+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Curso de linux - opnioes

    Ola, estou pensando em fazer um curso de linux voltado para redes e servidores. Estou pensando em fazer o Curso de Servidores e Redes Linux do Morimoto (http://www.guiadohardware.net/cursos/ ) ou algum pela 4 Linux (http://www.4linux.com.br/treinamento..._linux_403.php). Gostaria de saber qual vocês recomendariam entre esses 2 que eu citei. Também aceito sugestões para cursos com o mesmo conteúdo (Servidores e Redes Linux) de empresas aqui do Rio Grande do Sul de preferência...
    Outra coisa também me aconselharam a comprar livros ao inves de fazer cursos, pois falaram que vale mais a pena, o q vcs acham ?, q eh melhor eu investir uns R$800,00 a 1.000,00 em um curso, ou comprar livros ?
    OBS: Já uso linux a 1 ano e meio, e tenho curso superior de informática, por isso acho que também conseguiria aprender com os livros, embora acho que seria um pouco mais penoso.....o q vcs me dizerm ?

    []s....Renato

  2. #2

    Padrão Re: Curso de linux - opnioes

    Depende rapaz. Depende do tipo de profissional e de pessoa que você é.

    Pessoas acomodadas e que não têm o hábito de procurar suas próprias respostas se dão mal com GNU/Linux (Só ver o número de gente que toma patada em fóruns e listas de discussão), por isso elas vão e fazem um curso sobre determinado assunto e em um belo dia de suas carreiras acontece um problema que elas nunca trombaram. Daí o quê elas têm de fazer? Pesquisas no Google, hehehe.

    Eu aprendi a maioria do quê sei em livros e em sites, mas ter um professor para tirar suas dúvidas ali é bacana também, mas não se prenda à isso. Tenha em mente também que a maioria dos cursos relacionados à software-livre são custosos, pois economicamente falando, é uma das fontes de renda de quem trabalha com isso.

    Se você já mexe com GNU/Linux e tem uma base legal, talvez seja bacana procurar as informações por si só. E ah! lembre-se também que a necessidade é a melhor tutora.


    Um abraço!

  3. #3
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Re: Curso de linux - opnioes

    Cara a questao da certificacao é de fato algo que começa a aparecer como de fato um diferencial.
    Eu mesmo nao tenho formacao superior em TI, nem certificacao especifica, e mesmo assim tenho uma quantidade razoavel de conhecimento em meus varios anos de Linux. (Que sao como 8 anos

    Entao eu acabo, como diria, "dando conta do trabalho", mesmo sem formacao ou certificacao.
    Mas ja começo a ver dezenas de vagas de trabalho pra quem possui algumas certificacoes, e me pergunto se nao é o correto começar a caçá-las.

    Entao voce fica em um dilema, eu diria que até chegar perto do nivel avançado, voce deve tentar aprender por si mesmo, e ai sim investir em cursos pra elevar seu nivel como um todo. Mas novamente, é minha opiniao.

  4. #4

    Padrão Re: Curso de linux - opnioes

    obrigado pelas repostas....em um outro forum, tbm obtive respostas parecidas, (dizendo q eh melhor comprar livros) e acho q eh o q vou fazer....até pq alguns anos atras, eu fiz um curso de delphi, e foi meio descepcionante ter gasto a grana q eu gastei pra ver coisas q eu sabia, somente um pouco mais aprofundada.....e acho q com o q eu sei hj d linux, a história ia se repetir....[]s....Renato

  5. #5
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Re: Curso de linux - opnioes

    Legal cara, boa sorte

  6. #6

    Padrão Re: Curso de linux - opnioes

    Ola amigo dedao.

    a opiniao dos dois amigos ai acima 'e a correta.
    Mas se estiver com dindin sobrando ai e quer ganhar conhecimento rapido sem muito stress concerteza vale a pena fazer um curso avancado com o pessoal que manja do assunto.
    Eu cheguei a fazer alguns e fiz na 4linux o pessoal la sao muito bacana manjam bastante.

    Essa 'e minha opiniao.

    Mas concerteza estudar sozinho q quebrar a cabeca tu tera um aprendizado bem mais proveitoso.

    Abracos