+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Radius

    Tenho um servidor ppp com servidor radius.

    agora eu tenho um problema que todos tem ou ja teve. configurei ele pra que somente 1 usuario conecte, agora acontece o seguinte se a maquina desse usuario trava ou se a conexão trava o usuario fica preso no radius, dai o cliente tem que entrar em contato com suporte pra poder conectar novamente, será que existe uma maneira de se colocar um script ou coisa assim pra quando isso acontecer ele se desconectar sozinho sem precisar deletar o usuario manual? estou usando freeradius com Mysql .



    agradeço a ajuda de todos.
    creio que esse problema muitas pessoas tem ou ja teve.

  2. #2

    Padrão

    dai gostaria de saber tambe se teria como eu colocar a velocidade que o cliente ta navegando Ex: pppoe sob ethernet "256" dai aparecer para o usuario a velocidade de conexão apos a autenticação?

  3. #3

    Padrão opa

    Cabra, estou qurendo montar um servidor pppoe + radius + mysql queria saber se tem como vc me passar algum documento que tenha pelo menos pppoe + radius pra eu montar e testar aki.
    ja procurei sobre o mesmo mas so acheio radius nao achei radius com pppoe.
    Fico grato com sua colaboração

  4. #4

  5. #5

    Talking

    Bem, o servidor radius nada mais é que um servidor frio.
    Ele somente recebe os dados, e envia o status praticamente. Entao, o que está deixando o usuario travado mesmo seria o servidor PPP.

    Existe uma configuração que se faz no ppp, que se, por exemplo, o usuario remover o cabo de rede, a conexao cai, e o usuario no radius é removido.

    Essa verificação é feita através de LCP (lcp echo). Pode se definir a frequencia desse pacote echo usando o LQR (LQR = Link quality request) (LCP = LINK CONTROL PROTOCOL).

    Entenderam a ideia?

  6. #6

    Padrão radius

    entendi perfeirtamente, percebi que o ppp server atualiza de 5 em 5 minutos, sera que teria algum comando pra ele atualizar mais rapido.

    Ex: executei os seguintes testes

    1 conectei um usuario chamado joao
    2 retirei o cabo de rede
    3 coloquei o cabo novamente
    4 programei o discador no windows pra rediscar cada 1 segundo
    5 dai marquei o tempo que o ppp levaria pra identificar que esse usuario nao estava conectado

    Resultado depois de 5 minutos ele autenticou novamente .

    agora preciso saber qual comando coloar certinho. no ppp.conf

  7. #7

    Padrão

    deu certooooooooooooo
    ufaaa


    graças à boa ajuda doooo Grayfox


    coloquei o seguinte no ppp.conf

    enable lqr echo
    set vj slotcomp on
    set rad_alive 1
    set redial 5 25
    set lqrperiod 1
    set echoperiod 1



    resilvido

  8. #8

    Padrão

    Agora so falta configurar o ppp para mostrar a velocidade de conxão do usuario ex: joao 128Kbps amarildo 256Kbps




    sera que tem como ?

  9. #9
    Alex Cavalcanti
    Visitante

    Padrão Problemas com PPPOE + Radius

    Em alguns momentos o pppoe trava. Sendo necessário matar algumas conecções ppp para que a autenticaçção volte a funcionar.

    "O PPOE não está fazendo NAT ele dá ip_válido para os clientes..."

    O problema está que, em alguns casos, por algum motivo que eu ainda desconheço, o cliente dropa a conexão sem fazer o pedido de desconexão. Ele não está mais conectado, mas para o meu servidor pppoe + radius ele continua pendurado.

    Há uma discrepancia entre os usuários logados no RADIUS e Conexões ppp no ppoe.

    Exemplo: Se tenho 100 usuários logados no RADIUS eu deveria ter 100 conexões ppp no ppoe. Claro, que, considerando, que em algumas situações terá um delay onde eu posso ter mais conexões ppp do que usuários autenticados, porém, esta discrepancia é muito alga. O que significa que o usuários desconecta e a mesma não é finalizada.
    conteúdo do meu arquivo ppp.conf
    ****
    # PPP options for the PPPoE server
    # LIC: GPL
    require-pap
    login
    lcp-echo-interval 10
    lcp-echo-failure 2
    ****
    Obrigado!