+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como fazer controle de minutos/tarifas por cliente no Trixbox?

    Tem como fazer controle de minutos/tarifas por cliente no Trixbox? criar varias rotas para ligar ex: DDD e DDI? Já consegui criar ramais e ligar entre eles, e até ligar p/ fora utilizando o serviço da Tmais, só que estou viajando legal em outras coisas. Existe algum tutorial e Português sobre o Trixbox? eu já li um que ta no site do proprio Trixbox(ajudou muito), mas é em inglês e não peguei algumas coisas. Obrigado...

  2. #2
    whinston
    Visitante

    Padrão Billing

    o que vc precisa mesmo é de um programa de billing profissional.
    o trixbox é algo muito amador e que não controla bem as coisas.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por whinston Ver Post
    o que vc precisa mesmo é de um programa de billing profissional.
    o trixbox é algo muito amador e que não controla bem as coisas.
    E você recomendaria quais programas por ex:? com qual empresa eu encontro um bom? não me importo em pagar, o negocio é só que também não tenho uma verba muito grande para investir.

  4. #4
    whinston
    Visitante

    Padrão eu tenho 3 tipos

    trabalho com 3 tipos de billing, sendo 2 em inglês e 1 em português.
    as 2 em inglês vc paga e pode instalar no seu servidor.
    a em português só é vendido o pacote todo, inclusive com hospedagem, o que eu recomendo, porque voip é uma aplicação que devora banda e fica caro você montar uma plataforma pra isso, compensa tercerizar e pagar R$ 10 mensais por usuário.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por whinston Ver Post
    trabalho com 3 tipos de billing, sendo 2 em inglês e 1 em português.
    as 2 em inglês vc paga e pode instalar no seu servidor.
    a em português só é vendido o pacote todo, inclusive com hospedagem, o que eu recomendo, porque voip é uma aplicação que devora banda e fica caro você montar uma plataforma pra isso, compensa tercerizar e pagar R$ 10 mensais por usuário.
    Mas no caso, tenho interesse em montar um server Asterisk local mesmo, pois quero aproveitar a estrutura do meu provedor, o que aumenta a qualidade das ligações entre meus clientes locais e ainda tem o fator de eu atuar em mais 3 localidades aqui, e tudo interligado com estrutura propria. Qual programa você me recomendaria então? de preferência em português. Obrigado...

  6. #6
    whinston
    Visitante

    Padrão consumo de banda

    Em português eu tenho apenas um e como os fontes estão em PHP, o desenvolvedor não libera para esse tipo de instalação "in-loco" que você pretende fazer.

    Com relação a melhora de qualidade, considere o seguinte: o dispositivo do seu cliente (seja ele softphone, ata, gateway, ipbx, etc.) estará conectado ao seu iPBX.
    Caso você faça interconexão lógica (via Internet) com alguma empresa Terminadora (Carrier), o sinal vindo do dispositivo do seu cliente será enviado pelo seu iPBX até o equipamento da Carrier. Ou seja, tanto faz se o teu iPBX esteja dentro do provedor ou fora, o sinal deverá percorrer um caminho até chegar a Carrier.
    Caso você faça interconexão física (via E1), ae sim eu entendo. Supondo que você tenha uma ou mais E1 dentro do seu provedor, ligado ao seu iPBX, o sinal do equipamento do cliente irá sair pela E1. Ae tudo bem, tem ganhos reais.

    Outra coisa que você deve considerar é o consumo da banda. Em medições eu cheguei a um valor de 24.5K por canal, utilizando o codec G729A.
    Se a interconexão for lógica, você terá um consumo de 30K do equipamento do cliente até seu iPBX e mais 30K até a Carrier, totalizando 60K (é bastante coisa).
    Para um link de 2Mb Full, você poderá ter com segurança até 34 ligações. Se voce fizer as contas, verá que é meio salgado manter VoIP internamente, por isso eu optei por tercerizar a hospedagem das minhas plataformas alguns anos atrás.

    Abs.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por whinston Ver Post
    Em português eu tenho apenas um e como os fontes estão em PHP, o desenvolvedor não libera para esse tipo de instalação "in-loco" que você pretende fazer.

    Com relação a melhora de qualidade, considere o seguinte: o dispositivo do seu cliente (seja ele softphone, ata, gateway, ipbx, etc.) estará conectado ao seu iPBX.
    Caso você faça interconexão lógica (via Internet) com alguma empresa Terminadora (Carrier), o sinal vindo do dispositivo do seu cliente será enviado pelo seu iPBX até o equipamento da Carrier. Ou seja, tanto faz se o teu iPBX esteja dentro do provedor ou fora, o sinal deverá percorrer um caminho até chegar a Carrier.
    Caso você faça interconexão física (via E1), ae sim eu entendo. Supondo que você tenha uma ou mais E1 dentro do seu provedor, ligado ao seu iPBX, o sinal do equipamento do cliente irá sair pela E1. Ae tudo bem, tem ganhos reais.

    Outra coisa que você deve considerar é o consumo da banda. Em medições eu cheguei a um valor de 24.5K por canal, utilizando o codec G729A.
    Se a interconexão for lógica, você terá um consumo de 30K do equipamento do cliente até seu iPBX e mais 30K até a Carrier, totalizando 60K (é bastante coisa).
    Para um link de 2Mb Full, você poderá ter com segurança até 34 ligações. Se voce fizer as contas, verá que é meio salgado manter VoIP internamente, por isso eu optei por tercerizar a hospedagem das minhas plataformas alguns anos atrás.

    Abs.
    Quero também utilizar uma interface E1, mas quando me refiro a melhor qualidade, é nas ligações entre meus clientes mesmo. Ex: João ta na cidade X e Mariazinha na Y, os dois querem conversar e são meus clientes com o serviço de Voip ativo, então quando eles ligarem um p/ outro a conexão toda é feita na minha rede, sem precisar de rotas externas, ou seja, economia de banda. Esse cara que você falou qu tem todo sistema em PHP ele mesmo não instalaria não? vender o servidor pronto ou coisa do tipo? Obrigado.