+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Como priorizar o Trafico voip no MK

    Galera

    Como priorizar o Trafico voip no MK
    Porta 5060

    alguem teria algum script?

    Tipo gostaria de estar priorizando o trafego voip de um usuario para teste e depois liberar a regra para o grupo + sabendo como faz o resto eu me viro...

    exemplo cliente tem 300k + ao usar o voip priorizar destes 300k uns 96/128k para manter um QoS Legal

    alguem tem feito QoS para voip no MK com vcs vem trabalhando?

    abraço

    Alexandre
    CaracolNET

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por caracolnet Ver Post
    Galera

    Como priorizar o Trafico voip no MK
    Porta 5060

    alguem teria algum script?

    Tipo gostaria de estar priorizando o trafego voip de um usuario para teste e depois liberar a regra para o grupo + sabendo como faz o resto eu me viro...

    exemplo cliente tem 300k + ao usar o voip priorizar destes 300k uns 96/128k para manter um QoS Legal

    alguem tem feito QoS para voip no MK com vcs vem trabalhando?

    abraço

    Alexandre
    CaracolNET
    Pergunta boa..
    hehe...
    Também gostaria de saber..

    Ajuda ae galera...

  3. #3

    Padrão

    salve salve galera,

    é o seguinte, a porta 5060 do VoIP é apenas para registrar no servidor, depois que a caonexão é estabelecida, o VoIP usa portar aleatórias, normalmente entre 10000 e 20000.

    VocÊ priorizar estar portas é muito sério, pois o kazaa ou emule da vida pode detonar seu link.

    Você tem 2 saídas:

    1) priorizar pelo ip do servidor sip

    2) instalar layer7 e marcar os pacotes voip. após estabelecida a conexão ele conhece oq é p2p / voip e outros.

    Na sequencia vc pode fazer o seguinte, criar 3 grupos de banda, ex:
    Digamos que se link seja 1mb

    GrupoA - 1mb
    GrupoB - 800k
    GrupoC - 100k

    Dessa forma vc jogaria o voip no GrupoA, os serviços diversos no GrupoB e o p2p no GrupoC.

    No meu provedor eu separei uma banda e apenas os ips do meu servidor SIP usam esssa banda.... tem funcionado mto bem!
    Na minha rede quem usa serviço de VoIP de outros provedores, entra no GrupoB.
    Uso slackware..... mas creio que dê pra usar esse mesmo raciocinio no MK sem problemas.

    Espero ter ajudado em algo.

    [ ] ´s

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    salve salve galera,

    é o seguinte, a porta 5060 do VoIP é apenas para registrar no servidor, depois que a caonexão é estabelecida, o VoIP usa portar aleatórias, normalmente entre 10000 e 20000.

    VocÊ priorizar estar portas é muito sério, pois o kazaa ou emule da vida pode detonar seu link.

    Você tem 2 saídas:

    1) priorizar pelo ip do servidor sip

    2) instalar layer7 e marcar os pacotes voip. após estabelecida a conexão ele conhece oq é p2p / voip e outros.

    Na sequencia vc pode fazer o seguinte, criar 3 grupos de banda, ex:
    Digamos que se link seja 1mb

    GrupoA - 1mb
    GrupoB - 800k
    GrupoC - 100k

    Dessa forma vc jogaria o voip no GrupoA, os serviços diversos no GrupoB e o p2p no GrupoC.

    No meu provedor eu separei uma banda e apenas os ips do meu servidor SIP usam esssa banda.... tem funcionado mto bem!
    Na minha rede quem usa serviço de VoIP de outros provedores, entra no GrupoB.
    Uso slackware..... mas creio que dê pra usar esse mesmo raciocinio no MK sem problemas.

    Espero ter ajudado em algo.

    [ ] ´s
    Legal esta sua visão
    Tenho um link de 2MB e para mim seria uma mão na roda dar uma separada/priorizada +/- neste conceito...

    como faço isto no mkt... criação de grupo e divisão de usuarios por grupo?

    ou como tipo conforme orientado o ip de minha operadora voip eu tenho como priorizar o trafego para este ip

    Muito interessante esta sua visão

    valew

    abraço a todos

    Alexandre
    Caracolnet

  5. #5

    Padrão

    Na minha rede (toda com Mikrotik), eu priorizo o Voip com uma dica que peguei aqui do Forum:

    add chain=forward connection-mark=voip_conn action=mark-packet \
    new-packet-mark=voip passthrough=yes comment="Marca Pacotes Voip" \
    disabled=no
    add chain=postrouting connection-mark=voip_conn action=change-tos \
    new-tos=min-delay comment="Voip" disabled=no
    add chain=forward dst-address=ip_do_meu_sip action=mark-connection \
    new-connection-mark=voip_conn passthrough=yes comment="Voip" disabled=no

    Também na regra de controle de banda dos meus clientes eu excluí o IP do meu servidor sip, para evitar que o Voip "pipoqueie" quando o cliente estiver usando toda banda dele...

  6. #6

    Padrão

    Opa, as regras acima estão todas em IP / Firewall / Mangle

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por _AGM_ Ver Post
    Na minha rede (toda com Mikrotik), eu priorizo o Voip com uma dica que peguei aqui do Forum:

    add chain=forward connection-mark=voip_conn action=mark-packet \
    new-packet-mark=voip passthrough=yes comment="Marca Pacotes Voip" \
    disabled=no
    add chain=postrouting connection-mark=voip_conn action=change-tos \
    new-tos=min-delay comment="Voip" disabled=no
    add chain=forward dst-address=ip_do_meu_sip action=mark-connection \
    new-connection-mark=voip_conn passthrough=yes comment="Voip" disabled=no

    Também na regra de controle de banda dos meus clientes eu excluí o IP do meu servidor sip, para evitar que o Voip "pipoqueie" quando o cliente estiver usando toda banda dele...
    ok vou tentar fazer esta

    vc disse na ultima menssagem q faz isto no mangue... bom pelo q entendi ele aí so esta marcando o pacote depois nao teria q priorizar ou criar + algo no queues // queues true?

  8. #8

    Padrão

    Naum, já estou alterando o TOS dos pacotes de Voip para delay mínimo...

  9. #9

    Padrão

    Interessante essa solução.
    Mas gostaria de entender melhor esse TOS.

    O que o MT faz exatamente com essa função?