+ Responder ao Tópico



  1. #1
    superh
    Visitante

    Padrão linux na minha empresa

    Eu vou implantar o linux na minha lan house, e gostaria que vocês me ajudasem.

    Eu gostaria de personalizar a distro que eu vou usar na minha lan, e gostaria que vocês me ajudasem a adicionar alguns recursos a ela.

    Eu gostaria de criar uma tela pra jogos e outra pra internet.( ou seja me ajudar a criar um script para isso, ai o cliente poderia escolher qaul tela quer usar)


    E de fazer com que os clientes não possam mexer, modificar os Ícones na àrea de trabalho.

    E eu gostaria de saber outra coisa, vamos supor que um liente use o pc da minha lan e salva arquivos dele e faça várias auterações, então eu gostaria de poder restaurar o computador para o estado anterior, ao estado em que ele estava antes do liente usar.



    Eu gostaria que meus amigos me ajudasem a colocar estes recursos ou indicar alguma apostila ou artigo que me ensine como implemertar.

    Boa sorte a todos.

  2. #2

    Padrão

    Kra em materia de distro eu usaria o SuSE... a ultima versao ficou muito boa pra desktop, com muitos recursos e facilidades....

  3. #3

    Padrão

    Cara. Eu já fiz um ambiente personalizado parecido com isso usando o qvwm como ambiente gráfico. Tem como vc controlar tudo o que vai ter na tela até ações do botão direito do mouse, simplesmente comentando com ";" algumas linhas dos arquivos de configuração. Ele é bem parecido com windows 2K então o usuário se duvidar vai ateh pensar que está usando o windows com diversas restrições.

    Quando a ele não poder gravar nada na área de trabalho é só vc retirar a permissão de escrita nesta.

    Outra coisa que vc pode fazer é um script que quando ele desloga simplesmente deleta todo o conteúdo da pasta pessoal. Dae quando ele for acessar novamente o sistema cria o perfil de acordo com as configurações padrões por vc definidas.

  4. #4
    superh
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por WhiteTiger Ver Post
    Cara. Eu já fiz um ambiente personalizado parecido com isso usando o qvwm como ambiente gráfico. Tem como vc controlar tudo o que vai ter na tela até ações do botão direito do mouse, simplesmente comentando com ";" algumas linhas dos arquivos de configuração. Ele é bem parecido com windows 2K então o usuário se duvidar vai ateh pensar que está usando o windows com diversas restrições.

    Quando a ele não poder gravar nada na área de trabalho é só vc retirar a permissão de escrita nesta.

    Outra coisa que vc pode fazer é um script que quando ele desloga simplesmente deleta todo o conteúdo da pasta pessoal. Dae quando ele for acessar novamente o sistema cria o perfil de acordo com as configurações padrões por vc definidas.
    Muito obrigado pelas as sujestões.

    Aonde eu encontro este anbiente personalizado qvwm para fazer o download?

    Boa Sorte.

  5. #5

    Padrão

    Qvwm Home Page

    Mas todas as grandes distribuições tem pacote já pra ele.

  6. #6
    superh
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por WhiteTiger Ver Post
    Qvwm Home Page

    Mas todas as grandes distribuições tem pacote já pra ele.
    Muito obrigado pela ajuda.

    e também agradeço o tuxson eu vou baixar o OpenSuse esta semana mesmo.

  7. #7

    Padrão

    Cara, eu uso o open suse em meu Desktop e é meu desktop padrão. Agora para uma lan eu escolheria algo mais enxuto com um Debian personalizado ou Slack. O suse dah muito trabalho pra limpar ele.

  8. #8
    superh
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por WhiteTiger Ver Post
    Cara, eu uso o open suse em meu Desktop e é meu desktop padrão. Agora para uma lan eu escolheria algo mais enxuto com um Debian personalizado ou Slack. O suse dah muito trabalho pra limpar ele.
    Eu pensei que o suse que o suse éra ideal para este projeto?

    Então eu vou pegar uma distro com foco esclusivamente em desktop.

    Eu vou baixar o BigLinux, ele tem uma interface bem atraente e é foado na facilidade.

    Big Linux-Em busca do sistema perfeito!

    Muito obrigado pelo aviso.

  9. #9

    Padrão

    É que no caso de uma lan o ideal é que tenha apenas o que vai ser usado e o suse tem muita coisa.

  10. #10

    Padrão

    Tpo concordo com o WhiteTiger que o SuSE teria de limpar mta coisa, mas para outro lado teria já mta coisa pronta que não precisaria fazer nem com o debian ou com o slack, por isso é uma questão mto dificil, acho que vc deveria testar umas 2 ou 3 distribuições e ver qual vc acha mais legal para implatar, pois ae além de ter uma ideia de como funciona cada uma, também vai achar uma melhor para seu projeto.

    falows

  11. #11

    Wink

    Dr Ruyneto, nosso grande PHD. Que bom vê-lo por aqui. Também concordo com a opinião do Ruy. Eu uso o Slackware 11 em casa, 10.2 e 10.1 na empresa. Além do Debian num pc que utilizo na empresa, para conhecimento. Mas usar essas 2 distros numa lan, quando a coisa é voltada para facilidades, não acho uma idéia legal não. Eu acho que essas duas distros são fantásticas. Eu já usei Conectiva 8, 9, 10, SuSE 9, OpenSuSE, Kurumin, BigLinux, Famelix, Mandrake 10 e acho essas distros muitos mais voltadas para o aspecto do desktop. O Slackware 11 aqui em casa e na empresa rodam perfeito. Mas não é distro totalmente voltada para desktop e principalmente em termos de facilidades, e para quem estiver iniciando no Linux. Claro que se o nosso amigo quiser utilizá-la, que fique a vontade. Tem muita coisa no Slackware e no Debian que configurar tem que ser na unha mesmo. Nada que nos assuste. E claro que nós amantes desse tipo de Linux, adoramos. Eu acho que aprendi muito no dia a dia com o Slackware. Mas para desktop, não acho uma solução ideal. E sem contar também que o Ubuntu está aí, cheio de admiradores no ambiente desktop, baseada no Debian e muito elogiada. O Mandriva também está bonito no desktop e cheia de facilidades.
    Bom, é a minha opinião. Poderia puxar a brasa para a minha sardinha, mas acho que o tópico aqui não é gosto pessoal. O Ruyneto deu uma idéia legal. O negócio é testar algumas outras distros e tirar a própria conclusão. Uma coisa eu estou imaginando. Uma lan house onde toda a rede seja Linux, pode virar um grande vitrine.
    Um grande abraço galera .....
    Última edição por pssgyn; 17-11-2006 às 21:56.