+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Smile Wimax

    Quero ouvir a opinião dos demais integrantes do forum sobre as perspectivas que se tem sobre essa nova tecnologia, acredito eu que não será uma grande ameaça para nos provedores e tambem acredito que logo estara disponivel para as frequencias de 2.4 e 5.8 ghz li muito sobre isso mas não achei nada em 2.4 e 5.8 e pelo que entendi, poderemos usar o Wimax desde que o mesmo esteja nas frequencias livres que somos licensiados a operar pela SCM.
    Qual a opinião de vcs ?
    Última edição por marcelomg; 03-12-2006 às 12:18.

  2. #2
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    A figura abaixo apresenta o posicionamento de cada um dos padrões de acesso wireless, mostrando do lado esquerdo o padrão IEEE e do lado direito o padrão ETSI equivalente.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tutwimax_fig1.gif
Visualizações:	270
Tamanho: 	9,5 KB
ID:      	76  

  3. #3

    Padrão

    Tudo no mundo tecnológico tende a inovar, adaptar-se a realidade.

    Os equipamento WIMAX pelo que tenho lido até o momento estarão disponível na requencia de 3.5Ghz (será a mais provavel) e de acordo com o andar da carruagem terá em 10.5Ghz tbm.

    É certo que quem desfrutará dessa tecnologia será as grandes operadoras.... que estão se preparando para o leilão que acontecerá.

    Pois bem, imagine que esses nossos atuais equipamentos ficarão obsoletos, podendo compar a situação dos modens com a internet banda larga.

    Agora vem a minha pergunta, vocês acham que empresas como proxim, linksys, ovislink, senao, etc... vão perder essa fatia do mercado?????
    Desta forma eles quebrariam junto com a gente.

    Na minha opinião os fabricantes vão lançar um novo protocolo usando essas frequencias abertas (2.4 e 5.8). Vou mais além, acredito que isso já tenha em faze de testes ou aperfeiçoamento..... para quando o WIMAX entrar para valer eles terem o que vender.

    Tudo isso deve acontecer em um prazo de aproximadamente 1 a 2 anos.

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    bom, o que eu penso disse outro dia aqui: https://under-linux.org/forums/wirel...em-ja-usa.html

  5. #5
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Tudo no mundo tecnológico tende a inovar, adaptar-se a realidade.

    Os equipamento WIMAX pelo que tenho lido até o momento estarão disponível na requencia de 3.5Ghz (será a mais provavel) e de acordo com o andar da carruagem terá em 10.5Ghz tbm.

    É certo que quem desfrutará dessa tecnologia será as grandes operadoras.... que estão se preparando para o leilão que acontecerá.

    Pois bem, imagine que esses nossos atuais equipamentos ficarão obsoletos, podendo compar a situação dos modens com a internet banda larga.

    Agora vem a minha pergunta, vocês acham que empresas como proxim, linksys, ovislink, senao, etc... vão perder essa fatia do mercado?????
    Desta forma eles quebrariam junto com a gente.

    Na minha opinião os fabricantes vão lançar um novo protocolo usando essas frequencias abertas (2.4 e 5.8). Vou mais além, acredito que isso já tenha em faze de testes ou aperfeiçoamento..... para quando o WIMAX entrar para valer eles terem o que vender.

    Tudo isso deve acontecer em um prazo de aproximadamente 1 a 2 anos.
    Pois é esse o pressentimento que tenho.

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Pois é esse o pressentimento que tenho.

    Não se iludam, se vocês observarem no WiMAX Forum - WiMAX Home todas essas empresas participam e desenvolvem equipamentos para as freqüências fechadas.

    O que eu penso é: como você, um grande fabricante, com um nome e marca a zelar, vai vender um equipamento caro, e colocá-lo numa freqüência pública, sujeito a não funcionar adequadamente, não por conta de falta de qualidade ou inobservância do padrão, mas por interferência espúrias?

    Acho que alguns vão até fazer algo para freqüência públicas, mas serão excessões e às vezes os preços serão probitivos, principalmente para pequenos provedores; como por exemplo: http://www.navini.com/Products/Ripwa..._MX_2.4GHz.htm
    Última edição por sergio; 03-12-2006 às 18:03.

