+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Wink rodar script sem usar crontab

    Pessoal eu tenho em meu server um scriptque fica monitorando os serviços no mesmo, porém eu tenho que ir no crontab e especificar cada modulo de quanto em quanto tempo ele deve rodar...

    A minha ideia era q esse esse script rodasse como um daemon (me desculpe se eu estiver falando besteira) desta maneira ele fica rodando o tempo todo em backlground tipo o squid, samba, apache, etc. e quando chegasse a hora de um modulo rodar ele seria executado....

    Vou exemplificar:
    --> A cada 10 minutos verifdica memoria, se estiver muito baixa envia um alerta via e-mail.
    --> A cada 3 horas verifica espaço livre no HD, se estiver baixo, exclui arquivos de backup antigo.
    --> A cada 1 hora verifica os serviços se ainda estao ativos e se algum tiver caido ou instavel o script tem varios parametros pra reseolver o problema.
    E assim por diante...

    POrtanto minha ideia era que este script torna-se um daemon e assim ele ia verificando o tempo e assim iria saber qual modulo rodar...

    Valew pelaq atenção de todos!!!

  2. #2

    Padrão

    Boa tarde amigo,

    hoje tenho pouco experiência com Linux e não sei te responder se isto já apresenta alguma solução pronta, mas acho que isto é facil fazer com um script interagindo com banco de dados.

    Código :
     
    while ( true ) {
     
         # consulta banco e verifica se tem pendencia a ser executada
         # caso encontre alguma coisa execute o mesmo
     
         sleep(30); # para esperar trinta segundos antes de executar de novo
     
    }

  3. #3

    Thumbs up

    Kra isso ainda não e bem o quie eu esou precisando porém ja me deu uma excelente ideia.....

    Valew mesmo sua dica foi mto importante!!!

  4. #4

    Padrão

    É, a dica do cara funciona bem. Formalizando ela (poderia) ficar assim:

    Código :
    while true; do
    ...
    ...
    ...
    sleep 60 # Medido em segundos
    done;


    Abraços!