+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Grilo - Com o forum e seus intregante

    Olha gente so frequentador aqui do forum, e vi que tem muitas pessoas aqui trocam informação mais muito estão aqui so pra engamar pessoas, e outros espertinho que quer ganha dinheiro do pessoal.


    Olha estou trabalhando como mikrotik tem uns 6 meses ja aprendi muito aqui e sozinho e tbm no forum internacional do mikrotik, mais acho que aqui no forum esta faltando mais troca de conhecimento, proponho as amigo com mais experiencia que poste duvida ou mesmo exemplo de configurações mais avançada, exemplo baleciamento e tbm rotiamentos com link com varios link e tbm como repassar ip validos pra os clientes etc...

  2. #2

    Padrão

    para vc fazer balanceamento do 2 link
    segue essas intruções

    ---------------------------------------
    No ip / firewall / mangle:

    add chain=prerouting in-interface=interfacedosclientes connection-state=new nth=2,1,0 action=mark-connection new-connection-mark=odd passthrough=yes

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=201.18.52.161 scope=255 target-scope=10 routing-mark=odd comment="" disabled=no

    add chain=prerouting in-interface=interfacedosclientes connection-state=new nth=2,1,1 action=mark-connection new-connection-mark=even passthrough=yes

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.20.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=even comment="" disabled=no

    add chain=prerouting in-interface=interfacedosclientes connection-state=new nth=2,1,2 action=mark-connection new-connection-mark=odd1 passthrough=yes

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=201.18.52.161 scope=255 target-scope=10 routing-mark=odd1 comment="" disabled=no


    No ip / route:

    add gateway=201.18.52.161 dst-address=0.0.0.0/0 routing-mark=odd

    add gateway=192.168.20.1 dst-address=0.0.0.0/0 routing-mark=even

    add gateway=201.18.52.161 dst-address=0.0.0.0/0 routing-mark=odd1

    add gateway=201.18.52.161

    Sendo que este último seria o gateway padrão...

    Dessa forma, a primeira conexão nova irá para o gateway 201.18.52.161, a segunda para o 192.168.20.1 e a terceira para o 201.18.52.161 novamente... Assim, a proporção do link principal seria de 2 para 1 do link secundário... Como o teu link principal é 4 vezes maior que o secundário, é só criar mais 2 regras com outro nome de marcação e direcionar para o mesmo gateway...

  3. #3

    Padrão

    Olá pro2, como vai?

    O fórum é um lugar para que as pessoas tirem suas dúvidas sobre eventuais dúvidas que possam estar surgindo durante a implementação ou manutenção destes serviços e tenho prazer em dizer que ele têm servido muito bem este propósito durante os últimos anos.

    Concordo que exemplos de configuração devem ser postados, mas não no fórum e sim no nosso wiki. Lembrem-se que todos os usuários são livres e estimulados à escrever no wiki, aumentando o conhecimento do grupo.


    Forte abraço!

  4. #4
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xstefanox Ver Post
    Olá pro2, como vai?

    O fórum é um lugar para que as pessoas tirem suas dúvidas sobre eventuais dúvidas que possam estar surgindo durante a implementação ou manutenção destes serviços e tenho prazer em dizer que ele têm servido muito bem este propósito durante os últimos anos.

    Concordo que exemplos de configuração devem ser postados, mas não no fórum e sim no nosso wiki. Lembrem-se que todos os usuários são livres e estimulados à escrever no wiki, aumentando o conhecimento do grupo.


    Forte abraço!
    Olá, sou solidario ao pro2, muitas vezes tenho a impressão que só pagando terei ajuda aqui, posso até citar inumeros tópicos em que postei e não obtive nehuma resposta, sendo que se fosse pagar, teria ajuda.....
    Acho que as coisas estão fugindo de seu propósito e mereçem mais atenção dos moderadores.
    Aqui aprendi muito mas ensinei tambem, esses camaradas prejudicam o aprendisado do grupo todo e os unicos beneficiarios são eles.

  5. #5

    Exclamation

    e isso ai .. alias so eu se nao me angano postei umas 3 vezes ja desisti .. ip valido em cliente sem nat .. ja me virei do meu jeito aqui .. tive que montar outro pop com um ap so pra etender 3 cliente e mole .. valew galera VAMOS NOS AJUDAR MAIS .. um dia eu presiso outro dia vc presisa .. pelo que eu to vendo .. aqui no forum tem jente que sabe, mais quer $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ so falta o pessoal do forum colocar a agencia e a conta nos cadastro dos usuarios auuheuhaeu

  6. #6

    Padrão

    Pessoal seguinte eu acho que vcs tão vendo so uma parte do forum de quem usa mikrotik ou wireless, sendo que o forum sempre foi de duvidas de linux e outros, então acho que não podem ser tão generalistas, pois existem diversos usuarios de diversas areas diferentes do forum e digo que em 99% das vezes o forum funciona bem, mas tem duvidas que as pessoas aqui as vezes não sabem como resolver, ate pq ninguem sabe de tudo.

