+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Angry Controle de Banda com HTB (dinovo !!)

    Pessoal, to quase desistindo já, já faz quase 2 meses que to tentando implementar o htb aki na rede, mas não vai, ou eu sou mto burro ou a minha situação aqui que nao permite.

    Bom, meu cenário é o seguinte:
    Média de 30 Máquinas ,sendo que 15 estão trabalhando como Thinclient (terminal) todas fazem acesso a internet,email,ftp,etc... via proxy transparente (Squid) com autenticação via Samba no PDC Windows 2003. Só 2 máquinas nao acessam via proxy, é a minha e a do estagiário.

    São duas placas de rede Eth0 = Speedy e Eth1 = Lan
    Meu link speedy é de 850 kbps de Download e "dentro" dele os 128kbps ficticios de upload.

    Este é meu ultimo script usando o Htb Tools

    Nome do Arquivo: eth1-qos.cfg

    class eth1_upload {
    bandwidth 600;
    limit 800;
    burst 2;
    priority 1;

    client BandaControlada {
    bandwidth 100;
    limit 75;
    burst 2;
    priority 2;
    dst {
    10.0.0.22/24;
    10.0.0.34/24;
    };
    };

    client BandaLivre {
    bandwidth 512;
    limit 256;
    burst 1;
    priority 1;
    dst {
    10.0.0.2/24;
    10.0.0.3/24;
    10.0.0.4/24;
    10.0.0.5/24;
    };
    };

    };
    class default { bandwidth 8; };
    Bom, fikei tão perdido q acabe atirando pra todo lado, peguei uns exemplos na rede,mas mesmo assim, com esse ultimo script a banda parece controlada, só que fica tudo lento, até a conexao com o putty fica lenta.

    Gente, obrigado de coração !!! To no desespero aqui.

  2. #2

    Padrão hehe

    veio, vi aki q c ta usando o HTB tools, so por curiosidade qual a versao que vc esta utilizando?
    la em baixo vi que você esta setando o burst errado
    posta ai e te darei a solução

  3. #3

    Padrão

    Valeu pela resposta, to usando a versão 0.2.6
    Baixei o pacote (tar.gz) pro slack 10 !

  4. #4

    Padrão ok

    baixa a versao 0.30 beta ela ta em teste mas uso ela a uns tempos e nao vi defeito
    quando vc baixar e instalar me avisa, essa versao do htb tools faz controle de upload facim.
    HTB-tools: Downloads / HTB-tools.0.3.0-beta4.tar.gz
    depois de feito tudo isso, me manda o seu atual arquivo de configuracao do htb pra analizarmos direito

  5. #5

    Padrão

    Blz broder, vo fazer isso.

    Mas me diz uma coisa, tem algo q eu precise mudar no meu script forao Burst (setando ele pra 1 ) fikei confuso quanto ao DST e o SRC (destino e fonte) pelo manual do htb eu me confundi d+ !!

    VO fazer a atualização manha e já posto o resultado.
    Valew !!!

  6. #6

    Padrão ok

    esquenta não vc so vai usar o dst, ai vai um exemplo
    a vantagem do htb 0.30 e que ele faz o calculo automatico do burst.
    Código :
    class SERVIDOR {
          bandwidth 2048;
          limit 2662;
          burst 0;
          priority 1;
     
                 client cyberinfo {
                      bandwidth 12;
                      limit 200;
                      burst 0;
                      priority 5;
                      upload 200;
                         dst {
                            10.11.12.0/24;
                               };
          };
     
    };
    class default { bandwidth 8; };
    esse class defaulta e onde vc seta a velocidade default para aqueles ip´s que nao estao na lista no caso vc pode deixar em 8 pos quem nao estiver na lista nao tem velocidade o suficiente pra navegar.

  7. #7

    Padrão

    cara...

    vc disse q o putty fica lento...

    mas pensa o seguinte, vc está limitando o tráfego na eth(rede) do servidor, então se este tráfego estiver saturado o putty ficará lento mesmo...

