+ Responder ao Tópico



  1. #19

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    Olá,

    tentei atraves do terminal navegar pelos comando até mostrar as regras de queues mas não encontrei, alguém poderia me mostrar como ver isso pelo terminal ou dar um exemplo de um script para criar regras de queues automaticamente para uma faixa de ip's entre 192.168.0.2 até 192.168.0.255, com as seguintes configurações:


    targent-address: 192.168.0.2 - 192.168.0.255
    limit at: 32k
    max limit: 75k
    burst limit: 512k
    burst threshold: 64k
    time: 80
    interface: ether2
    queue type: ethernet-default
    parent: none
    priority: 8

    Esses dados peguei na tela do winbox pois não conseguir acerta os comandos para ver pelo terminal

  2. #20

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    :? :? :? galera talvez esse seja o problema q esteja detonando a minha rede, tenho um link de 2 mb q esta no gargalo e esse topico veio me chamar atenção sobre o numero de conexão por cliente cheguei a contar aki cliente com 80 conexão TCP em minha rede , isso pode esta gerando uma lentidão na minha rede ??? qual seria o numero ideal de conexão por cliente ? minha faixa de ip aki é 192.168.254.0 como esse script iria se adaptar com essa faixa de ip já q tentei de tudo e não consegui fazer ele rodar :? :? me ajudem



  3. #21

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    uma faixa para um usuario normal seria 20 a 25 conexoes..


  4. #22

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    Só uma pergunta: essa regra de limitar o nº de conexões por cliente funciona quando o Mikrotik é um AP e está no modo bridge???


    Citação Postado originalmente por pro2
    Eu tbm estava com problema de lentidão principalmente das 10:00 as 23:00 e comecei a estudar a minha rede e nada de errado tudo normal.

    Então comecei a da um olhada aqui no forum e vi que o problema podia ser a questão de
    excesso de conexão então limite as coneções da minha rede para 35 por usuario so que esta beleza mais em alguns cliente as vezes fica lento a navegação então fique locou de pessa o que pode ser então descobri que isto so acontecia onde tinha ap com cliente no modo router então a maioria deste cliente tem mais de um máquina e então ficava 35 conexão pra duas máquina então esta regra:
    /firewall filter add chain=forward src-address=10.0.0.0/16 protocol=tcp tcp-flags=syn connection-limit=30,32 action=drop comment="controle de conexão por cliente "

    não dava pra
    ser usada então dando um pesquisa no forum internacional do mikrotik vi um script que gera um laço de criar varias regra em massa exemplo vc quer criar um regra no firewall para da cliente vc usa assim o
    /firewall filter : for i from=1 to=255 do={ Regra + ips . $i) }
    neste caso aqui ele gera a regra para o ip por exemplo do 192.168.1.1 a 192.168.1.254


    voltando ao assunto conexão então gera um script e que adicionou um regra para cada cliente por default coloquei 35 conexões e neste cliente que tinha radio com router eu coloquei 80 conexões acabou o problema aqui.

    este santo remédio foi bom pra o meu caso que era problema de execesso de conexão
    se o de alguem for mo mesmo então ta aqui o remedio

    /firewall filter : for i from=2 to=254 do={ add chain=forward src-address=("10.0.0." . $i) protocol=tcp tcp-flags=syn connection-limit=30,32 action=drop comment="controle de conexão por cliente "}

    a mudañçao que deve ser feita e a seguinte so colocar a faixa de ips que vc usam ai no seu clientes ("10.0.0." . $i) , ("192.168.1." . $i)



  5. #23

    Padrão Re: Caros Colegas problema de lentidão tenho um solução

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Só uma pergunta: essa regra de limitar o nº de conexões por cliente funciona quando o Mikrotik é um AP e está no modo bridge???


    Citação Postado originalmente por pro2
    Eu tbm estava com problema de lentidão principalmente das 10:00 as 23:00 e comecei a estudar a minha rede e nada de errado tudo normal.

    Então comecei a da um olhada aqui no forum e vi que o problema podia ser a questão de
    excesso de conexão então limite as coneções da minha rede para 35 por usuario so que esta beleza mais em alguns cliente as vezes fica lento a navegação então fique locou de pessa o que pode ser então descobri que isto so acontecia onde tinha ap com cliente no modo router então a maioria deste cliente tem mais de um máquina e então ficava 35 conexão pra duas máquina então esta regra:
    /firewall filter add chain=forward src-address=10.0.0.0/16 protocol=tcp tcp-flags=syn connection-limit=30,32 action=drop comment="controle de conexão por cliente "

    não dava pra
    ser usada então dando um pesquisa no forum internacional do mikrotik vi um script que gera um laço de criar varias regra em massa exemplo vc quer criar um regra no firewall para da cliente vc usa assim o
    /firewall filter : for i from=1 to=255 do={ Regra + ips . $i) }
    neste caso aqui ele gera a regra para o ip por exemplo do 192.168.1.1 a 192.168.1.254


    voltando ao assunto conexão então gera um script e que adicionou um regra para cada cliente por default coloquei 35 conexões e neste cliente que tinha radio com router eu coloquei 80 conexões acabou o problema aqui.

    este santo remédio foi bom pra o meu caso que era problema de execesso de conexão
    se o de alguem for mo mesmo então ta aqui o remedio

    /firewall filter : for i from=2 to=254 do={ add chain=forward src-address=("10.0.0." . $i) protocol=tcp tcp-flags=syn connection-limit=30,32 action=drop comment="controle de conexão por cliente "}

    a mudañçao que deve ser feita e a seguinte so colocar a faixa de ips que vc usam ai no seu clientes ("10.0.0." . $i) , ("192.168.1." . $i)
    _AGM_
    Concerteza funciona.
    Pq a bridge do mt trabalha na camada 3 do modelo OSI, aonde podemos fazer regras de filtragem, a bridge executa as regras que passam por dentro dela, no caso /ip firewall filter forward, outro lugar que voce pode fazer as regras diretamente nas filtragem da bridge /interface bridge filter.

    Espero ter ajudado _AGM_

    Abracos

  6. #24

    Padrão

    ninguem arriscou a fazer as regras para queue nao?