Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ip válido em um cliente

    Pessoal aqui tenho:

    Roteador > HUB > Servidor MK > HUB > AP

    quero fazer um ip válido passar pelo servidor mk, sofrer controle de banda e chegar no cliente, quero configurar na placa do cliente um IP válido, o IP do roteador como gateway, e o DNS da embratel.

    Como posso falar isso no mk?

  2. #2

    Padrão

    Kra vc vai ter que fazer NAT no seu servidor para seu cliente...

  3. #3

    Padrão

    blz .. configure o seu mk com o primeiro ip da sua faixa um exemplo .. eu tenho aqui uma faixa de 64 ips .. no caso vc coloca no mk o primeiro ip da faixa ex.. 201.44.182.130 .. esse e o primeiro ip no caso o gat dele sera 201.44.182.129 que e o router seu .. dai pra frente eu fis da seguinte forma .. adicionei no mk um ip 201.44.182.133/30 /30 e a mascara 255.255.255.252 se vc nao souber e no cliente vc poe 201.44.182.134/30 sempre um ip anterior e o gat do cliente... eu perdo 4 ips cada cliente em 4 em 4 foi a unica forma que eu consequi fazer ..

  4. #4

    Padrão

    Fernandolv, aqui é assim

    roteador > servidor mk > ap > cliente

    o meu mk já tá com o primeir ip válido da faixa de 64 ip's válidos que tenho, agora tenho de adcionar um outro ip válido na eth0 do mk, e isso? e depois é só colocar no cliente o proximo ip válido depois do que foi colocado extra na eth0?

  5. #5

    Padrão

    e como vou fazer para esse ip válido não passar pelo proxy transparente e pelo nat? quero que ele passe pelo servidor mk apenas para eu poder fazer um controle de banda

  6. #6

    Padrão

    a ideia e essa .. no caso vc ta usando o mk so pra rotear . no mk vc nao colocou placa wirelles nele ?

  7. #7

    Padrão

    nesse mk não tenho placa wireless, tenho apenas nat, proxy transparente, cache de DNS, e firewall, e resto é feito no ap (também mk). Mas esse ip válido quero ligar em um pc que tá depois do servidor mas não passar pelo ap.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Portela Ver Post
    nesse mk não tenho placa wireless, tenho apenas nat, proxy transparente, cache de DNS, e firewall, e resto é feito no ap (também mk). Mas esse ip válido quero ligar em um pc que tá depois do servidor mas não passar pelo ap.
    E ai portela.. Resolveu seu problema??
    Preciso saber como fazer isso tbm..

    A única coisa que pensei foi redirecionar um ip válido para um ip inválido...
    Ai o controle funciona.. mas continua sendo uma "gambi"... Gostaria de fazer dando um ip válido para o cliente..

    Vc fez???

  9. #9

  10. #10

    Padrão

    nem eu ainda .. vou tentar nessa semana colocar mais uma placa de rede e criar um ap=virtual no mk e colocar os 2 em bridge e testar depois eu posto o resultado vai ser a unica opcao

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandolv Ver Post
    nem eu ainda .. vou tentar nessa semana colocar mais uma placa de rede e criar um ap=virtual no mk e colocar os 2 em bridge e testar depois eu posto o resultado vai ser a unica opcao
    Pode até querer dar certo assim..Mas não resolve muito.. minha interface que está os clientes é wireless e ligado a omni..

    Será que se adicionar um ip válido para a interface wireless não dá certo??

    tipo:

    Interfaces IP

    Internet 200.1.1.2
    Wireless 192.1.1.1
    Wireless 200.1.1.3

    E no cliente colocar um ip válido (200.1.1.4).... Ai vai precisar de uma rota tbm específica..
    Eita.. Não sei viu.... To desesperado pra resolver esse problema.. As vezes agente pensa até besteira..

    No caso um server linux..
    Como ficaria isso no iptables??