  8. #8

    Padrão

    Kra eu uso o cbq para limitação de banda para 60 clientes...

    Eu disponibilizei no meu site uns exemplos q fiz...

    http://www.tftecnologia.com.br/cbq.zip

    Valews!

  9. #9

    Padrão

    Tuxson, valew.. por enquanto vou tentar com o Htb pra ver no que dá, mas já baixei seu arquivo.. pra pelo menos dar uma olhada e ver como é...

    tianguapontocom eu já atualizei o htb com a versão berta (3.0) colokei o script com as mesmas informações que vc postou ai em cima, testei só no meu ip e deixei o restante com 8 kbps de banda class default { bandwidth 8; };
    Resultados: Meu download de teste que tava fazendo , começou com 15 kbps e foi caindo , estabilizando um poko em menos que 12 (entre 10 e 11.5) deposi foi caindo e caindo até que zerou e o download nao foi concluido =/

  10. #10

    Padrão

    Brother, desenvolvi um script HTB na mao, e consigo controlar meu trafego numa boa...
    com opcao de porta ou IP ...
    nunca utilizei o htb tools então nao posso dizer se realmente funciona.
    abraços...

  11. #11

    Padrão

    4nderson eu ja´vi algumas configuração na mão com o Htb e só recorri ao htb tools pq achei mais simples (nao mais facil !! mais simples) precisava desprender um tempo pra só cuidar disso,mas num dá, estou no final de um desenvolvimento de 1 software aqui na empresa, final de ano, alterações fisicas no layout da empresa,etc.... Então infelizmente preciso resolver esse problema logo. Mas n oq vc puder ajuda,r já t agradeço.

    Pessoal, estava pensando aqui, aproveitando o gancho, existem mais usuarios na minha rede que precisam de limitação do que os que NAO precisam de limitação (Diretoria,Depto de Informatica e pessoal do financeiro q usa Bankline o dia todo) entao to pensando em limitar todos os outros e pra estes deixar na classe Default com uma boa largura de banda !

    =) Valew !!

  12. #12

    Padrão oxe

    Veio entao tem q se verificar outras configuracoes no seu servidor, pq tenho um cliente e nesse cliente tem pra la de 300 clientes em um servidor e no mesmo utilizo o htb e nunca tive problemas, o mesmo caso e do Luciano ai.
    Especifica oq vc esta usandodo servidor ao link

  13. #13

    Padrão

    Tiagopontocom eu especifikei no primeiro post.
    E nao sei aonde to errando, pra ficar tão lento e tão ruim...
    Atualizei pro beta 3.0
    Vamos lá.
    Link speedy 850 Kbps de Down e 128 de Up
    Rodando Slackware 10..
    Squid com autenticação por Samba no PDC do Windows
    Possui uma média de 30 clientes, poko né ? Ainda mais q nunca os 30 estão ativos, e qdo ativos nem todos tem acesso http, só smtp/pop3 .

    Meu foco é evitar que o server dÊ o LAG gigante q hj em alguns momentos ele dá, por exemplo, o servidor enviando 2 emails, e 4 pessoas na net, já saturam a rede.. keria dar um jeito que todos conectassem, com até um poko de lentidão mas nao deixasse de acessar...
    Keria acabar com os ladroes de banda, se um mail do qmail inicia o envio ele rouba a banda e só devolve qdo acaba, já pensei em limitar tudo na porta 25/110 mas as vezes mto acesso http tbem rouba...
    Entao tem q ser por cliente mesmo e ir dividindo, separar os grupos da diretoria q tem privilegios e depois financeiro q precisa da net em boa velocidade e depois o comercial e o q sobrar só um poko pro restante q nem sempre acessa http ou manda mail de grande importancia.

  14. #14

    Padrão

    cara estranho mesmo!
    so por garantia carrega esses modulos
    modprobe sch_cbq sch_tbf sch_sfq sch_prio sch_htb cls_fw cls_u32 cls_route
    caso nao de certo, me add no seu msn
    [email protected]