Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sobre Placas e Interferência sofridas...

    Pessoal,

    Na minha cidade trabalho num ambiente extremamente poluído, com vários sinais em 2,4 GHz.. Prá vcs terem idéia, num ponto de acesso, uma setorial minha chega a pegar mais de 30 sinais diferentes, na opção Scan...
    Atualmente uso Mikrotik com D-Link G-510 como AP´s, mas venho sofrendo muito com alta latência nos clientes...

    Fiz um teste colocando o Star-OS com os meus velhos cartões Orinoco e funcionou muito bem, com latência baixa e bom desempenho da rede wireless...

    Então, estou procurando qual seria o melhor cartão/placa que poderia utilizar aqui, que seja menos sensível a interferências...

    Estive olhando as características de algumas placas que uso, e vi que nos datasheets da D-Link G-510, o Receiver Sensivity é de -82 dBm, enquanto que da D-Link AG-530 o mesmo parâmetro é de -92 dBm, ambas a 11 mbps.

    Isso quer dizer que a AG-530, nessa frequencia e velocidade, sofre menos com interferência que a G-510???

    Os cartões CM9 e Ubiquiti tbem possuem a mesma sensibilidade que a AG-530... O que vcs recomendam?

    Qualquer ajuda será bem-vinda...

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    AGM, usei AG-530 aqui num ambiente de espectro poluído e as mesmas não deram conta do recado não. Só os orinocos mesmos, estão firme já tem um bom tempo.

    Agora os CM-9 talvez resolveriam, mas minha experiência com os mesmos é apenas em 5.8 Ghz.

  3. #3

    Padrão

    eu aqui tambem sofro com ambiente puluido demais .. em algums horarios principalmente anoite uso cartao mini pci atheros e a latencia almenta um pouco e perca de pacotes .. estou em duvida se e a versao do mk que esta com esse bug pois em varios forums o pessoal comenta da versao 2,9.30 que ja vem com essa correcao .. se nao resolver atualizando o nicrotik vou usar o canal 14 . nos testes que eu fiz funcionou 100 % e ninguem usa aqui .. pode ser uma opcao boa pro pessoal

  4. #4

    Padrão

    Eu já estou usando a versão 2.9.34 e o problema continua...

  5. #5

    Exclamation

    o problema da latencial alta tem 2 sintomas .. aqui em algums clientes tem latencia alta mais a navegacao nao varia .. e outros clientes varia a latencia e varia a nevegacao a velocidade tambem .. qual e o seu caso .?

  6. #6

    Padrão

    outra coisa .. esse mk .34 vc tem licenca /? estou atraiz de uma versao crack mais ta dificil e o provedor ta no gargalo que ter gastado sem poder com uam tsunami e nao resolveu o problema so com o mk resolveu ai tamo sem grana pra nada ...

  7. #7

    Padrão

    o ocamento aqui fico apertado mesmo o provedor e pequano ainda e por coisa destas interferencias tivemos que colocar mk ..

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandolv Ver Post
    outra coisa .. esse mk .34 vc tem licenca /? estou atraiz de uma versao crack mais ta dificil e o provedor ta no gargalo que ter gastado sem poder com uam tsunami e nao resolveu o problema so com o mk resolveu ai tamo sem grana pra nada ...

    Sim, todos meu Mikrotik saum licenciados...

  9. #9

    Padrão

    gostaria de saber se o cartao senao funciona direito em ambiente poluido???
    se alguem usa ele nessas condiçoes.
    t+

  10. #10

    Padrão

    Tentei achar uma explicação do porque de praticamente TODOS os meus POP´s com Mikrotik e Placas D-Link estariam com problemas de latência alta... Quando mudei esse meu sistema (março desse ano), a temperatura já estava baixando, e começou a dar problema com o aumento de temperatura, nesses dias... A partir daí começou a zona.... Será que pode ter alguma coisa a ver???

