+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Redundancia entre Servidores

    Bom dia pessoal, gostaria da opnião de todos que mexe ou já tiveram contato com clusters...
    É o seguinte aqui no meu trampo tenho um servidore com os seguinte seguintes serviços.
    Radius, Postfix, Mysql, Bind modo slave, Mailman.
    No entando quero oferece redundancia nesse servidor, usando replicação do mysql, devido ao radius e postfix, o bind sincronizando via shell script, dae me resta o mailman que fica no /usr e as caixa do postfix com os e-mails dos cliente, pois bem neste aspecto o que vcs, me recomendão a fazer em relação a isto. como posso sincronizar as caixa com as mensagem e as msg do mailman, da lista que tenho aqui.

    estava pensando em usar Heartbeat com DRBD, para a replicação das caixas e das conf e msg do mailman que fica no /usr/loca/mailman.
    No servidor master vai ter dois hd sata de 120 GB RAID1 e no slave dois ide de 80 GB. RAID1 tbem.
    Pensei em um MX Backup, mas acho que não vai resolver pois as msg seriam entregues a ele somente se o master morrer e não ficaria sincronizado.
    Pessoal me ajudem dando opniões, pois preciso disso o mais rapido possivel

  2. #2

    Padrão

    ja tentou usar rsync ??

    rsync pode manter uma copia identica de TUDO que for alterado...

    e ainda se vc usar o ucarp .. quando o primeiro servidor ficar OFF.. o ucarp assume o ip (virtual) .. o tempo de resposta para o ucarp fazer a troca é de 5ms

    exemplo:

    servidor master: 172.30.30.2
    servidor slave: 172.30.30.3

    ip virtual: 172.30.30.1 (gateway para todos os clientes)

    o ucarp slave fica monitorando o master.. SE o master cair ele sobe o ip virtual no servidor slave... e continua monitorando.. QUANDO o master volta.. ele remove o ip virtual...

    ai vc combinando isso com rsync.. mantendo os arquivos identicos.. fica show

  3. #3

    Padrão

    legal, tu já usou este tipo de sistema.

  4. #4

    Padrão

    em produção nao.. mas em testes funciona mto bem !!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    em produção nao.. mas em testes funciona mto bem !!
    Pois é colega, acho legal a sua tese, mas por outro lado, preciso de algo mais concreto, não só testes, entende, se alguem usa em produção posta ae, galera. vamos, vamos lá colaborar não custa nada.