+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão duvida sobre permissoes

    ola, estou com a seguinte dúvida. Se eu utilizar o comando
    # chmod u+s /sbin/shutdown

    para mim dar a permissão, eu tenho que estar logado como root. Mas eu gostaria de dar a permissão para um usuario "normal", como que eu vou especificar que eu quero dar a permissão para determinado usuario usando a oppção "u+s". Eu tenho que estar dentro do /home do usuário ?

    []s...Renato

  2. #2

    Padrão Re: duvida sobre permissoes

    No linux vc só dá permissões para o proprietário do arquivo, para o grupo e para outros usuários. Se vc quer que um determinado usuário possa ter acesso ele dever ser o dono do arquivo, ou vc tem que inseri-lo em um grupo. Caso contrário vc pode dar permissões para todos os outros usuários acessarem, o que nem sempre é a melhor situação.

  3. #3

    Padrão Re: duvida sobre permissoes

    cara...

    a melhor forma de você dar permissão pra alguém executar uma tarefa de root, use o "sudo"...

    assim você não mexe nas propriedades dos arquivos...

  4. #4
    oge1d
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Dedao Ver Post
    ola, estou com a seguinte dúvida. Se eu utilizar o comando
    # chmod u+s /sbin/shutdown

    para mim dar a permissão, eu tenho que estar logado como root. Mas eu gostaria de dar a permissão para um usuario "normal", como que eu vou especificar que eu quero dar a permissão para determinado usuario usando a oppção "u+s". Eu tenho que estar dentro do /home do usuário ?

    []s...Renato

    É mais fácil e mais seguro usar o Sudo mesmo, mas caso queira trocar permissões muda o dono do arquivo, ou adiciona o usuário ao grupo do arquivo, no caso root (não recomendado) aí você dá permissão para o grupo.