+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Invasao pelo ssh

    Pesssoal...a um tempo atraz meu firewall foi invadido, fiz uma auditoria e percebi que so poderia ser pelo ssh...forca bruta. Bom, nao tinha permissao pra senha root ,mas a senha usuario estava fraca e uso a porta 22. Entao coloquei uma senha forte, nao dou permissao pra root, mas nao consigo alterar a porta, estou tentando usar a porta 4444 mas nao loga. Como faco pra alterar o ssh pra usar a porta 4444 ou alguem pode sugerir outra porta, alias eu ate ja liberei no iptables pra poder conectar pela porta 4444, mas mesmo assim nao conecta..qual procedimento correto pra alterar.

    um abraco a todos !

  2. #2

    Padrão

    Edita o sshd_config e altera
    Port 22 pra Port 4444 e reinicia o ssh....

    dps pra conectar usuario@host -p 4444

  3. #3

    Padrão

    Fiz o mesmo, coloquei na porta 50321 e deu tudo certo. Modifiquei o sshd.conf e restartei o sshd. Seu problema pode ser no firewall. Já tentou acessar ele via ssh com o firewall desabilitado?

  4. #4

    Padrão

    Kra outra coisa que eu fiz foi bloquear o login de root:
    Descomente esta linha
    #PermitRootLogin yes
    e deixe ela assim:
    PermitRootLogin no
    Desta maneira caso haja uma invasao o invasor nao tera acesso total....
    E tb vc vai ser obigado a logar com um usuario limitado pra depois adquirir poderes de root.

  5. #5

    Padrão

    eu tb naun uso ssh na porta 22,soh na 2201..e outra coisa...usa um usuário que naun seja um nome conhecido...há cerca de 1 mes,qdo meu server ainda estava na porta 22,tentaram um ataque de força rbruta,peguei eles qdo estavam tentando conxão com vários nomes..ainda bem q naun chagaram no meu user,denominado joselito...depois dessa,ateh pro nome de usuário eu misturo letras com numeros...tipo.... luc4s ... flw!!

  6. #6

    Padrão

    se quiser uma ferramenta ótima que te reporta TUDO sobre a máquina, inclusive quando o fdp estiver tentando entrar na sua máquina.

    Chama-se ossec. Rápido e fácil de instalar.
    O cara dá um ssh e vc recebe e-mail na hora te informando.

    Quando vc cria um usiário ou modifica qualquer arquivo de segurança na máquina... vc ecebe um e-mail. hehehe

  7. #7

    Padrão

    OSSEC HIDS - Open Source Security

    Eu queria agora eh uma ferramenta que me reporte os dadosda máquina como memória, disco, ultimos logins... se alguem souber me fale.

  8. #8

    Padrão

    vo testar esse ossec...deve ser a pampa...detalhe,o servidor que estava tentando invadir o meu, é da faculdade de astronomia do mackienzie...de são paulo...é mole? ateh hj o bosta do webmaster naun respondeu meu email..

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por samuelstj Ver Post
    OSSEC HIDS - Open Source Security

    Eu queria agora eh uma ferramenta que me reporte os dadosda máquina como memória, disco, ultimos logins... se alguem souber me fale.
    nuan sei se te ajuda...mas vc jah viu o ebox?


    Running A File-, Print-, Proxy-, DHCP-, AND Time-Server For Small/Medium Enterprises | HowtoForge - Linux Howtos and Tutorials

  10. #10

    Padrão

    foda, sou admin do depto de ciencia da computacao da UnB. Aqui eu tive um probleminha desse tipo tb. Mas foi pior, gente daqui de dentro tentando me invadir.

    Vou pesquisar sobre o ebox
    Obrigado

  11. #11

    Padrão

    Só para responder o cara que queria dados sobre memoria, disco, ultimos logins e tals pode tentar usar o cacti que usando o protocolo snmp ou outro protocolo lá que não lembro ele consegue coletar esse tipo de informações e mtos outros de diversas maquinas e colocar em um único site centralizado.

    falows

  12. #12

    Padrão

    Olá samuel!

    Bem interessante essa ferramenta, estou baixando para rodá-la. Deve ser um sentinela e tanto...

    Grato por sua dica!

  13. #13
    salcam
    Visitante

    Padrão ossec

    aonde eu acho esse programa para monitorar obrigado

  14. #14

    Padrão

    deixei o link dele a algumas msgs atras.
    Mas repito.

    OSSEC HIDS - Open Source Security


    Outra coisa... hhehe acabei de receber um alerta dele uma maquina minha. Não sei ainda o que aconteceu, mas recebi uma msg dizendo que meu passwd we shadown foi modificado. hj as 21:39 e eu parei de mecher na maquina as 19:00. Não sei o que foi pq a conexão pra lá está ruim mas desliguei a máquina e amanhã eu vejo heheheh

  15. #15

    Padrão

    serah que era algum aluno fazendo o tcc? heheheheh

  16. #16

    Padrão obscuridade

    Amigo...
    so tome cuidado mudar a porta do ssh ou qualquer outro programa geralmente aumenta consideravelmente a segurança...mas isso se chama segurança por obscuridade vc nao vai ficar imune a um outro ataque...este invasor pode identificar a nova porta que vc configurou....mas vai inibir tentativas de invasao "padrao" na porta 22