    falows

  7. #7
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Me refiro somente a "wireless" e Mikrotik", não generalizei.
    Citação Postado originalmente por ruyneto Ver Post
    , mas tem duvidas que as pessoas aqui as vezes não sabem como resolver, ate pq ninguem sabe de tudo.

    falows
    Falows, só que no site desse pessoal ou até mesmo na assinatura deles no forum esta escrito que sabem fazer mas não ajudam.... pesquise q vc vai ver.
    Abraços t+

  8. #8

    Padrão

    Cara ae eu não posso fazer tma coisa, pq não sei mto como é a comunidade dos usuários dessas pessoas, mas se eles so pesam neles ou no dinheiro não há mto o que fazer, ja que não podemos obrigar ninguem a dar resposta que não quer dar, a unica coisa que os moderadores podem fazer eh ver quem posta no topico pra dizer pra contactar pra vender o serviço, isso se o cara so fizer isso, mas se o cara simplismente nao responder, ou não quizer dar a informação nao ha mto o que fazer.

    falows

    PS: os proprios usuários desses forums podem chegar e começar a reclamar desses caras em cada post deles que eles rapidinho somem

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Olá, sou solidario ao pro2, muitas vezes tenho a impressão que só pagando terei ajuda aqui, posso até citar inumeros tópicos em que postei e não obtive nehuma resposta, sendo que se fosse pagar, teria ajuda.....
    Acho que as coisas estão fugindo de seu propósito e mereçem mais atenção dos moderadores.
    Aqui aprendi muito mas ensinei tambem, esses camaradas prejudicam o aprendisado do grupo todo e os unicos beneficiarios são eles.
    Concordo plenamente, exatamente por isso que existem moderadores, não é?

    Entretanto, já que nós estamos em uma comunidade que trabalha em prol do conhecimento mútuo, devemos ressaltar que a participação dos usuários, denunciando respostas com grosserias e outros comportamentos não tolerados no fórum, é de suma importância. A moderação existe, sim, e ela olha a maioria dos tópicos postados hoje, entretanto, não dá pra ver tudo, AINDA.

  10. #10

    Padrão

    pois e, o pessoal esquece as origens. aprenderam aqui, mas n compartilham o q aprenderam. eu tb aprendi muito aqui, hj teu meu mk funcionando redondinho aqui. agora vou por load balance nele e acredito q vou conseguir sozinho e com a pouca ajuda q tenho aqui. mas e isso é errando q se aprende

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Olha só, não quero defender nem apedrejar ninguém, mas tanto o MT como o StarOS são sistemas fechados, pagos, possuem foruns próprios mantidos para resolver os problemas e dúvidas.

    O pessoal que aprende os meandros da coisa, de repente quer cobrar?? Não pergunte a eles, ignore suas mensagens. Agora se você quiser o negócio pronto, redondo, recorra ao forum oficial, onde existem alguns, pagos para isso.

    Aqui é um fórum sobre Linux/Bsd/Software Livre em Geral e para este propósito funciona 100%, com dicas e ajuda de profissionais que se cogitássemos em contratá-los para uma assessoria, não conseguiríamos custeá-los devido ao valor do seu conhecimento; e aqui é FREE.

    Agradeço por toda a ajuda que sempre obtive aqui e se eu pude ajudar alguém com as dicas que passei, fico muito feliz por isso.

  12. #12

    Padrão

    Ae Sérgio tua explicação tá certa..
    Agente num pode forçar ninguém a dizer nada..
    Mas se continuar assim, em pouco tempo ninguém mais vai compartilhar nesse fórum, pois se todo mundo só quiser aprender e não repassar, não terá mais tópicos.. Pelo menos pra mikrotik..
    Participo do tópico wireless e percebo que o pessoal lá é bem companheiro, todo mundo dá opinião e se sabem ajudam o máximo possível..
    Sei que você não pode fazer nada a não ser ajudar-nos com o que sabe como já nos ajudou em muitos tópicos que visitei, eu só estou dizendo isso para que o pessoal entenda pra que serve o fórum.. Não só para aprender, mas para compartilhar também..


    Ae galera a propósito só pra confirmar..
    Ninguém sabe então como faz loadbalance com cache??
    Só é interessante se o cara souber e explicar pra gente..
    Vou ficar muito grato pela ajuda e sei que muita gente também ficará..

    Caso contrário falar que sabe e não explicar não me convém..


    Grato

    Thiago B. Nazzi

  13. #13

    Padrão

    A recíproca também é verdadeira.
    Percebo que muitos me procuram pelo msn (que está cadastrado no fórum) para ver como fazer o tal balanceamento, sem mesmo ter tido o minimo trabalho de fazer uma pesquisa que é simples no fórum.

