+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Calor...

    Pessoal, tenho notado uma queda muito grande no desempenho dos meus Mikrotik´s em geral (tenho 8 na minha rede, espalhados em vários municípios), de uns dias prá cá, quando as temperaturas elevaram-se consideravelmente... Nos termômetros que tenho nas caixas herméticas, nos horários mais quentes do dia, naum passa de 35ºC dentro delas... Interferência também naum pode ser, pois naum notei nenhum aparecimento de novo sinal ou aumento de potência de qualquer outro sinal da concorrência... Simplesmente os ping´s começaram a ficar altos e instáveis, e o tráfego nesses cartões é baixo, e nem aumentou o número de clientes pendurados neles... As placas que eu uso são todas AG530 e G510, da D-Link...

    É possível o desempenho dos cartões caia com o calor??? à noite funciona tudo muito bem...

  2. #2

    Padrão

    Olá amigo. O calor pode afetar sim o desempenho do sistema.

    Me diga, quantos clientes vc tem conectados nas G510, creio que seja versão b1, chip atheros. Comprei 4 semana passada e quero ouvir as experiências de quem já usa.

    Abraços

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Olá amigo. O calor pode afetar sim o desempenho do sistema.

    Me diga, quantos clientes vc tem conectados nas G510, creio que seja versão b1, chip atheros. Comprei 4 semana passada e quero ouvir as experiências de quem já usa.

    Abraços

    Mas como assim o calor pode afetar o sistema??? Ele influi diretamente no cartão wireless ou principalmente no processador/placa-mãe??? Eu sinceramente esperava mais do Mikrotik com essas G510 da D-Link... Tirando os recursos e a facilidade de se configurar um Mikrotik, acho que o desempenho dos Star-OS que tinha antes (com cartão Orinoco Gold) era bem melhor do que com o Mikrotik (com G510), pois com a mesma quantidade de clientes ele começou a apresentar esse tipo de problema (latência nos pings e lentidão na navegação...).

  4. #4

    Padrão

    os chipsets são produzidos com silício.. logo.. quanto maior a temperatura, menor o desempenho.. isso já foi comprovado.

    Afeta tanto processador quanto as placas wireless, ainda mais se tiver setada para uma potência maior que a original.

    Abraços

  5. #5

    Padrão

    E existe alguma forma de evitar isso??? Talvez removendo aquela proteção que tem nas placas da D-Link... é possível??? Ajudaria em algo???

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por _AGM_ Ver Post
    E existe alguma forma de evitar isso??? Talvez removendo aquela proteção que tem nas placas da D-Link... é possível??? Ajudaria em algo???
    Pelo que andei testando e procurando informações em forums americanos, remover qualquer tipo de proteção dessas placa PCI não é bom. Sabe pq ? É a isolação da placa contra ruidos externos eletromagnéticos, pode reparar que aquela capa é aterrada na placa.

    Fiz testes aqui sem a capa e deu uns picos de ping, principalmente com outra placa em outro canal do lado.

    O que pode fazer é colocar uma ventoinha em cima delas.

    Abraços

  7. #7

    Padrão

    E qual seria uma opção para substituí-las??? Quais outros modelos posso usar que tenham um desempenho parecido ou melhor (em condições normais, é claro), e onde adquiri-las???

  8. #8

    Padrão

    olá amigos...tenho usado ag 530 pra fazer ptp em 5.8 e g 510 pra ap...to com 50 cliente simultaneos nessa g 510...ela ta dentro de um gabinete 4 baias dentro estrutura da caixa de agua do predio....naum tenho problemas de aquecimento até o momento...mas tmb instalei cooler exaustor na outra ponta onde o pc com a ag 530 ta dentro d uma caixa q naum é hermética...ping de 0 a 1 milisegundos e trafego de 1.5 mb...

    abraços...espero ter ajudado...fuisssssss

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    AGM, já verificou a fonte? Se estiver fácil de trocar para efeito de teste, subtstitua por uma fonte de melhor qualidade e veja o desempenho.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    AGM, já verificou a fonte? Se estiver fácil de trocar para efeito de teste, subtstitua por uma fonte de melhor qualidade e veja o desempenho.
    Sérgio,

    Já troquei tudo: fonte, placa-mãe, processador, cartão flash, memória, cartão wireless (por outra do mesmo modelo), pigtail, antena, cabo (cheguei a ligar o pigtail direto na antena), e nada mudou... Usando o netstumbler, descobri que o meu concorrente tá usando um Senao numa das suas antenas... Acho que foi a partir daeh que fudeu tudo... Ontem coloquei no mesmo equipamento o Star-OS de volta, para usar um cartão Orinoco para teste... Por enquanto ele está se comportando muito bem, vamos ver hoje durante o dia novamente...

  11. #11

    Padrão

    Use coolers 110v com rolamentos na caixa hermética, um tirando o car quente, e outro puxando ar frio. Tenho colocado sempre 2 nas caixa da CEMAR, e não tenho problemas de aquecimento... e olha q to usando P4...