+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Yarosfarian
    Visitante

    Padrão ajuda nos comandos...

    Olá Pessoal, eu sou novo por aqui e sou novo no linux, eu baixo certas coisas que são executaveis no linux metasys(meu linux) e eu acredito que tenha que ir no executar, e colocar um certo código para ativar este programa (exemplo: .rar que eu acabei de baixar junto com o unrar) e eu não sei ativar esse .rar intendem?eu precisu muito do descompactador .rar e aprender a executar comandos no linux...alguem de vocês poderia me ajuda?eu tenho 13 anos e por isso não tenhu muita exeperiencia com Pcs...e meus amigos usam windowns Xp....e eu keria pode usa linux pois axei muito bom e que não tem virus ^^

  2. #2
    geofesteiro
    Visitante

    Padrão Dica

    Vai ai minha dica e é muito legal que vc tenha esta disposicao para pode aprender com tao pouca idade
    entao acho que a melhor opcao para voce é
    Foca GNU/Linux: Página oficial
    ou ate mesmo ak no underlinux tem muita documentacao otima

  3. #3

    Padrão

    E dae Yarosfarin, tudo blz....Cara, como você é iniciante no linux, uma maneira bastante fácil de você descompactar um arquivo compactado, (independente se for .tar, tar.gz, bz2, tgz, zip, ou rar), é clicando com o botão direito em cima do arquivo, e encontre a opção "extrair". Acredito que deve ter essa opção na sua distro. Ele vai descompactar direto pra voce dentro de uma pasta. Caso de algum problema, voce pode abrir um Konsole (é tipo um ms-dos) e digite:

    rar a arquivo.rar

    onde "arquivo.rar" é o nome do arquivo que você deseja descompactar.

    Outra maneira de você descompactar o arquivo, é teclar ALT+F2 , e então será aberta uma janela, pedindo para você digitar um comando, então digite "ark" (sem as aspas). Isso fará com que ele abra uma espécie de winzip para linux, então vá no menu Ações e mande extrair ...

    Sobre voce instalar um programa no linux, voce deve saber algumas coisas antes:

    1 - No linux, os executáveis para instalar um programa, são chamados de "pacotes".

    2 - Após voce descompactar o arquivo compactado com o executavel, para instalar ele, vai depender de qual é a extensão dele. por exemplo, se ele tiver dentro da pasta onde você descompactou o arquivo, um arquivo chamado "configure", provavelmente você só tera que digitar:

    ./configure
    make
    make install

    cada vez que você digitar cada um desses comandos na tela, aparecera um monte de coisas "correndo" na tela. Para voce fazer funcionar o comando "make install", tem que estar logado como root.

    Como eu não conheço muito essa tua distribuição (na verdade nunca ouvi falar), t aconselho a instalar uma distribuição mais conhecida, e voltada mais para usuários iniciantes em linux como o Kurumin, que é uma distribuiçaõ feita por um brasileiro, ou a distribuição ubuntu, mas essa precisa de um computador um pouco mais veloz.

    Guia do Hardware | http://www.guiadohardware.net

    ObtendoUbuntu - Ubuntu Brasil

    Qualquer dúvida voce pode postar aqui no fórum novamente, ok....abraços e boa sorte