+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Alan Bambirra
    Visitante

    Exclamation Patição /boot

    A área de Swat obrigatoriamente tem que ser o dobro da RAM? Se eu tiver um servidor intranet com 1 GB de RAM 2 GB de Swap é o ideal, é muito ou é aconselhavél?

    Gostaria de tirar uma dúvida, é aconselhavel eu criar o /boot como uma partição primária e inicializável, qual a vantagem e a desvantagem. Sou iniciante no Linux e gostaria de solucionar estas dúvidas.

    Obrigado e abraços a todos.

    Alan Bambirra

  2. #2

    Padrão

    Quanto a area de swap eu sempre ponho no máximo 1GB de swap, já que acima disso não faz mto diferença, esse negocio de ser o dobro era para quando os computadores tinham pouca memoria, as vezes se o servidor tem 1gb de ram e eu sei que a memoria não vai ser mto utilizada ponho so 512mb de swap.

    Falows

  3. #3

    Padrão

    Ola, Como disse nosso amigo ruyneto, a swap não eh obrigatória ter o dobro da memória. Se você tiver um computador com 256 de memória, e quiser colocar 256 de swap, vai funcionar do mesmo jeito. E outra coisa, a swap soh vai ser utilizada quando o computador não tiver mais memória fisica (ram) para utilizar, então ele utilizara a swap (memoria virtual), mas isso deixara o computador muito lento quando ele utiliza a swap, por isso nao aconselho colocar mais de 1 GB na /swap, independente da memória ram do pc. Se o seu computador precisar utilizar seguidamente a /swap, é sinal que você tem que fazer um upgrade de memória. Sobre você criar o /boot separado, depende qual seu objetivo. Se você pensa em criar para caso de "pau " no pc, não vai ajudar muito, pois as vezes o probleme pode estar num arquivo corrompiodo que se encontre no / . Claro que fica mais facil de voce reinstalar o lilo ou grub, caso o problema seja somente neles, sem ter a necessidade de reinstalar o linux. Eu particularmente, no meu pc da minha casa, eu crio 3 partições, o / , o /home, e o /backup. Muitas vezes é muito mais prático e rápido voce reinstalar o linux todo, do que tentar ficar remendando alguma coisa. E como você criou o seu /home separado, a princípio, você não irá perder nenhum dado, pois você só vai precisar formatar o / . Bom, era isso, qualquer dúvida, posta d novo que tamo ae pra isso ....[]s...Renato

  4. #4

    Padrão

    cara..

    com relação ao tamanho da partição de troca, em provas de certificação o correto é o dobro da memória...

    e sobre o /boot, é aconselhável colocar em partição separada sim, pode ser uma partição pequena, se vc for fazer testes com kernel pode ter uma partição com no máximo 150mb, e lógico, inicializável...

    é bom também quando vc tem mais de uma instalação de linux na mesma maquina, assim vc compartilha o mesmo /boot, como o mesmo swap...

    valeu