+ Responder ao Tópico



  1. #1
    daviidx
    Visitante

    Smile arquivos

    meus amigos um probleminha basico

    tenho um servidor rodando kurumin

    as pastas estão compartilhadas e todos na rede usam o dados ...numa boa

    mais de um tempo pra ca vem acontecendo um problema

    vc ve as pastas ve os arquivos mais quando vc abre qualquer arquivo ele da uma mensagem de que o arquivo não pode ser exibido....

    reinicio o servidor e tudo funciona bem ......


    oque devo fazer amigos....

  2. #2

  3. #3
    daviidx
    Visitante

    Smile

    samba.......

  4. #4

    Padrão

    Certo, e quando o erro começa a acontecer, o que você vê em /var/log/samba/smbd.log e /var/log/samba/nmbd.log


    Poste eles aqui.

  5. #5

    Thumbs up

    Galera, não é crítica. É observação do meu dia a dia e aprendizado no Linux. No meu início no Linux, eu entrava em tudo quanto é fórum de Linux, enchia de perguntas. E em boa parte das vezes, o pessoal aqui sempre me perguntava : já viu os logs ? Já procurou no pai nosso dos burros que é o google ?
    Realmente, uma das primeiras coisas que busco hoje para tentar solucionar algum problema é ver detalhadamente o tal do log. Como esse arquivo diz coisas. As vezes, para ver melhor, eu apago o arquivo do log em questão, recrio e tento reexecutar o problema. Aí o log está zerinho, dá para ver melhor o que está acontecendo. Quantas e quantas vezes, eu me perdi em buscas, quando boa parte da solução está no log. E hoje em dia o google, é uma vastíssima base de dados, que as vezes temos preguiça de pesquisar.
    É isso aí galera. Repito que isso não é crítica. É apenas observação e aprendizado.
    Um grande abraço a todos.

  6. #6

    Padrão

    Reforço a mensagem do pssgyn.

    Fora isso, para tornar mais fácil que a gente te ajude (E que você se ajude), você deve dar mais informações sobre o erro, começando por copiá-lo inteiro.

  7. #7

    Thumbs up

    Daviidx, boa noite.
    Mude o parâmetro debug level do smb.conf para um número alto. Eu já coloquei o 9. E veja nos logs do Samba, como mencionou o nosso amigo Major.
    Ligue uma estação e veja o que o log mostra. Fique acompanhando.
    Com certeza, vai aparecer o que está acontecendo ..........
    Depois volte esse parâmetro para o número default. Senão vai gerar um log muito grande.
    Sucessos e felicidades ...............