Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Question Pentium 233

    pessoal, comprei + 256 megas de memoria pra por no pentium 233 ficou um total de 448, uma duvida, isso seria um esageiro pra um ap Mikrotik
    ja que nao farei cache proxy nele
    configuraçao :
    processador pentium 233 com cache l2 de 512 kb
    memoria
    slot 1 64 mb
    slot 2 256 mb
    slot 3 128 mb
    placa mae intel atx sl 66b
    hd 8 giga
    4 pci
    3 isa
    pci dlink g 510 versao b1
    Última edição por marcelomg; 01-11-2006 às 19:02. Razão: erros de ortografia rsssss

  2. #2

    Thumbs down Pentium 233

    448MB para o MK é um exagero.
    uso isso pra fazer Proxy cache e mesmo assim nunca ví meu MK se quer usando mais que 256MB e tenho 12GB de cache.

  3. #3
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Cool

    Citação Postado originalmente por prdemori Ver Post
    448MB para o MK é um exagero.
    uso isso pra fazer Proxy cache e mesmo assim nunca ví meu MK se quer usando mais que 256MB e tenho 12GB de cache.
    Então é realmente o que pensei, quanto de ram vc recomenda eu deixar ?
    essa maquina aguenta fazer Proxy cache ?

  4. #4

    Lightbulb Pentium 233

    cara...
    deixa essa memória de 512MB na máquina e faz Proxy Cache nela.
    ou então pode deixar só 128MB mesmo...

    Se for fazer Proxy no MK providencia um Adaptador CFIDE + FLASH 128MB
    e Coloca na Secundare IDE um HD 40GB tá ótimo. (de preferência 7200rpm)

  5. #5
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Question

    Citação Postado originalmente por prdemori Ver Post
    cara...
    deixa essa memória de 512MB na máquina e faz Proxy Cache nela.
    ou então pode deixar só 128MB mesmo...

    Se for fazer Proxy no MK providencia um Adaptador CFIDE + FLASH 128MB
    e Coloca na Secundare IDE um HD 40GB tá ótimo. (de preferência 7200rpm)
    Tem um pessoal que dis não aguentar fazer proxy Cache !? agora o que faço??

  6. #6

    Arrow Pentium 233

    Olha,
    nunca usei Mikrotik num Pentium 233.
    Uso 01 Celerom 2.13 com 512MB DDR + HD de 40GB 7200RPM.
    Faz Cache perfeitamente.
    e uso no máximo 4% do provessador. ou seja, não usa nada...

    No meu conhecimento, Mikrotik usa só memória (128MB tá ótimo) e Cartão de Rádio.

    No caso, fazendo cache...
    Ele vai usar mais Memória (+- 512MB) para Gerenciar o Cache e vai usar o HD.


    O certo seria voce mandar bala com seu Pentium 233. se não atender vossa necessidade e voce tiver condições de comprar uma máquina melhor. fica a seu critério.

    Espero ter ajudado.

  7. #7
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Cool ?

    O que quero entender é a necessidade real de processamento para o Mikrotik, vc com esse MK, atende a quantos clientes simultâneos ?
    Se vc tiver poucos clientes nesse ap logo não seria um exemplo de que o Mikrotik não necessita de muito processamento.
    Obrigado por responder este post!

    Citação Postado originalmente por prdemori Ver Post
    Olha,
    nunca usei Mikrotik num Pentium 233.
    Uso 01 Celerom 2.13 com 512MB DDR + HD de 40GB 7200RPM.
    Faz Cache perfeitamente.
    e uso no máximo 4% do provessador. ou seja, não usa nada...

    No meu conhecimento, Mikrotik usa só memória (128MB tá ótimo) e Cartão de Rádio.

    No caso, fazendo cache...
    Ele vai usar mais Memória (+- 512MB) para Gerenciar o Cache e vai usar o HD.


    O certo seria voce mandar bala com seu Pentium 233. se não atender vossa necessidade e voce tiver condições de comprar uma máquina melhor. fica a seu critério.

    Espero ter ajudado.

