+ Responder ao Tópico



  1. #1
    gsteixei
    Visitante

    Question Partição corrompida e sem espaço

    Ae gurizada, seguinte, minha situação ta complicada. Eu tenho um slack 10.2 numa partição reiserfs. Só q esses dias ela corrompeu. Até ai tudo bem, dei boot por um live cd e dei um fsck. Ele acha os erros mas la pelas tantas, da "no space left on device". E realmente nao tenho espaço na partição, pois é, foi ratiada mas nao tem nem um mega livre la dentro... ta, entao pego e tento montar a partição, ele nao deixa pois esta corrompida.
    Qq eu faço minha gente??? eu tenho um trabalho salvo la dentro e nao posso perder os dados!!!


    desde ja muitissimo obrigado!

  2. #2

    Padrão

    Cara é complicada sua situação, acho que não tem mto o que fazer, nunca testei e não sei se funciona, mas vc poderia tentar fazer uma copia com o dd ou com o g4u para outro HD ou servidor FTP (dependendo da solução que usar ) e ver se consegue no novo HD rodar o fsck, mas não garanto nada, e não sei se com essa ação voce pode perder de vez os arquivos. Logo não me responsabilizo por nada.

    falows

  3. #3
    gsteixei
    Visitante

    Padrão

    hehehe
    Tem q rir pra nao chorar..... Pior q nao é só meu trabalho, tem mta coisa la q eu nao posso perder.... Vou tentar fazer isso q voce falou, assim é até melhor pois eu fico com um backup e posso tentar mais coisas, pois se eu perder eu fico com o clone...
    mesmo assim, valeu a dica..

    Por acaso nao existe algum comando tipo para montar forçado??? Acesso em baixo nivel no hd??? Sei la, eu poderia, fazer algo como apagar um setor q eu saiba q é só arquivo de sistema e liberar espaço....

  4. #4

    Padrão

    se fizer cópia com dd vai, INCLUSIVE, copiar TODOS os êrros atuais do arquivo e, o que é pior, a partição destino fica com o mesmíssimo tamanho da partição origem, portanto, a falta de espaço continuará. IMHO, o melhor negócio é:

    montar um hd formatado e funcionante numa partição separada (/mnt/hddestino) e fazer cópia com o tar para lá. Melhor ainda se vc der boot com um live-cd e tentar a recuperação diretamente.. Voce pode tentar ainda o R.I.P (Rescue Is Possible) encontrado no freshmeat ou o Frenzy 1.0

    pena que seja reiser.. a recuperação (minha experiencia, claro) não foi boa.

  5. #5

    Padrão

    tenta ver tb se nao sao os inodes que tao enxendo o disco, as vezes vc em espaco fisico mas os inodes se esgotaram e por isso fala q num tem mais espaco (Geralmente por causa de zilhoes de arquivos minusculos). E dps de fazer um backup com o dd, tente usar o rebuildtree do fsck, isso jah me salvou varias vezes

  6. #6
    gsteixei
    Visitante

    Padrão

    O gurizada, valeu pelas dicas. Eu vou tentar fazer isso esse fim de semana, ja consegui um hd pra fazer isso, agora vamos tentar por em pratica...
    Se eu conseguir ou nao, posto o resultado para voces.

    obrigado

  7. #7

    Padrão

    Aproveita e tenta mais uma coisa....

    Dá uma olhada no lost+found...

    Ele vai estar no diretório raiz da sua partição....

    Tudo que foi corrompido e não foi recuperado vai estar lá... então se alguma coisa sumiu talvez você ache lá...

    Há sim, ele pode ser o culpado pela sua falta de espaço.

  8. #8
    gsteixei
    Visitante

    Padrão

    Seguinte,
    coloquei outro hd e fiz o clone, como era de se esperar ela nao montou. Ta, a partição é de 10 gb e o hd tem 40. Tentei usar o gparted para redimencionar a partição, mas ele da um erro tosco (sem mensagem nenhuma...). Provavelmente nao vai deixar redimencionar corrompida.

    Existe algum modo de aumentar a partição via linha de comando??? Reconstruindo o super-block??? Nunca mexi nisso.... obrigado

  9. #9

    Padrão

    Amigo, não sei se vai funcionar, por que nunca fiz isso, mas acredito que possa ser uma solução. Por que você não pega outro hd com tamanho superior ao que você tem agora, tipo, tenta usar um hd de 80 gb para esse exemplo. Instala o Slackware no hd de 80 gb, e apos ele rodando beleza, adiciona esse seu hd com problema, como hd secundário (hdb1) e tenta copiar seus dados para o seu hd de 80 GB. Pode ser que de certo. Não custa tentar..... Se funcionar ou não, posta ae o resultado, ok...[]s,.,,Renato