+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Segurança em NFS

    Ola, eu ouvi dizer que nfs é um pouco insiguro. Gostaria de saber se é uma boa ideia instalar o serviço em uma rede, e em relação a segurança do servidor nfs, o que pode ser levado em consideração para melhorá-la. Desde já agradeço pela atenação de todos....[]s...Renato

  2. #2

    Padrão

    Vc não prefere usar samba?

    Usei nfs muito tempo e nunca tive problema de segurança. (graças a Deus rsrs)
    Acho que se vc configurar o server direitinho, especificando as máquinas que vão poder ter acesso a determinado home e as permissões estiverem setadas direitinho não tem problema nenhum.

  3. #3

    Padrão

    Acho que o ideal, é primeiro vc especificar se sua rede vai ser Microsoft ou Linux.

    Microsoft: Samba+LDAP

    Linux: NIS+NFS+LDAP

    Se é seguro??? Dah uma olhada nos links e posta o que vc acha

    https://under-linux.org/1223-seguranca-no-nfs.html
    https://under-linux.org/forums/adm-e...o-nis-nfs.html

    mtec

  4. #4

    Padrão

    Isso talvez gere um debate, hehehe.

    A verdade absoluta é que qualquer serviço tem brechas de segurança, dependendo do administrador.

    Eu utilizo NFS na minha rede (e um bocado) e nunca tive problemas de segurança, mas eu recomendo que você dê uma lida no "securing-nfs", um how-to que a Red Hat (ou a Debian) escreveu no seu guia oficial para ilustrar um pouco as brechas que as pessoas geralmente dão com o serviço. Bem iluminador.


    Abraços!

  5. #5

    Question

    Ae, já que estamos numa discussão sobre NFS;
    Alguém conhece um serviço, ou uma combinação de serviços, mais eficiente do que o NIS + NFS ?

    Ab, Duca.

  6. #6

    Padrão

    Eu acho que daqui a pouco o NFS vai cair em desuso total e o SAMBA vai tornar mais padrão. O problema do SAMBA é que sua implementação é um pouco mais chata, mas ouvi dizer que a versão 4 já vai possuir uma implementação LDAP própria, dispensando o uso do OpenLDAP.

  7. #7

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por xstefanox Ver Post
    Eu acho que daqui a pouco o NFS vai cair em desuso total e o SAMBA vai tornar mais padrão. O problema do SAMBA é que sua implementação é um pouco mais chata, mas ouvi dizer que a versão 4 já vai possuir uma implementação LDAP própria, dispensando o uso do OpenLDAP.
    Uau!!! O SAMBA tá poderoso!