Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    Eu tbm estava com problema de lentidão principalmente das 10:00 as 23:00 e comecei a estudar a minha rede e nada de errado tudo normal.

    Então comecei a da um olhada aqui no forum e vi que o problema podia ser a questão de
    excesso de conexão então limite as coneções da minha rede para 35 por usuario so que esta beleza mais em alguns cliente as vezes fica lento a navegação então fique locou de pessa o que pode ser então descobri que isto so acontecia onde tinha ap com cliente no modo router então a maioria deste cliente tem mais de um máquina e então ficava 35 conexão pra duas máquina então esta regra:
    /firewall filter add chain=forward src-address=10.0.0.0/16 protocol=tcp tcp-flags=syn connection-limit=30,32 action=drop comment="controle de conexão por cliente "

    não dava pra
    ser usada então dando um pesquisa no forum internacional do mikrotik vi um script que gera um laço de criar varias regra em massa exemplo vc quer criar um regra no firewall para da cliente vc usa assim o
    /firewall filter : for i from=1 to=255 do={ Regra + ips . $i) }
    neste caso aqui ele gera a regra para o ip por exemplo do 192.168.1.1 a 192.168.1.254


    voltando ao assunto conexão então gera um script e que adicionou um regra para cada cliente por default coloquei 35 conexões e neste cliente que tinha radio com router eu coloquei 80 conexões acabou o problema aqui.

    este santo remédio foi bom pra o meu caso que era problema de execesso de conexão
    se o de alguem for mo mesmo então ta aqui o remedio

    /firewall filter : for i from=2 to=254 do={ add chain=forward src-address=("10.0.0." . $i) protocol=tcp tcp-flags=syn connection-limit=30,32 action=drop comment="controle de conexão por cliente "}

    a mudañçao que deve ser feita e a seguinte so colocar a faixa de ips que vc usam ai no seu clientes ("10.0.0." . $i) , ("192.168.1." . $i)

  2. #2

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    Caro pro2, será que posso fazer a mesma coisa para gerar regras para controle de banda?

  3. #3

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    deve funcionar sim par ao controle de banda...

    interessante a dica

  4. #4

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    Citação Postado originalmente por Portela
    Caro pro2, será que posso fazer a mesma coisa para gerar regras para controle de banda?

    sim pode so vc seguir os mesmo passo do exemplo acima e colocar a regra de controle e so colocar isto onde vor o ips da sua regra ("192.168.1." . $i)


    qualquer duvida me passa a sua regra que faço pra vc o script?

  5. #5

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    legal vou testar.

  6. #6

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    pro2,

    aqui uso queues com:

    targent-address: 192.168.0.2 - 192.168.0.255
    limit at: 32k
    max limit: 75k
    burst limit: 512k
    burst threshold: 64k
    time: 80
    interface: ether2
    queue type: ethernet-default
    parent: none
    priority: 8

    Esses dados peguei na tela do winbox pois não conseguir acerta os comandos para ver pelo terminal

  7. #7

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    Olá...

    Mto legal sua explanação... So queria uma dica sobre o script... Ele é gerado no proprio MK? Não consegui faze-lo!

    Tem como me ajudar?!

    Obrigado!

  8. #8

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    Dentro do winbox > New Terminal digite:
    ip firewall filter ( enter )
    copia a regra e dê enter ....... pronto. Agora olhe lá na interface grafica...

    show de bola

  9. #9

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    [turbo@São Cristovão] ip firewall filter> for i from=2 to=254 do={ add chain=for
    ward src-address=(10.0.0.0 . $i) protocol=tcp tcp-flags=syn connection-limit=30,
    32 action=drop }
    no such command or directory (for)

    Isso que vc pediu para ser feito, acho que so vale pra gerar a regra... Mas e o laço? (FOR) Não sei onde está o erro...

  10. #10

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    é so colocar ":" antes do for

  11. #11

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    fiz aqui mas n vejo a contagem de pacotes se mecher
    o q deu errado?

  12. #12

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    Citação Postado originalmente por j.matoss
    [turbo@São Cristovão] ip firewall filter> for i from=2 to=254 do={ add chain=for
    ward src-address=(10.0.0.0 . $i) protocol=tcp tcp-flags=syn connection-limit=30,
    32 action=drop }
    no such command or directory (for)

    Isso que vc pediu para ser feito, acho que so vale pra gerar a regra... Mas e o laço? (FOR) Não sei onde está o erro...



