+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy será q gastei dinheiro atoa ?????

    gente eu já tinha postado esse problema aki e vou postar agora o q esta acontecendo.

    tenho a seguinte estrutura aki

    Ap -----> clientes >>ap

    eu TINHA um ap glink mandando o sinal como AP para minha torre , na minha torre um Ovislink recebia e passava direto para um senao

    só q meu mikrotik não recebia os Mac certo, então postei aki no forum e me dissero q esses APs Realmente não repassa os Mac e q a solução seria trocar tudo para senao

    bem a troca foi feita agora esta tudo senao com a seguinte estrutura


    link --->senao ( modo ap ) ---------> senao (modo cliente ) ---> senao Ap

    para minha supersa o problema continua , quando entro na configuração dos senao lá esta os clientes conectados e os MAc tudo certinho , Mais o mikrotik esta reconhecendo uns Mac q não corresponde al MAC real , o q pode ser q esta acontecendo ????

  2. #2

    Padrão

    ja passei por este problema e resolvi de uma forma sem trocar equipamentos mas de vem em quando tem q reinicar os ponto a ponto no caso os senao e a outra forma eh colocar 2 radios nos fazendo wds ai assim vc resolve de uma vez... mas a solucao pros senao eh o seguinte vc tem q trocar ai apenas as posicoes no caso o 1o senao esta como AP coloque como Client e o segundo esta como cliente coloque como AP... somente isso vai fazer o macs da torre chegar ao sevidor as vezes ocorre de uma pc nao navegar ai tem q reiniciar os senao pra voltar... mas por enquanto eh a unica solucao q eu vi pra isso com senao... vlw

  3. #3

    Padrão

    Seria uma boa vc colocar o glink + ovislink em wds desta forma ele passa o mac, agora o senao so passa o mac dele(acho, tenho aqui e é assim) o que passa o mac do cliente e swl 3300, ap1000, ap2000.



    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    gente eu já tinha postado esse problema aki e vou postar agora o q esta acontecendo.

    tenho a seguinte estrutura aki

    Ap -----> clientes >>ap

    eu TINHA um ap glink mandando o sinal como AP para minha torre , na minha torre um Ovislink recebia e passava direto para um senao

    só q meu mikrotik não recebia os Mac certo, então postei aki no forum e me dissero q esses APs Realmente não repassa os Mac e q a solução seria trocar tudo para senao

    bem a troca foi feita agora esta tudo senao com a seguinte estrutura


    link --->senao ( modo ap ) ---------> senao (modo cliente ) ---> senao Ap

    para minha supersa o problema continua , quando entro na configuração dos senao lá esta os clientes conectados e os MAc tudo certinho , Mais o mikrotik esta reconhecendo uns Mac q não corresponde al MAC real , o q pode ser q esta acontecendo ????

  4. #4

    Padrão

    Voce está fazendo "Server/Client".
    O ideal seria fazer "Server/Server".

    Use WDS, e seus problemas acabam...

  5. #5

    Smile

    poxa gente não entendo , no primeiro topico q criei todos disse q se eu coloca-se só senao q iria repassar o mac , o primeiro amigo me disse para eu inverter os polos aki , até entendi beleza , posso até fazer isso , mais trocar equipamento para mim não da mesmo pessoal , acabei de gastar uma grana com esses dois senao , tenho q solucionar isso com o senao mesmo , mais estou com duas duvidas , a primeira é , se eu trocar os polos aki na torre onde recebe o sinal vai ficar dois senao com modo AP , isso da certo ?

    outra duvida é se o senao tem como colocar como WDS pelo q eu sei nunca vi essa Opção no senão

    o amigo se sugeriu pelo q entendi a seguinte estrutura

    LINK ----- cliente (senao cliente ) <------ AP ( senao em modo ap ) ---> senao (transmitindo para cliente )

    isso da certo ????

  6. #6

    Padrão

    aqui usamos dlink dwl 900 e dwl 2100 pra fazer o ptp em modo bridge...e pra ap tanto faz..pode ser dlink tmb...orinoco..senao;;;elas repassam os mac na boa..

    t+
    Última edição por Mr_Dom; 15-12-2006 às 16:03.

