+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Política de Backup

    Ola, gostaria de saber a opnião de voces, em relação a políticas de backup em um empresa de pequeno porte (máximo de 30 máquinas). Gostaria de saber qual técnica voces acham mais interessante, (rsync, amanda, shell script...) e de quanto em quanto tempo voces acham interessante armazenar os backups, Guardar backups de cada semana, cada mes, etc, e se há mais alguma coisa que deva ser levado em consideração, lembrando que se trata de uma empresa de pequeno porte (30 computadores).

    []s....Renato

  2. #2

    Padrão

    Cara. Política de Backup não é tanto questão de tamanho da empresa e sim a importância de seus dados. Tem empresa que pode se dar ao luxo de perder um mês de dados para não gastar tanto com mídia (fita dat, cd ou hd mesmo) já outras não podem perder um dia de trabalho. No geral as pessoas costumam fazer um backup total semanal e um incremental diário.

    Quanto a forma de fazer, vc pode fazer via shell ou utilizar um sistema pronto de backup. Alguns tem até front-end para o usuário. Nesta parte eu não tenho conhecimento para lhe indicar um bom ateh pq vc vai esperimentar alguns antes de achar um que se adeque à sua necessidade.

  3. #3

    Padrão

    Cara em empresas sem grandes trafego de dados geralmente eu fazia um backup full semanal em um HD que ponho no server por bandeja externa e retiro assim que o backup eh feito, e durante a semana faço um backup dos dados mais importantes e incremetal em um proprio hd no servidor

    falows

  4. #4

    Padrão

    Bem... geralmente eu trabalho com prazos de retenção, mais ou menos neste esquema:

    - Backup diário: Armazenado por uma semana. I.e. O backup de segunda-feira hoje vai ser sobreposto somente pela segunda-feira da semana que vem.
    - Backup semanal: Armazenado por um mês.
    - Backup mensal: Armazenado por um ano.
    - Backup anual: Eterno.

    Eu não gosto e nem confio em fitas DAT. Sem falar que esse tipo de backup é demorado e não muito confiável. Se você quiser fazer backup em mídias, utilize uma unidade REV da Iomega ou, ainda, um servidor para storage dos dados com RAID.

    Abraços!

  5. #5
    mrsoliveira
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Dedao Ver Post
    Ola, gostaria de saber a opnião de voces, em relação a políticas de backup em um empresa de pequeno porte (máximo de 30 máquinas). Gostaria de saber qual técnica voces acham mais interessante, (rsync, amanda, shell script...) e de quanto em quanto tempo voces acham interessante armazenar os backups, Guardar backups de cada semana, cada mes, etc, e se há mais alguma coisa que deva ser levado em consideração, lembrando que se trata de uma empresa de pequeno porte (30 computadores).

    []s....Renato
    Um exemplo...

    Faço backup diário em fita DAT dos dados no servidor somente, utilizo profiles ambulantes sistema de gestão e documentações de engenharia totaliza uns 50Gb.

    O bakup roda a noite em umas 4hs.

    Uma vez por mes uma fita é arquivada definitivamente..

    Nas estações não faço backup pq não fica dados... tem quotas para os usuários não extrapolar...

    Já precisei recuperar arquivos, porém não tive nenhuma dificuldade.. O problema é que a fita tem que ser lida totalmente e se o arquivo tá no fim irá levar umas 4hs também, mas até hoje isso não foi problema.


    Espero ter ajudado.
    Marcelo

  6. #6

    Padrão

    Ok pessoal, obrigado pelas respostas, mas ainda estou com uma dúvida ;p. Como fazer backups em fita DAT custariam muito caro para a empresa que estou trabalhando atualmente (uma empresa de no máximo 30 computadores), eu gostei da idéia do ruyneto e do xstefanox (nao desmerecendo as outras). Porém, aqui, hoje, um backup de cada dia fica em torno de 10 GB. Se eu fosse utilizar o exemplo do xstefanox ou do ruyneto, eu precisaria de um hd com mais de 200 gb. A minha pergunta é onde que eu posso encontrar um hd de 200 gb, se esses hd's de bandeja tem capacidade maior que 200 gb e se voces acham que seria interessante eu fazer um raid com hds menores para não ter que comprar um hd muito grande. Desculpem pelas perguntas "ingenuas"....Novamente agradeço a atenção e paciencia de voces...[]s...Renato

  7. #7

    Padrão

    Dedão no meu caso eu utlizava uma dessas bandejas ide que vc compra por 50 reais no maximo e comprava um hd ide normal do tamanho que eu precisava, no meu caso vc precisaria de 2 hds um com no minimo o tamanho do server atual e outro não precisa ser mto grande, pois eu trabalho com o seguinte o backup full mensal eu sobrescrevo a cada mes e ele fica com o tamanho do hd atual, faço uma copia exata do HD com o DD.
    Pro backup semanal e diario fica assim, faz um domingo por exemplo semanal que seria o full ( ou seja os 10gb que vc disse ) e os outros seriam apenas do que mudou de um dia para o outro, então não fica mto grande. E esse backup seria atualizado toda semana para manter as ultimas mudanças, e so faço dos dados mesmo, e ele geralmente fica dentro do proprio server, então nas piores das hipoteses no meu caso vc so perderia os dados de 1 mes, mas ae vc tem de ver o que melhor se adpta.

    falows