+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Windows Terminal Server x FreeNX

    Ola,

    Estou em fase final de desenvolvimento de uma aplicacao de gestao empresarial em Java, e uso o Fedora Core 5.0. Contudo, ate o momento, o cliente tem usado na LAN dele o Windows Terminal Server para permitir os acessos remotos. A aplicacao, como é Java, funciona 100% tanto no Linux quanto no Windows. Mas eu gostaria de sugerir ao cliente a alternativa de rodar tudo no FreeNX e nao no WTS.

    PROBLEMAS:
    1) As estacoes remotas, as vezes em outras cidades, usam Windows, e o cliente do WTS ja vem com o SO, facilitando a instalacao.
    2) A instalacao do FreeNX cliente nao é tao simples quanto do cliente de WTS.
    3) O cliente do WTS tem recursos interessantes, como compartilhar diretorio da estacao com o servidor (e vice-versa), para troca de arquivos.
    4) MAIS GRAVE: nao achei no cliente do FreeNX um esquema "facil" de acesso as impressoras compartilhadas. Por ex., para as estacoes remotas usarem suas impressoras locais e nao do servidor, e tambem a partir do servidor poder instalar drivers nas estacoes remotas, facilitando o processo de administracao das maquinas.
    5) AINDA SOBRE O MAIS GRAVE: para fazer impressoes de modo texto, uso o esquema de redirecionar para lpt1 (Windows) ou /dev/lp0 (Linux). No cliente do WTS, eu posso mapear a LPT1 para a impressora matricial que fica la na estacao remota, gerando estes relatorios tranquilamente. Isso eu nao tenho nem ideia se da pra fazer com o FreeNX.

    Alguem ja tem experiencia de implantacao de FreeNX em um ambiente real? Todo mundo que conversei disse que testou, "deu uma olhada", mas nao vi ninguem usando em ambiente real de producao, com sistemas rodando "a todo vapor"...



  2. #2

    Padrão Re: Windows Terminal Server x FreeNX

    ora colega, vc tem ai um grande problema... tentar usar as impressoras locais com o FreeNX é meio complicado... nem sei se é possivel, o mesmo akonteçe com o som e tal...
    a unica coisa que eu conheço que o FreeNX tem de bom, é a compressao de dados, é relamente eficaz.. vc com um modem de 56k consegue trabalhar como se fosse localmente.. muito bom mesmo :O
    knto ao resto nao sei mesmo..
    Um abraço.

  3. #3

    Padrão Re: Windows Terminal Server x FreeNX

    Pois é... o problema é que a parte de impressoras é a mais importante, devido aos varios relatorios que o pessoal tira nas filiais. Neste caso, acho que vou ter que "engolir" o WTS mesmo entao. O FreeNX é realmente bem rapido, mas se nao tiver as funcionalidades que o WTS tem, por mais rapido que seja, nao sera util.