    =(10.0.0.0 . $i) isto aki esta errado e assim o =("10.0.0" . $i)


    então pra a sua rede fica assim
    o



    /firewall filter : for i from=2 to=254 do={ add chain=forward src-address=("10.0.0." . $i) protocol=tcp tcp-flags=syn connection-limit=30,32 action=drop comment="controle de conexão por cliente "}



  13. #13

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    alguem sabe se tem como criar uma queue assim
    : for i from=2 to=254 do={ add name=("10.0.3." . $i) target=addresses=("10.0.3." . $i) limit-at=2000/1500 max-limit=2000/1500 serah que seria assim o script?
    qdo dou o comando ele da o seguinte erro
    no such argument (=)
    alguem conseguiu?

  14. #14

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    Amigos... Quero saber o seguinte... Uso a Máscara 252... Isso quer dizer que meus ips andam de 4 em 4 IP`s..
    Por acaso é só eu fazer:

    ip firewall filter> for i from=2 to=254 do={ add chain=for
    ward src-address=(10.0.0.0 . $i+4) protocol=tcp tcp-flags=syn connection-limit=30,
    32 action=drop }

    ??

    Ou não??
    Começando pelo IP 2 é claro?!?!?


  15. #15
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    ok certinho show de bola arrumei o erro tinha dado pau no : na frente do for

  16. #16

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    Citação Postado originalmente por pro2
    ...não dava pra
    ser usada então dando um pesquisa no forum internacional do mikrotik vi um script que gera um laço de criar varias regra em massa exemplo vc quer criar um regra no firewall para da cliente vc usa assim o
    /firewall filter : for i from=1 to=255 do={ Regra + ips . $i) }
    neste caso aqui ele gera a regra para o ip por exemplo do 192.168.1.1 a 192.168.1.254


    voltando ao assunto conexão então gera um script e que adicionou um regra para cada cliente por default coloquei 35 conexões e neste cliente que tinha radio com router eu coloquei 80 conexões acabou o problema aqui.

    este santo remédio foi bom pra o meu caso que era problema de execesso de conexão
    se o de alguem for mo mesmo então ta aqui o remedio

    /firewall filter : for i from=2 to=254 do={ add chain=forward src-address=("10.0.0." . $i) protocol=tcp tcp-flags=syn connection-limit=30,32 action=drop comment="controle de conexão por cliente "}

    a mudañçao que deve ser feita e a seguinte so colocar a faixa de ips que vc usam ai no seu clientes ("10.0.0." . $i) , ("192.168.1." . $i)
    Excelente dica amigo!
    Parabéns!
    Valeu mesmo, principalmente pq pode-se adaptar para qualquer regra!

    abraço!

  17. #17

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    alguem pode me dar uma mao para criar um script para controle de banda?

  18. #18

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    douglassantos,
    como vc quer a regra? up, down, vai usar burst, etc!?

  19. #19

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    Olá,

    tentei atraves do terminal navegar pelos comando até mostrar as regras de queues mas não encontrei, alguém poderia me mostrar como ver isso pelo terminal ou dar um exemplo de um script para criar regras de queues automaticamente para uma faixa de ip's entre 192.168.0.2 até 192.168.0.255, com as seguintes configurações:


    targent-address: 192.168.0.2 - 192.168.0.255
    limit at: 32k
    max limit: 75k
    burst limit: 512k
    burst threshold: 64k
    time: 80
    interface: ether2
    queue type: ethernet-default
    parent: none
    priority: 8

    Esses dados peguei na tela do winbox pois não conseguir acerta os comandos para ver pelo terminal

  20. #20

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    :? :? :? galera talvez esse seja o problema q esteja detonando a minha rede, tenho um link de 2 mb q esta no gargalo e esse topico veio me chamar atenção sobre o numero de conexão por cliente cheguei a contar aki cliente com 80 conexão TCP em minha rede , isso pode esta gerando uma lentidão na minha rede ??? qual seria o numero ideal de conexão por cliente ? minha faixa de ip aki é 192.168.254.0 como esse script iria se adaptar com essa faixa de ip já q tentei de tudo e não consegui fazer ele rodar :? :? me ajudem