    Essa semana me procuraram pedindo ajuda, que outros haviam pedido muito $$ (200,00) para fazer o serviço.
    Eu mesmo disse que não faria por menos de 100,00 (pois o tempo que isso toma é grande, se precisar fazer tudo do zero).
    Felizmente consegui ajudar vários (e posso colocar o nomes) sem precisar cobrar nada, pois o camarada teve pelo menos vontade de pesquisar e entender as regras.
    Se o camarada tenta, faço questão de tirar um tempo para ajudar sem cobrar, mas quem quer de mão beijada tem que cobrar mesmo.

    Quanto a ajudar em outros tópicos, eu não entendo ´nadica´ de iptables, hotspot, web-proxy, então não vou responder onde não sei. E deve ser assim com muitos daqui do fórum.

    Boa parte dos problemas se resolve fuçando e tentando, e pesquisando.
    Nosso fórum tem mais de 45 páginas de tópicos. Esse caso do balanceamento tem em inúmeros tópicos.

    Um grande abraço e se precisarem me procurem.

  14. #14

    Padrão bom...

    O que está havendo eh um interesse muito grande por parte de algumas pessoas em arrumar grana, não sou contra, mas tb não sou à favor, mas acho que aqui não é um espaço dedicado à este tipo de comercialização, pois se fosse necessário ou se algumas pessoas pudessem pagar um técnico não recorreriam à este fórum, cansei de adicionar gente daqui que diziam ter o intuito de ajudar em algumas configurações mas no fim acabam cobrando pra lá de 600 reais por uma mera configuração, então nem por isso vou deixar de ajudar no que eu posso e no que eu aprender pela frente. O mikrotik eh um sistema pouco usado hoje em dia pela sua complexidade e falta de informação dos usuários novos, mas ninguém nasceu sabendo, e eu vou aprender e quando aprender vou ajudar quem necessitar sem cobrar um tostão. Nas capitais de várias cidades existem muitas empresas interessadas em implantar sistemas como o Mikrotik, o que o pessoal quer eh lucrar sem investir um tostão. Estou aí pro que der e vier, quem precisar de mim eh só me adicionar ...


    [email protected]

  15. #15

    Padrão

    Para o Thiago B. Nazzi
    Quanto a fazer balancemanto com cache, eu vejo problemas na funcionalidade devido a seguinte questão:

    O balanceamento é feito, atribuindo rotas aleatorias para 1 link e posteriormente ao outro (é assim que foi feito o nosso).

    Se você define um link de saída, como o proxy irá entender a sua requisição?
    Ele quer que você busque no proxy dele ou na rota de determinado link?

    Qual link irá abastecer o proxy? Terá que ser apenas um link abastecendo, e portanto o seu balanceamento ficará comprometido.

    Não fiz, mas talvez uma solução seja a seguinte:
    2 Mikrotik´s - O primeiro fazendo balanceamento entre os 2 links de entrada, e tendo como saída o outro MT com proxy, que posteriormente atende aos clientes.
    Como disse, nunca tentei, mas é uma sugestão.

  16. #16

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por liandrocarniel Ver Post
    Para o Thiago B. Nazzi
    Quanto a fazer balancemanto com cache, eu vejo problemas na funcionalidade devido a seguinte questão:

    O balanceamento é feito, atribuindo rotas aleatorias para 1 link e posteriormente ao outro (é assim que foi feito o nosso).

    Se você define um link de saída, como o proxy irá entender a sua requisição?
    Ele quer que você busque no proxy dele ou na rota de determinado link?

    Qual link irá abastecer o proxy? Terá que ser apenas um link abastecendo, e portanto o seu balanceamento ficará comprometido.

    Não fiz, mas talvez uma solução seja a seguinte:
    2 Mikrotik´s - O primeiro fazendo balanceamento entre os 2 links de entrada, e tendo como saída o outro MT com proxy, que posteriormente atende aos clientes.
    Como disse, nunca tentei, mas é uma sugestão.
    Pois é.. eu pensei da mesma maneira que você, mas como o pessoal disse que teria como eu fiquei sem saber..

    Me explica uma coisa.. No caso o webproxy vc seta uma porta pra ele receber as requisições e busca na porta 80 da internet.. Me corrijam se estiver errado.. Teria como eu mudar isso???
    No caso buscar na porta 8080 do meu link??
    Pq se eu utilizar um sistema de aceleração de velocidade tipo Rágio, por satélite, ele evia as informações via porta 8080.. Então se eu habilito o webproxy ele vai buscar informações na porta 80 e não encontra nada, ai num funfa..

    Como fica isso??

    (To tirando a hipótese de poder redirecionar a porta 8080 para 80 no server que recebe o rágio)