  11. #11

    Padrão Sobre Placas e Interferência

    O clima interfere sim...já notei que a humidade do ar interfere bastante no meu sistema, quanto mais seco o ar, pior pro meu sistema...acho a propagação das ondas de rádio fica melhor quando a humidade está mais alta.
    Muitos reclamam da época das chuvas, mas pra mim não é problema, fazendo os conectores direitinho não tem erro.
    Quanto a poluição, essa sim é um problema sério, também já TESTEI o canal 14 e com ele tudo funciona bem, mas não rola de usar ele direto.

    t+

  12. #12

    Padrão

    Entaum eis aqui o dilema: na semana passada chove a semana inteirinha, depois de uma estiagem de aproximadamente 40 dias... A umidade creio não ter sido o problema, pois muito antes de começarem as chuvas, já estava alta a latência, e continuou alta durante as chuvas, tendo alguns dias frios também...

    Hoje fiz outros testes: coloquei 1 AG530 (em 2,4 GHz) no lugar de uma G510 no Mikrotik... Continuou a mesma m..... Outro teste que fiz foi colocando uma AG530 (em 2,4 GHz tbem) no lugar de um Orinoco que estava com latência baixa, mas tinha o problema de dar seguidos Resets no cartão wireless (a famosa "Resetting Wireless Card", ou "Netdev Watchdog"). Nesse, a latência que era baixa com o Orinoco, ficou extremamente alta com a AG530, mas naum dava mais o Reset no cartão...

    Pretendo fazer outro teste: usar outro APLinux (wisp-dist, Ikarus, etc..), usando cartões Orinoco, para ver se ele reseta menos o cartão... Alguém tem alguma sugestão???

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por _AGM_ Ver Post
    Entaum eis aqui o dilema: na semana passada chove a semana inteirinha, depois de uma estiagem de aproximadamente 40 dias... A umidade creio não ter sido o problema, pois muito antes de começarem as chuvas, já estava alta a latência, e continuou alta durante as chuvas, tendo alguns dias frios também...

    Hoje fiz outros testes: coloquei 1 AG530 (em 2,4 GHz) no lugar de uma G510 no Mikrotik... Continuou a mesma m..... Outro teste que fiz foi colocando uma AG530 (em 2,4 GHz tbem) no lugar de um Orinoco que estava com latência baixa, mas tinha o problema de dar seguidos Resets no cartão wireless (a famosa "Resetting Wireless Card", ou "Netdev Watchdog"). Nesse, a latência que era baixa com o Orinoco, ficou extremamente alta com a AG530, mas naum dava mais o Reset no cartão...

    Pretendo fazer outro teste: usar outro APLinux (wisp-dist, Ikarus, etc..), usando cartões Orinoco, para ver se ele reseta menos o cartão... Alguém tem alguma sugestão???
    Esse reset, tem como resolver AGM.

    Quanto a sistemas que usam orinoco como AP, conheço apenas 1; Main Page - ME2000

    Caso não use o mesmo, posso ajudá-lo a montar um com Slackware e HermesAP. Mas nesse caso tudo passa a ser manual, em modo texto; nada das facilidades de gerenciamento do winbox ou o console do star-os.

  14. #14

    Padrão

    _AGM_

    So entrei nesse topico para te dar um forca, mas vai ser em cima de experiencia "PRATICA", tenho em minha cidade varios provedores e muitas torres com no minimo 2 a 5 APs em cada 1, e so para voce ter uma ideia, temos 4 torres na cidade, a principal com 60 mtrs temos 2 OMNI "1 de 15dbi e outra de 8 dBi" na ponta com 3 metros de diferenca de cada << "aqui mikrotik 2 cartao", na mesma altura tenho um AP senao com uma grade de 24dBi fazendo um PTP para um cliente nosso no sitio, 10 metros a baixo, tenho um AP samsung com grade na horizontal PTP para uma outra empresa, 5 metros abaixo tenho um mikrotik com 3 5.8ghz para 3 torres nossas, com mais 10mtrs abaixo tenho outro mikrotik com duas setorial de 120 graus 1 cartao senao em cada uma, e na mesma maquina tenho ptp em 5.8 para uma das minhas torres, e com 10 mtrs abaixo tenho uma pluton ptx32,

    Por isso n largo meus cartaozinho da senao nem a pau SL2511CD Plus, no meu caso aqui sao otimos, tenho um linuxap desse ai que n baixa de 100 clientes simultanes em nunhum horario do dia, os d+ ficam em torno de 50 a 80 user simultaneos.

