+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Hotspot / Bloqueio de Intranet

    Pessoal,
    estou controlando MAC, Banda e Auth com PPOE no FREERADIUS. Está me dando muita assistência. Preciso muito trocar o ppoe por Hotspot e não sei nem como começar.

    RESETEI meu Mikrotik e configurei somente a lan, wlan e NAT. Tá rodando como um simples rotiador. Sem controle de Banda, MAC e nada.

    Como configurar o MK p/ trabalhar com Hotspot a partir deste ponto?
    (autenticar pelo Internet Explorer)

    Preciso também impedir que meus clientes acessem uns aos outros na Rede.

    Aguardo Ajuda!!!
    Última edição por prdemori; 04-11-2006 às 21:09. Razão: Hotspot pelo IE

  2. #2

    Padrão

    Estamos ae pra ajudar, posso te dar algumas orientações, mas receita de bolo é meio complicado.

    Abraço .....

  3. #3

    Question Hotspot

    é o seguinte,
    Configurei o hotspot e está funcionando direitinho.
    Mas pro Mikrotik trabalhar certinho, está faltando alguns detalhas:

    1° - Como faço para impedir que os clientes acessem outras máquinas da Rede?

    2° - Através do Hotspot, tem como impedir que usuários se conectem na rede sem MAC cadastrado? Se não... existe alternativa?

    3° - Como faço para disponibilizar 03 Planos de Velocidades diferentes no Hotspot se o Mikrotik só monta 01 server para cada wlan?

    Aguardo Ajuda...
    Última edição por prdemori; 05-11-2006 às 16:47. Razão: Hotspot funcionando

  4. #4

    Padrão

    1 º _ add chain=forward src-address=192.168.10.0/24 dst-address=192.168.10.0/24 \
    action=drop comment="Bloqueio acesso entre usuarios" disabled=no

    2º_ Além de autenticar o cliente pelo IP e MAC, amarre o IP ao MAC na lista ARP ( vá na interface e mude em ARP de enabled para reply only )

    3º _ crie 3 Profiles com Rate Limit com velocidades desejadas. Depois pra cada cliente aponte o Profile correspondente a ele.

    Mãos a obra.... espero ter ajudado...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rps67 Ver Post
    Estamos ae pra ajudar, posso te dar algumas orientações, mas receita de bolo é meio complicado.

    Abraço .....
    Olá amigo.. Estou para implantar um novo server em uma cidade e nunca utilizei Hotspot. Gostaria de saber qual é melhor, no sentido de segurança e agilidade, entre Hotspot e PPPoE. Qual a diferença e qual a preferência??

    Pois pppoe pra mim é mão na roda pq não preciso configurar endereço ip no cliente. Agora Hotspot deve ter suas vantagens também... Pra melhor, igual ou pior??

    Grato

    Thiago B. Nazzi

  6. #6

    Padrão Re: Nazzi

    Caro Nazzi,

    é o seguinte, eu trabalhei quase um ano com pppoe. E vou te passar minhas experiências Boas e Ruins...
    Ruim... (muita assistência)
    1° Tem dia que o Discador do Cliente resolve não logar. o cliente liga e paga maior sapo... lá vou eu correndo na casa do cliente remover o discador e adicionar outro. Qual problema? não sei c é vírus ou BUG do Windows. Compensa ensinar o cliente como resolver por telefone? NÃO... tem muita gente burra nesse mundo... vc acaba c estressando mais...
    2° Vez ou outra... o discador do Cliente loga certinho... mas só entra no msn... não abre nenhuma pagina do internet explorer... aí vou lá... tento, tento, tento e tento... nada... Fico transtornado e o cliente chateado... aí no outro dia cedo a net dele volta a funcionar numa boa...
    3° Tá começando a aparecer uns numeros enormes no discador do PPPOE, pode ser vírus de sites eróticos, incentivando os seus usuários a acessarem os servidores deles... mas pode ser BUG no windows também....

    Experiencias Boas... ótimo sistema de controle e Gerenciamento de usuários. Facilita muito o trabalho.

    O Hotspot, instalei à menos de uma semana... através dele você tambêm pode usar Servidor DHCP (não precisa configurar ip no Cliente), faz mais ou menos tudo que o pppoe faz e ainda não existe possibilidade de dar os problemas acima que acontecem frequentemente no PPPOE.

