+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Urgente Solução

    Senhores, alguma máquina em minha rede pegou virus.
    Estou com diversos problemas agora.
    1 - Como encontrar qual a máquina que pegou o virus e Spam.
    2 - Ontem meu email estava bloqueado na CBL e eu retirei, mas agora estou com problemas de estar com meu domínio em listas de blacklist.
    Como tirar isso rapidamente.

    Estou vendo algo com o Spamhaus mas mesmo assim, até eu ler a documentação do site em inglês para aplicar ja mi prejudicou totalmente.
    Alguma solução ?
    Utilizo o Qmail e meu relay está fechado.
    Última edição por spyderlinux; 07-12-2006 às 10:33.

  2. #2

    Padrão

    o melhor a fazer é analisar o tráfego de rede. Instale o NTop no servidor, deixe funcionar por um dia/dois e depois analise o tráfego. Claro que o que interessa é o smtp, portanto.. avalie.

    Outro: tcpdum gerando um arquivo, já filtrado, pra ser lido pelo wireshark ou pelo próprio ntop (man tcpdump)

    Ou então use o próprio wireshark "olhando" para sua rede; não esqueça de estabelecer a filtragem por smtp/porta.

    Finalmente: iptraf com filtragem e log. Mas eu prefiro os outros


    divirta-se.

  3. #3

    Padrão

    Use o tcpdump na interface do firewall, que passam os pacotes para internet.

    Desocnfie principalmente do tráfego passante nas portas 137:139 e 445. Se tiver banco MSQL, 1433. Estas portas são usadas frequentemente por vírus conhecidos!!

    Até

    mtec

  4. #4

    Padrão

    Tem certeza que seu relay esta realmente fechado ??

    recomendo utilizar a opcao de Meu servidor requer autenticação segura,
    afim de evitar envio de email's sem essa opção,
    para tal vc tem que criar os certificados ssl e testa-los

    modificar o tcp.smtp com opcao de REQUIREAUTH='' para sua rede
    atraves do tcprules

    restartar os serviços
    qmailctl cdb; qmailctl restart

    abraços

  5. #5

    Padrão

    Você poderia descobrir facilmente a origem dos e-mails em massa se você utilizasse uma ferramenta para tratar os seus logs, como o qmailanalog. Você pode também jogar os logs para o OpenOffice Calc e mexer um pouco com umas tabelas dinâmicas para gerar os relatórios que você quer.

    Eu não conheço nenhuma outra forma de se manter fora das blocked lists a não ser enviar e-mails para os responsáveis, entretanto existem algumas atitudes que ajudam bastante para evitar isso, como limitar a quantidade de conexões daquele usuário por tempo (i.e. o usuário só pode enviar e-mails de 60 em 60 segundos) e limitar a quantidade de destinatários. Isso já me ajudou bastante à evitar esse tipo de problema.

  6. #6

    Padrão

    Obrigado pelas SÁBIAS palavras X.
    Sempre suas dicas ajudam.
    Teria algum link para eu obter informações disso que você citou ?
    Como o lance de tempo de 60s para enviar e-mails.
    Att,

  7. #7

    Padrão

    Tem um patch do qmail chamado maxrcpt. Com ele, o qmail lê um arquivo dentro de /var/qmail/control/maxrecipients onde está um número inteiro que representa a quantidade de destinatários permitidos para cada mensagem.

    Agora, o esquema de conexão se bem me lembro tem no lifewithqmail.


    Abraços!