  8. #8

    Padrão

    O que consome mais processamento (e memória) imagino eu que seja:
    Proxy
    Queues
    AP

    O resto acredito que seja pouquissima coisa, de CPU e RAM

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    O que quero entender é a necessidade real de processamento para o Mikrotik, vc com esse MK, atende a quantos clientes simultâneos ?
    Se vc tiver poucos clientes nesse ap logo não seria um exemplo de que o Mikrotik não necessita de muito processamento.
    Obrigado por responder este post!
    Olha eu tenho 70 clientes em uma máquina Athlon 2.0, 1 Gb de memória, Hd de 120 Gb e uma placa G520 como AP. Meu processamento máximo usado foi 9% e memória fazendo cache consome mesmo. Agora não axo que 70 clientes são poucos para uma plaquinha "barata" como a D-Link G520. Axo que a limitação não é tanto no processador e sim na placa que faz AP. Pois no site do mikrotik eles vendem router board com processador 233 ou 266 e colocam aquelas minipci ferradas de 400 mW pra suportarem mais de 400 clientes ou mais...

    Vai ai minha opinião...

    Abraços..

  10. #10
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nazzi Ver Post
    Olha eu tenho 70 clientes em uma máquina Athlon 2.0, 1 Gb de memória, Hd de 120 Gb e uma placa G520 como AP. Meu processamento máximo usado foi 9% e memória fazendo cache consome mesmo. Agora não axo que 70 clientes são poucos para uma plaquinha "barata" como a D-Link G520. Axo que a limitação não é tanto no processador e sim na placa que faz AP. Pois no site do mikrotik eles vendem router board com processador 233 ou 266 e colocam aquelas minipci ferradas de 400 mW pra suportarem mais de 400 clientes ou mais...

    Vai ai minha opinião...

    Abraços..
    Valew, acho que vai bem essa 233, e a memoria que vc acha ?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Valew, acho que vai bem essa 233, e a memoria que vc acha ?
    che e o que eu preciso para fazer poxy e controlar banda de 20 ,30 clientes no maximo, que vc´s achao, que maquina daria, pois, nao tenho grana para colocar uma maquina nova pra fazer apenas isso, como ap uso um samsung, so preciso controlar banda e proxy, mas acho que um p3 500 mhz daria conta do recado, com um hd de 40gb 7200, que vc´s achao ?????

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Valew, acho que vai bem essa 233, e a memoria que vc acha ?
    Acho que tá ótimo... Se vc não for fazer cache vc pode até deixar 256, pq vc também não pode exigir muito da sua G510.. Ela não irá tão longe quanto aos clientes..
    Agora se quiser fazer cache, o que eu acho muito bom, deixa essa memória toda e ativa lá seus 8 Gb de HD pra proxy cache...

    Espero ter ajudado...

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    che e o que eu preciso para fazer poxy e controlar banda de 20 ,30 clientes no maximo, que vc´s achao, que maquina daria, pois, nao tenho grana para colocar uma maquina nova pra fazer apenas isso, como ap uso um samsung, so preciso controlar banda e proxy, mas acho que um p3 500 mhz daria conta do recado, com um hd de 40gb 7200, que vc´s achao ?????
    Ai.. 20 a 30 clientes, acho que não terá problema algum... E memória coloca um pouco mais...

    Lembrando que o mikrotik utiliza + ou - 16 Mb de memória, se não me engano, pra cada 1 Gb de cache... Por isso recomendo quem for fazer cache utilizar mais memória...

    Abraços..

  14. #14

    Padrão

    ta legal, entao o que recomendaria de cahce em hd, visto que se for colocar 40gb necesitarei de 512mb de memoria.
    quantos gb deveria guardar pra cache........

  15. #15

    Padrão

    Broder é muita memoria, entaum seria um exagero de sua parte, mas vc pode fazer cache. ok

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nazzi Ver Post
    Olha eu tenho 70 clientes em uma máquina Athlon 2.0, 1 Gb de memória, Hd de 120 Gb e uma placa G520 como AP. Meu processamento máximo usado foi 9% e memória fazendo cache consome mesmo. Agora não axo que 70 clientes são poucos para uma plaquinha "barata" como a D-Link G520. Axo que a limitação não é tanto no processador e sim na placa que faz AP. Pois no site do mikrotik eles vendem router board com processador 233 ou 266 e colocam aquelas minipci ferradas de 400 mW pra suportarem mais de 400 clientes ou mais...

    Vai ai minha opinião...

