+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Faculdade - Tecnolog em Sistemas de Informação

    E ae pessoal blz??

    Seguinte, estou com duvida cruel...

    Hoje eu curso Bacharelado em Ciencia da Computação em uma faculdade particular. Conversando com alguns amigos, surgiu uma faculdade do Senac, a FATEC, que dispõe de um curso com o nome de Tecnologo em Sistemas de Informação.

    Minha duvida é a seguinte:

    Um curso destes tem o mesmo peso que algum outro de graduação? Tipo Analista de Sistemas ou Bacharel em Ciencia da Computação?

    No site da instituição(FATEC) diz que o curso é de graduação, e que é reconhecido pelo MEC e tem conceito A no mesmo.

    Pergunto isso, pois o curso tem uma carga menor, apenas 6 semestres, e um custo bem mais acessível.

    Alguem daqui sabe algo sobre isto? ou faz um curso deste?


    Grato,
    Rodolfo Silva

  2. #2

    Padrão

    Segundo a legislação brasileira corrente acerca do assunto (Lei de Diretrizes e Bases da educação) o curso de técnologo, se reconhecido pelo mec e tendo cumprido uma série de exigências legais é considerado um curso de nível superior a nível de graduação, porém não é caracterizado como bacharelado, de forma que em situações onde exige-se tal grau (o de bacharel) o indivíduo que cursou tal curso (chamado sequencial ou popularmente conhecido como "college" ou graduação rápida) é considerado inapto, como por exemplo em algumas seleções de concursos públicos e para o ingresso em programas de pós graduação.

  3. #3

    Padrão

    E ae kra....

    Nossa, muito obrigado pela sua resposta... me auxiliou muito nesta minha escolha...

    vou me informar melhor pra ver se isto vale a pena pra mim ou não

    obrigado mesmo...


    []'s
    Rodolfo Silva

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por black_burn Ver Post
    E ae pessoal blz??

    Seguinte, estou com duvida cruel...

    Hoje eu curso Bacharelado em Ciencia da Computação em uma faculdade particular. Conversando com alguns amigos, surgiu uma faculdade do Senac, a FATEC, que dispõe de um curso com o nome de Tecnologo em Sistemas de Informação.

    Minha duvida é a seguinte:

    Um curso destes tem o mesmo peso que algum outro de graduação? Tipo Analista de Sistemas ou Bacharel em Ciencia da Computação?

    No site da instituição(FATEC) diz que o curso é de graduação, e que é reconhecido pelo MEC e tem conceito A no mesmo.

    Pergunto isso, pois o curso tem uma carga menor, apenas 6 semestres, e um custo bem mais acessível.

    Alguem daqui sabe algo sobre isto? ou faz um curso deste?


    Grato,
    Rodolfo Silva
    Olha, eu entendo sua dúvida perfeitamente, principalmente porque eu senti isso durante um tempo, antes de prestar vestibular.

    Eu estava na dúvida entre me formar um tecnólogo em redes no IBTA ou um bacharel na UNITAU (Universidade de Taubaté). Optei pelo segundo por vários motivos, mas principalmente porque eu não me sentia confiante o suficiente para mostrar um diploma de tecnólogo.

    Eu sei e concordo plenamente que o curso do IBTA é EXCELENTE, mas ainda vivemos em um país onde se eu não for formado BACHAREL, eu não sou aceito em algumas pós-graduações de institutos grandes, como a USP. Aí que está um dos primeiros quesitos para avaliação: Você tem que fazer a faculdade meio que pensando na pós, embora você talvez mude o ramo depois.

    Uma diferença entre uma universidade e uma faculdade que te forma tecnólogo é que no primeiro caso você forma uma visão mais panorâmica para a resolução dos problemas e você é um profissional um pouco mais dinâmico, enquanto no segundo você é formado para uma área mais específica e talvez não tenha embasamento para tentar solucionar determinados problemas dentro de uma empresa, ou ainda tentar solucionar a falta de comida da África falando ao celular, se é que me entende.

    Trabalho com dois tecnólogos e eu acho os dois bem profissionais, mas existem coisas que alguns tecnólogos não têm noção de como que funciona por dentro. De forma análoga, se você gosta de mexer com software-livre porque não é uma caixa preta, talvez você fique meio frustrado ao fazer um tecnólogo.

    Massssssssssssssss, todos esses conceitos são muito vagos, à partir do momento que você vai ser o profissional que você quer ser. Conheço gente que sai da universidade não sabendo nada e conheço técnicos excelentes.

    Como eu sou mais acadêmico, não optaria por um tecnólogo. Talvez depois de formado, para levar como um curso de verão.


    Abraços!

  5. #5

    Padrão

    Pessoal,

    Muito obrigado pelo opnião de vcs.. será mto util na minha escolha..


    Valeu mesmo!



    []'s