+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão QUANTO DE BANDA PARA VOIP?

    Olá!

    Tenho um provedor com +- 200 clientes e gostaria de fornecer voip para eles.
    Quanto +- preciso de banda de upload e download?
    Alguma operadora a indicar?
    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: QUANTO DE BANDA PARA VOIP?

    Citação Postado originalmente por FabricioViana
    Olá!

    Tenho um provedor com +- 200 clientes e gostaria de fornecer voip para eles.
    Quanto +- preciso de banda de upload e download?
    Alguma operadora a indicar?
    Obrigado!
    depende do codec a ser utilizado o g729 que o padrao consome 50k de banda....
    tem que ver o que vai usar ai...

  3. #3

    Padrão Re: QUANTO DE BANDA PARA VOIP?

    Bom, exatamente o que o douglassantos falou ai acima.
    Você precisa saber o codec que vai utilizar.
    O codec está diretamente relacionado com a qualidade do audio, o g729 citado acima se nao me engano é um codec praticamente sem compressão. Existem muitos outros codecs, como o speex que é bem utilizado, para se adaptar a sua condição de banda.

    Aqui no site do asteriskguru.com tem uma calculadora para saber quanto de banda será utilizada.

    Espero ter ajudado.

    PS: no wikipedia existe uma tabela com os codecs e a banda necessária para cada um

  4. #4

  5. #5
    cdpizarro
    Visitante

    Padrão Re: QUANTO DE BANDA PARA VOIP?

    Fabricio,

    Nós temos um provedor também e estamos trabalahndo com uma operadora de VOIP muito boa ( qualidade e preço ).

    Caso tenha interesse por favor me mande um email para enviar as informações dela ( [email protected] )

    Abraços

    Cleber

  6. #6

    Padrão Re: QUANTO DE BANDA PARA VOIP?

    Boa tarde, tb tenho um provedor, a banda que libero para voip é 96/64 fica perfeito para todas as empresas que tem ata, ja o skype com 64/32 fica perfeito sem video, claro.
    se você tem 200 clientes, acredito que seu link seja maior que 3mb, crie prioridades no servidor para banda voip, qualquer duvida so mandar msg.

  7. #7

    Padrão Re: QUANTO DE BANDA PARA VOIP?

    Creio que você forneça por wireless para seus clientes.
    Então, tão importante quanto a banda (que varia de 35-50k) é importante avaliar a qualidade da sua rede.
    Tempo de ping elevado do seu cliente até o seu ponto de saída (roteador), afetará a qualidade da comunicação.


  8. #8

    Padrão Re: QUANTO DE BANDA PARA VOIP?

    Voip não é somente banda, qualidadae de serviço, com tempo de atraso, latenci, descarte de pacotes e etc...... é muito importante.