  12. #12

    Padrão

    olha aqui minha estrutura e a seguinte .. roteador -> servidor lnx -> rub -> radio ponto a ponto -> hub -> microtik ./.. eu testei hj colocando o microtick criei um ap - virtual na interface wirelles e conectei o meu notebook dai coloquei ela e a placa de rede em bridge dai funcionou os ips validos .. no caso os ips o linux embaixo que eu libero os ips .. se o meu link tivesse ligado no meu rotiador direto daria certo 100 % sem muitos problemas .. mas a bridge funcionou sim .. o problema e que as 2 interfaces de rede que coloquei estao conflitando irqs ..mas to quase la .. qualquer coisa eu posto ai ..

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandolv Ver Post
    olha aqui minha estrutura e a seguinte .. roteador -> servidor lnx -> rub -> radio ponto a ponto -> hub -> microtik ./.. eu testei hj colocando o microtick criei um ap - virtual na interface wirelles e conectei o meu notebook dai coloquei ela e a placa de rede em bridge dai funcionou os ips validos .. no caso os ips o linux embaixo que eu libero os ips .. se o meu link tivesse ligado no meu rotiador direto daria certo 100 % sem muitos problemas .. mas a bridge funcionou sim .. o problema e que as 2 interfaces de rede que coloquei estao conflitando irqs ..mas to quase la .. qualquer coisa eu posto ai ..
    Dá certo com maskara 30. Mas perde 3 ips... Mas resolveu meu problema.. Por enquanto tá sobrando ip ;P..

    Até ...

  14. #14
    grisanl
    Visitante

    Padrão placas de rede para MK

    alguem ae tem a lista de placas de rede que sao suportadas pelo MK????

    so iniciante em MK tambem gostaria de saber qual a melhor versao pra usar???

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por grisanl Ver Post
    alguem ae tem a lista de placas de rede que sao suportadas pelo MK????

    so iniciante em MK tambem gostaria de saber qual a melhor versao pra usar???
    Ae..
    https://www.mikrotik.com/docs/ros/2.9/guide/driverlist

    Ao pé da letra vc quer placas de rede cabeada ou wi-fi??

  16. #16
    grisanl
    Visitante

    Padrão Versão

    Caro colega

    obrigado pela dica dos drivers....ja consegui acessa a encrenca....agora a dificuldade eh fazer funcionar td certinho.....

    como vejo c a versao que tenho ja esta craqueada????
    vc sabe onde encontro algum manual em portugues ????

    desde já agradeço;;;;

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por grisanl Ver Post
    Caro colega

    obrigado pela dica dos drivers....ja consegui acessa a encrenca....agora a dificuldade eh fazer funcionar td certinho.....

    como vejo c a versao que tenho ja esta craqueada????
    vc sabe onde encontro algum manual em portugues ????

    desde já agradeço;;;;
    OK... se tiver alguma dúvida é só postar que agente tenta te ajudar..
    Não entendi sua pergunta... Versão do mk craqueada é isso?
    Manual em português tá difícil viu, mas o pessoal do fórum tá tentando começar traduzir.. vamos ver se sai né...

    Abraços...

  18. #18

    Padrão IP válido

    Vc precisa segmentar dua rede de ip. exemplo....
    Voce possui o ip 200.x.x.1 ate 200.x.x.254...vamos dividila em 4
    por exemplo coloca na ether do roteador o ip
    200.x.x.1/27
    e na ether1 do mk 200.x.x.2/27 gw 200.x.x.1
    ai no seu roteador vc cria a rota pras redes
    ip route 200.x.x.64 255.255.255.64 200.x.x.2

    na ether2 do mk vc coloca o ip 200.x.x.65/26

    nos clientes vc coloca de 200.x.x.66/26 ate 200.x.x.254/26
    gw 200.x.x.65
    e na opção arp da ether2 vc marca como proxy-arp...
    será que deu pra entender?

  19. #19

    Padrão

    so reforcando...nao precisa fazer mascaramento...
    se vc tive clientes com ip falso vc coloca a regra do nat
    e em src-address vc coloca 10.0.0.0/8....
    pra ele so mascarar essas faixas de ip....
    será que deu pra entender?

  20. #20

    Padrão Corrigindo...

    A mascara de rede do ip da ether do roteador e da ether1 do mk sao /24...
    parece estranho...mas eh assim q o proxy arp funciona