem e usam bitorrent e parceiros. rs
    Mas o assencial e vc iniciar com o vc tem e ver como fica. Não venda banda acima de 256 até vc ter pelo menos 2Mb de link e os resto vc vai controlando.....acrescente o servidor proxy....e por ai lá se vai.
    é bittorrent e afins é foda...hehehe....come um link animal....
    mas acha que nessa configuracao que estou....chega até uns 50 clientes?...
    vou focar bastante em predios residenciais (cliente domestico)....dai nos predios irei colocar APs para fazer o controle...dai deixa meu MK mais livre...

  6. #6

    Padrão Re: Duvida capacidade link

    Só estou um pouco preocupado com tua banda de upload veja com o fornecedor do link se esses 512 são realmente garantidos, o ideal seria um link full-duplex....mas vai dar pra cobrir satisfatoriamente os 50 talvez até mais clientes....vc não usa um servidor linux usa? acho q não, mas isso ajudaria bastante a reduzir o consumo de upload do link pq vc colocaria o seu servidor dns interno.

  7. #7

    Padrão Re: Duvida capacidade link

    Citação Postado originalmente por Thon_ba
    Só estou um pouco preocupado com tua banda de upload veja com o fornecedor do link se esses 512 são realmente garantidos, o ideal seria um link full-duplex....mas vai dar pra cobrir satisfatoriamente os 50 talvez até mais clientes....vc não usa um servidor linux usa? acho q não, mas isso ajudaria bastante a reduzir o consumo de upload do link pq vc colocaria o seu servidor dns interno.
    humm...legal...
    cara...vou usar MK...soh isso...
    dsl é Turbo Jogos...1mb down e 512Up mesmo...
    logo vamos pegar o full-duplex mas por enquanto vai ser esse mesmo..hehe...

    abrass...t+

  8. #8

    Padrão Re: Duvida capacidade link

    adsl tem limite de conexao simultanea.. tem q ver isso !!

  9. #9

    Padrão Re: Duvida capacidade link

    o q nosso amigo Alexandre Correa falou é extremamente importante, ADSL tem número de conexões TCP/IP limitados, normalmente é 30.

    isso interfere na hora de compartilhar para vários clientes...... em resumo: não funciona para mtos clientes.

    As empresariais/corporativas não tem limite de conexões TCP/IP simultêneas.

  10. #10

    Padrão Re: Duvida capacidade link

    parece que estao começando a limitar as adsl comerciais tambem... algo em torno de 2x mais conexoes que residencial !!!

    se tiver limite.. 1 adsl com 30 conexoes... vc atende no maximo 5 clientes (vai ter problemas)..

    soh o internet explorer para acessar um site, tipo uol.com.br abre 10 conexoes... (isso se o usuario nao destravar o xp ... ai o rebento eh maior..)

  11. #11

    Padrão Re: Duvida capacidade link

    Citação Postado originalmente por ijr
    o q nosso amigo Alexandre Correa falou é extremamente importante, ADSL tem número de conexões TCP/IP limitados, normalmente é 30.

    isso interfere na hora de compartilhar para vários clientes...... em resumo: não funciona para mtos clientes.

    As empresariais/corporativas não tem limite de conexões TCP/IP simultêneas.
    ahhh...se for assim tranquilo...
    30 clientes da pra começar legal...hehe...

    abrass...pessoal...t+


  12. #12

    Padrão Re: Duvida capacidade link

    Citação Postado originalmente por adminegg
    Citação Postado originalmente por ijr
    o q nosso amigo Alexandre Correa falou é extremamente importante, ADSL tem número de conexões TCP/IP limitados, normalmente é 30.

    isso interfere na hora de compartilhar para vários clientes...... em resumo: não funciona para mtos clientes.

    As empresariais/corporativas não tem limite de conexões TCP/IP simultêneas.
    ahhh...se for assim tranquilo...
    30 clientes da pra começar legal...hehe...

    abrass...pessoal...t+

    num é 30 clientes.. é 30 conexões !!! dá uns 5 clientes..se der sorte..

    t+
    AD

  13. #13
    acnunes
    Visitante

    Padrão Re: Duvida capacidade link

    se tivesse estas simultaneas ,muita lan hause falia pois tem lan aqui que tem + de 25 pcs tudo acessando junto a net e funfa legal. em um link de 1 mb e 512 de up adsl o maximo que tu vai conseguir colocar é uns 30 clientes isto se tu colocar um servidor linux com firewall e proxy(o qual é obrigatorio colocar) e tu proibir o uso de p2p, torrent e downloads diretos, quando tu vender ja diz direto as proibiçoes, outra é escolher cliente prefira clientes que vao usar net pra acesso de net e nao para dow pergunta antes de assinar e coloca tudo no contrato ai tu consegue com este link , lembrese venda para quem nao tem disponibilidade de adsl pois estes aceitao qualquer negocio :-D