  7. #7
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Não se iludam, se vocês observarem no WiMAX Forum - WiMAX Home todas essas empresas está lá e desenvolvem equipamentos para as freqüências fechadas.

    O que eu penso é: como você, um grande fabricante, com um nome e marca a zelar, vai vender um equipamento caro, e colocá-lo numa freqüência pública, sujeito a não funcionar adequadamente, não por conta de falta de qualidade ou inobservância do padrão, mas por interferência espúrias?

    Acho que alguns vão até fazer algo para freqüência públicas, mas serão excessões e às vezes os preços serão probitivos, principalmente para pequenos provedores; como por exemplo: http://www.navini.com/Products/Ripwa..._MX_2.4GHz.htm
    Sérgio, da uma olhada aqui: teleco.com.br
    Parece que estão pensando em nos tambem hehe.

  8. #8
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Se não tiver WIMAX para nossa frequencia estamos com os dias contados né?
    Imagina quem vai querer ficar com uma net que precisa de uma antena horrivel de grade no telhado e um cabo gigantesco atravessando a casa?
    Fora a midia das grandes Telecom....

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Marcelo, eu espero realmente que os fabricantes não esqueçam as freqüências abertas e desenvolvam equipamentos de baixo custo, principalmente fabricantes como Realtek. Acho apenas que os contratos que esses fabricantes fecham com as telecom são muito restritivos e desenvolvem as parcerias para excluirem os pequenos. Um exemplo é a Alvarion que até bem pouco tempo, simplesmente, não vendia seus equipamentos para empresas que não fossem Telecom. Hoje o panorama é diferente e as coisas estão mudando um pouco, mas essas negociatas ainda acontecem no mercado.

    Espero mesmo que existam opções para nós, os pequenos, mas a demora que isto levará, poderá nos custar o pequeno espaço que conquistamos.
    Última edição por sergio; 03-12-2006 às 21:53.

  10. #10

    Padrão

    Sem dúvidas quem vai dominar o mercado WIMAX serão as grandes teles,
    mas com certeza sairão novos produtos baseados em outros protocolos....

    Será tudo uma questão de tempo.

    Só para constar, tem uma equipe brasileira que está desenvolvendo um equipamento que trabalha sem visada, funciona muito bem e a projeção de estar no mercado é 2 anos. Atualmente o equipamento deles está muito grande, porém estão trabalhando em uma forma de diminuir. Meu tecnico foi até o local ver, em um teste de 1km sem visada a latência estava em <1ms
    o produto será para 40km.

    Muitos provedores serão obrigados a fechar as portas, mas também sobrará espaço para os criativos e inovadores.

    "SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA" AUAHUHUHAUHUUH.

  11. #11
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Sem dúvidas quem vai dominar o mercado WIMAX serão as grandes teles,
    mas com certeza sairão novos produtos baseados em outros protocolos....

    Será tudo uma questão de tempo.

    Só para constar, tem uma equipe brasileira que está desenvolvendo um equipamento que trabalha sem visada, funciona muito bem e a projeção de estar no mercado é 2 anos. Atualmente o equipamento deles está muito grande, porém estão trabalhando em uma forma de diminuir. Meu tecnico foi até o local ver, em um teste de 1km sem visada a latência estava em <1ms
    o produto será para 40km.

    Muitos provedores serão obrigados a fechar as portas, mas também sobrará espaço para os criativos e inovadores.

    "SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA" AUAHUHUHAUHUUH.
    Brother, como posso me informar sobre esse equipamento ? só por curiosidade..é muito bom saber q tem tecnologia Brasileira na parada.

  12. #12

    Padrão

    Ainda não existe nada dele no mercado. Esse que eu comentei foi modulado para 700Mhz.... uma frequencia que provavelmente será usada em um sistema do governo de inclusão digital.

    Perguntei a respeito de usar em frequencia aberta, e o pessoal me disse que será possível.

    O Incoveniente é que ainda está maior que um aparelho de fax!
    ...mas com o tempo eles resolvem isso.