    Mas o rps67 pode te falar mais sobre hotspot.

    espero ter ajudado... boa sorte.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por prdemori Ver Post
    Caro Nazzi,

    é o seguinte, eu trabalhei quase um ano com pppoe. E vou te passar minhas experiências Boas e Ruins...
    Ruim... (muita assistência)
    1° Tem dia que o Discador do Cliente resolve não logar. o cliente liga e paga maior sapo... lá vou eu correndo na casa do cliente remover o discador e adicionar outro. Qual problema? não sei c é vírus ou BUG do Windows. Compensa ensinar o cliente como resolver por telefone? NÃO... tem muita gente burra nesse mundo... vc acaba c estressando mais...
    2° Vez ou outra... o discador do Cliente loga certinho... mas só entra no msn... não abre nenhuma pagina do internet explorer... aí vou lá... tento, tento, tento e tento... nada... Fico transtornado e o cliente chateado... aí no outro dia cedo a net dele volta a funcionar numa boa...
    3° Tá começando a aparecer uns numeros enormes no discador do PPPOE, pode ser vírus de sites eróticos, incentivando os seus usuários a acessarem os servidores deles... mas pode ser BUG no windows também....

    Experiencias Boas... ótimo sistema de controle e Gerenciamento de usuários. Facilita muito o trabalho.

    O Hotspot, instalei à menos de uma semana... através dele você tambêm pode usar Servidor DHCP (não precisa configurar ip no Cliente), faz mais ou menos tudo que o pppoe faz e ainda não existe possibilidade de dar os problemas acima que acontecem frequentemente no PPPOE.

    Mas o rps67 pode te falar mais sobre hotspot.

    espero ter ajudado... boa sorte.
    Hummm.. Tá ai algumas coisas que eu precisava saber... Mas e no caso de um cliente com mais de uma máquina na rede interna?? Como fica com hotspot? Ele precisará logar com a primeira máquina que acessar a net???
    Outra coisa.. Usando servidor dhcp controlando o mac no arp, o mk atribui o ip certo ao mac que está conectando?

  8. #8

    Padrão Hotspot pro Nazzi

    rps67
    <> pode nos responder melhor a pergunta do Nazzi?
    acho que sei configurar isso mas não tenho certeza.

    No Aguardo.

  9. #9

    Padrão pppoe

    Citação Postado originalmente por Nazzi Ver Post
    Olá amigo.. Estou para implantar um novo server em uma cidade e nunca utilizei Hotspot. Gostaria de saber qual é melhor, no sentido de segurança e agilidade, entre Hotspot e PPPoE. Qual a diferença e qual a preferência??

    Pois pppoe pra mim é mão na roda pq não preciso configurar endereço ip no cliente. Agora Hotspot deve ter suas vantagens também... Pra melhor, igual ou pior??

    Grato

    Thiago B. Nazzi
    Thiago B. Nazzi, Sou novo no forum e preciso de ajudar sobre um configuração com PPPoe e bloqueio de usuario vc poderia me dar umas dicas?

    ojm

  10. #10

    Padrão

    Nazzi ........
    O Cliente estando compartilhando a net na rede dele apartir de uma máquina com windows ele terá que logar primeiro pra permitir acesso aos demais...
    O dhcp tem uma função de atribui o mesmo Ip ao mesmo cliente ........
    Qualquer coisa me add que falamos .....
    Espero ter ajudado .......
    Falow

  11. #11

    Padrão pppoe

    me passa seu msn para que eu possa add vc

  12. #12

    Padrão pppoe

    Citação Postado originalmente por rps67 Ver Post
    Nazzi ........
    O Cliente estando compartilhando a net na rede dele apartir de uma máquina com windows ele terá que logar primeiro pra permitir acesso aos demais...
    O dhcp tem uma função de atribui o mesmo Ip ao mesmo cliente ........
    Qualquer coisa me add que falamos .....
    Espero ter ajudado .......
    Falow
    me passa seu msn para que eu possa add vc eu ja add pelo endereço que achei no seu cadastro mas nao sei se é o mesmo q vc usa porque ainda nao vi vc on-line

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ojm Ver Post
    Thiago B. Nazzi, Sou novo no forum e preciso de ajudar sobre um configuração com PPPoe e bloqueio de usuario vc poderia me dar umas dicas?

    ojm
    Opa amigo..
    Adiciona meu msn ai...

    [email protected]

    ate++

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rps67 Ver Post
    1 º _ add chain=forward src-address=192.168.10.0/24 dst-address=192.168.10.0/24 \
    action=drop comment="Bloqueio acesso entre usuarios" disabled=no

    2º_ Além de autenticar o cliente pelo IP e MAC, amarre o IP ao MAC na lista ARP ( vá na interface e mude em ARP de enabled para reply only )

    3º _ crie 3 Profiles com Rate Limit com velocidades desejadas. Depois pra cada cliente aponte o Profile correspondente a ele.

    Mãos a obra.... espero ter ajudado...
    ola amigo eu uso pppoe no meu provedor e tenho um script para fazer o controle de velocidade nao uso nenhum esquema para amarar mac e ip porque uso apenas pppoe tem como fazer uma regra de controle de velocidade por usuario do pppoe porque tenho um usuario q esta consumindo quase todo meu link ou bloquear para q ele use apenas ip e ai fazer um controle de velocidade com mac e ip so para 1 cliente