    Abraços..
    mostra para mim aonde esta esse milagre ai ? Isso 'e ridiculo!!!
    Citação Postado originalmente por Nazzi Ver Post
    Pois no site do mikrotik eles vendem router board com processador 233 ou 266 e colocam aquelas minipci ferradas de 400 mW pra suportarem mais de 400 clientes ou mais...

  17. #17

    Thumbs up

    Para ficar bem claro como que funciona o calculo de TAMANHO de MEMORIA por QUANTIDADE de HD RESERVADO para CACHE, esta abaixo as suas respostas:

    Notas Pelo defeito web-proxy pode usar tanto espaço de disco como é alocado para ele. Quando o sistema aloca o espaço para o web-proxy, o 1/7th do tamanho total da divisória (disco) é reserved para o sistema, mas não menos do que 50MB. O restante é deixado para o web-proxy. O tamanho da RAM do sistema é considerado também ao alocar o tamanho do web-proxy. O tamanho do web-proxy é limitado assim, no minimo ao menos 15MB da RAM por 1GB do web-proxy, mais 55MB da RAM é reserved para o systema. Max-cache-size do sistema é feito exame também no cliente, assim que o web-proxy não ocupará mais do que se especifica nesta propriedade. O limite eficaz é calculado como um mínimo de todos os três limites. Anote também que RouterOS suporta até 950MB da memória. Considerando a nota precedente, você deve estar ciente que você não poderá permitir o web-proxy, se você tiver menos do que 60MB da RAM em seu router.

    Entao com essa explicacao respondemos diversas perguntas aqui no forum:
    1 - O calculo exato para quantidade de memoria X tamanho do HD.
    2 - Esta comprovado material OFICIAL da MIKROTIK que o mesmo so suporta no maximo 950MB de memoria no maximo.

    Calculo para cada 1G de cache:
    web-proxy + systema = RESULTADO * Quantidade de Gigabytes reservado para cache = QUANTIDADE de MEMORIA RESERVADO para CACHE.
    15MB + 55MB = 70MB * 8G = 560MB "de memoria reservado para o cache"

    Fico a disposicao para eventuais duvidas.
    Última edição por tiagomatias; 08-11-2006 às 11:41.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tiagomatias Ver Post
    mostra para mim aonde esta esse milagre ai ? Isso 'e ridiculo!!!
    Aee foi mal.. num deve ter sido no site do mk..
    Mas olha esse site..

    cfide.com.br/loja/index.cgi?mode=view&viewcategory=Wireless
    Produto: Placa WRAP.2E para roteador wireless
    Produto: Placa WRAP.1E para roteador wireless

    No site da linkpower tbm tem um produto deles e garantem mais de 200 clientes simultâneos...
    Untitled Document

    Pelo que sei a única diferença dessa routerboard da nossa placa mãe é que ela fornece uma maior corrente para as minipci's, por isso ela suporta maior tráfego, enquanto se procurar-mos em alguns tópicos aqui vemos que ninguém consegue usar 400 mW em uma minipci pq o barramento pci da placa mãe não fornece a corrente necessária pra se obter 400 mW de saída..

    Olha quanto tem de memória essa routerboard e pesquisa quantos clientes ela suporta com cartões de primeira linha.. depois posta pra gente...

    Flw

    Abraços...
    Última edição por Nazzi; 08-11-2006 às 15:25.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nazzi Ver Post
    Olha eu tenho 70 clientes em uma máquina Athlon 2.0, 1 Gb de memória, Hd de 120 Gb e uma placa G520 como AP. Meu processamento máximo usado foi 9% e memória fazendo cache consome mesmo. Agora não axo que 70 clientes são poucos para uma plaquinha "barata" como a D-Link G520. Axo que a limitação não é tanto no processador e sim na placa que faz AP. Pois no site do mikrotik eles vendem router board com processador 233 ou 266 e colocam aquelas minipci ferradas de 400 mW pra suportarem mais de 400 clientes ou mais...

    Vai ai minha opinião...

    Abraços..
    que placas são essas...nós a encontramos para venda no brasil??

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxtex Ver Post
    que placas são essas...nós a encontramos para venda no brasil??
    De 400 mW? Tem Ubiquiti que eu sei.. ela é minipci.. Tem que comprar adaptador...