  14. #14

    Padrão Re: Duvida capacidade link

    Citação Postado originalmente por acnunes
    se tivesse estas simultaneas ,muita lan hause falia pois tem lan aqui que tem + de 25 pcs tudo acessando junto a net e funfa legal. em um link de 1 mb e 512 de up adsl o maximo que tu vai conseguir colocar é uns 30 clientes isto se tu colocar um servidor linux com firewall e proxy(o qual é obrigatorio colocar) e tu proibir o uso de p2p, torrent e downloads diretos, quando tu vender ja diz direto as proibiçoes, outra é escolher cliente prefira clientes que vao usar net pra acesso de net e nao para dow pergunta antes de assinar e coloca tudo no contrato ai tu consegue com este link , lembrese venda para quem nao tem disponibilidade de adsl pois estes aceitao qualquer negocio :-D
    Bem lembrado... esse negócio de travar as conexões simultâneas pode ser cascata..

    Abraços

  15. #15

    Padrão Re: Duvida capacidade link

    che e o seguinte, estou aqui a tres meses na situaçao que tu vais pasar, to com um turbo jogos de 1mb x 512 e tenho 20 clinetes, so que todos residenciais, meu amigo quando todo mundo liga as maquinas e comesão a navegar juntos vira un imfermo, e pra melhor temos aqui algums que deixao o arez direto, e um imferno, isso que eles estao todos limitados a 64kbps, toma cuidado...
    bom esa de que tem limite na conexao, nao prosed, pois aqui tenho 20 clientes e esta 100%.
    so que o adsl dda brasil telecom aqui no sul ta uma merca terrivellll..
    espero ter ajudado, estamos todos no mesmo barco...

  16. #16
    acnunes
    Visitante

    Padrão Re: Duvida capacidade link

    alexsuarezferreira vc é de onde no sul? eu tambem sou do sul.

  17. #17

    Padrão Re: Duvida capacidade link

    Citação Postado originalmente por ijr
    o q nosso amigo Alexandre Correa falou é extremamente importante, ADSL tem número de conexões TCP/IP limitados, normalmente é 30.

    isso interfere na hora de compartilhar para vários clientes...... em resumo: não funciona para mtos clientes.

    As empresariais/corporativas não tem limite de conexões TCP/IP simultêneas.
    Alem disso tudo q os amigos comentaram, eu acrecentaria q eles costumam garantir apenas 10% !
    Sofri muinto com isso!!
    Ofereça links de no maximo 128/64 k e vai vendo até onde vc consegue chegar, mas acredito q se vc nao der azar de pegar uns torrent da vida, vai conseguir pendurar uns 50 clientes, isso com um bom cache e um controle de banda impecavel!

  18. #18

    Padrão Re: Duvida capacidade link

    hoje fui em um cliente que reclamou de internet lenta...

    cheguei lah...

    o cara tava com:

    Ares + kazaa 2000 + azureus tudo aberto... e baixando coisas

    ai eu pensei.. "puta que paril" ... até que voce explica que fucinho de porco nao é tomada... aff.. o filho do cara deixava os programas pra iniciar junto com o windows... ai o pai nemmm sabia qq era isso..

    se voce nao encontrar alguns clientes assim... vc nao tera problemas... o que MATA tudo sao esses proramas.. saturam d+ a rede...


  19. #19

    Padrão Re: Duvida capacidade link

    Quanto ao ADSL aqui realizei alguns testes somente colocando os clientes pelo ADSL, e mesmo tendo banda sobrando (era 1mb) e no trafego não passava de 500kb, simplesmente você abria o navegador e nao vinha nada.
    Atualizava com F5 e as vezes os dados chegavam. Era exatamente essa questão do número de conexões simultaneas TCP/IP.
    No site da BrTelecom, tem essa informação inclusive. Até mesmo o contrato ('não sei se alguém já leu ele, deixa claro em um dos seus anexos, que há esse limite). E há também uma cláusula que proibe o compartilhamento. Mas isso todos já sabem.

    http://www.brasiltelecom.com.br/site...esas.tecno.jsp


    Então resumindo, troquei o ADSL por um ADSL Empresarial (sem limite) de conexões e está tudo tranquilo.

    Quanto ao Modem travar, também tive isso. Provavelmente você configurou seu modem como Roteador. Aqui estava assim, e resolvi configurando ele como Bridge, e o MT fazendo a autenticação. Dessa forma o modem não precisa ficar roteando (o que provavelmente é a causa do travamento).

  20. #20
    acnunes
    Visitante

    Padrão Re: Duvida capacidade link

    mas quantos clientes vc colocou?para isto acontecer? pois tem uma lan de um amigo meu que tem + ou - uns 30 pcs e usa o turbo jogos e nao acontece.