    Ja testei o cartao da AP2000, ja testei o AG530 em 2.4ghz, ja testei o proprio cartao da AP Samsung, e todos com o mesmo problema que vc esta passando ai, PING alto do nada, com apenas 20 clientes ja pinga alto, isso ne minha opiniao 'e normal isso nesses cartoes, quero dizer em cima da PRATICA, agora os SENAO SL2511 estao com 80 a 100 clientes e os pings em torno de 2 a 10ms, com uma media de 2MB de dados em cada cartao.

    _AGM_, volto a dizer, isso 'e experiencia minha aqui, e como sabem dou consultoria em varios outros estados e cidades e tenho clientes com o mesmo sucesso que o meu aqui.

    Ps. teste feitos tmb, SENAO sl2511 acima de 130 clienetes simultaneos ja n fica legal.

    Espero ter dado alguma luz ai para voce.

    Abracos.

    Sensitivity @FER=0.08
    11 Mbps <-89dbm
    5.5 Mbps <-91dbm
    2 Mbps <-93dbm
    1 Mbps <-95dbm

  15. #15
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    hehehehehe... Thiago, como eu fazia "mágica" com os cartões orinoco, vc faz com este SENAO (odeio SENAO...)

  16. #16

    Talking

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    hehehehehe... Thiago, como eu fazia "mágica" com os cartões orinoco, vc faz com este SENAO (odeio SENAO...)
    verdade!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkk
    sorte para nos!!!

  17. #17

    Padrão

    Caramba...

    Minha visão do Senao tbem era essa: de grande poluidor de espectro, pois meu concorrente colocou um Senao aqui e virou tudo uma merda... Agora convenci ele a tirar e colocar um Orinoco e a coisa melhorou bastante, mas a minha latência ainda tá um lixo... Tiago, esse Senao vc usa no Mikrotik ou no Star-OS??? Ele tem o mesmo chipset do Orinoco, naum eh??? Se usar no Star-OS, ele naum dá reseting wireless card direto???

    Em média, naum tenho mais de 30-40 simultâneos em cada AP meu...

  18. #18

    Smile

    AGM eu to no mesmo barco que vc quero manter meu serviço com qualidade num ambiente muito poluido.. e to no mesmo caminho que vc.. pretendo fazer teste com cartoes cm9 e verificar como os mesmo se comportam, eu tenho pops em habiente poluido e outra regioes onde so tem minha rede e a diferenca e grande... ja botei de tudo la.. ag530, senao e o que deixou a rede um pouco melhor foi o swl 3300, mais a latencia ta alta e to com um problema novo.. neste ponto minha rede da com upload baixo os clientes nao consegue enviar email anexo.

  19. #19
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por _AGM_ Ver Post
    Caramba...

    Minha visão do Senao tbem era essa: de grande poluidor de espectro, pois meu concorrente colocou um Senao aqui e virou tudo uma merda... Agora convenci ele a tirar e colocar um Orinoco e a coisa melhorou bastante, mas a minha latência ainda tá um lixo... Tiago, esse Senao vc usa no Mikrotik ou no Star-OS??? Ele tem o mesmo chipset do Orinoco, naum eh??? Se usar no Star-OS, ele naum dá reseting wireless card direto???

    Em média, naum tenho mais de 30-40 simultâneos em cada AP meu...
    O SENAO não possui o mesmo chipset do ORINOCO. O chipset dos orinocos (classic gold e silver) são Hermes equanto do SENAO é prism 2.5.

    Se usar o no star-os tb ocorrem resetting card. Na verdade esse resetting card está intimamente relacionado ao adaptador PCMCIA e à placa mãe.

  20. #20

    Padrão

    _AGM_
    n uso Star-os nao, uso apenas mikrotik, como o sergio disse acima, os orinico sao chipset Hermes e tem os Orinoco da AP2000 sao chipset Atheros, os cartoes do senao sao prismII, nele tem como regular a potencia dos cartoes em 30, 100 e 200mw, por exemplo no meu POP principal que tenho aqui esta setado em 30mw de potencia, limito as conexoes dos cliente todos sem excecao a 20 conexoes simultaneas, meus clientes sem excecao estao todos com 64k UP e 128k Down, p2p bloqueado, etc
    Nao sei se vc's sabem o cartao do AP3300 da samsung 'e o mesmo do senao chipset prismII de 200mw, a unica diferenca 'e q o hardware que controla do AP da samsung que limita a potencia do cartao em 32mw.

    Abracos.