  7. #7

    Padrão

    Da certo sim, mas o ideal seria:

    LINK ----- AP (senao AP )-----> WDS <------ AP ( senao em modo ap ) ---> senao (transmitindo para cliente )

  8. #8

    Question

    como faço WDS no senao alguem pode me ajudar nessa questão ????

  9. #9

    Padrão

    Amigo, por aqui utilizo a seguinte estrutura:

    link--->servidor mk---->d-link (client) (((( )))) senao (AP) (((((( Clientes wireless.

    ou seja, não utilizo dois rádio na torre ... trabalho dessa forma e todos meus clientes navegam e recebem ips via dhcp, sendo controlado o ipXmac.

    Tenta ai que vc conseguira sim receber os mac de seus clientes.

  10. #10
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josevaldo Ver Post
    Amigo, por aqui utilizo a seguinte estrutura:

    link--->servidor mk---->d-link (client) (((( )))) senao (AP) (((((( Clientes wireless.

    ou seja, não utilizo dois rádio na torre ... trabalho dessa forma e todos meus clientes navegam e recebem ips via dhcp, sendo controlado o ipXmac.

    Tenta ai que vc conseguira sim receber os mac de seus clientes.
    Brother, tipo assim, se vc fizer um bloky raley no Senao seus clientes deixaram de enchergar o link internet? ele está como bridge e o gatway é o ip do server MK?
    Me corrija se estiver errado.
    Abraços t+

  11. #11

    Padrão

    senao nao repassa mac tambem nao...

    samsung repassa !! 100% transparente...

  12. #12
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    senao nao repassa mac tambem nao...

    samsung repassa !! 100% transparente...
    Senao não repassa o MAC, e também não faz WDS... Eu uso aqui em 2 ponto a ponto, configurados como bridge... e não como AP e cliente... roda tranquilo há mais de 1 ano...

  13. #13

    Padrão Eu tb to com ..

    o mesmo problema...

    Eu uso aki...


    Link >>>> Mikrotik >>> AP OVISLINK ( Envia pra torre ) >>>> CLIENTE OVISLINK ( recebe ) >>>> AP SENAO ( Envia pros clientes ).

    E os mac que aparecem no mikrotik eh o mac do SENAO. Já inverti o link pra cliente e a torre pra ap, mas se eu fizer isso nenhum cliente meu navega !

    Abraços!

  14. #14

    Padrão

    as aps que usei q que sao 100% transparentes:

    ovislnk wla5000ap
    samsung swl3300
    ikarus/mikrotik/staros ..

  15. #15

    Padrão wds

    Caro amigo, eu recomendo colocar dois ovislink 5460 em G, a 36mb caso a visada esteja mt boa, o rendimento do wds fica excelente, tenho 3 ptp assim
    até 1km eu recomento usar 36mb, da um troutput de 4 mb e media.

    sds, Ary

  16. #16

    Padrão

    Já usei muito senao como AP.. Repassa mac sim..
    Mas nos meus ptps só utilizo Samsung.. Repassam todos os macs dos clientes normalmente, pois amarro mac com ip no servidor...

    Flw..

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nazzi Ver Post
    Já usei muito senao como AP.. Repassa mac sim..
    Mas nos meus ptps só utilizo Samsung.. Repassam todos os macs dos clientes normalmente, pois amarro mac com ip no servidor...

    Flw..
    SIM.. senao repassa mac QUANDO:

    vc usa-o como Access Point e seus clientes associam neste Senao... SE voce faz um ponto a ponto com SENAO conforme este "layoyt":

    <servidor> --- <senao1> ----- <senao2>-<ap>

    onde ap seria um access point distribuindo sinal para os clientes... no servidor vai chegar o mac do SENAO2 !!!


  18. #18

    Padrão Repassa

    servidor..senao(modo client)..senao(modo ap)..Senao(modo ap)..clientes
    apesar de não ser o ideal....unica coisa que esses rádios tem de bom são os preços...(salgados)...

  19. #19

    Padrão

    o samsung e 100% trasparente, repasa o mac tranquilo e aguenta um monte de clientes pelo que li por aqui mesmo em torno de40 a 50 clientes, asimq eu vc deveria mudar para samsung, so que ele nao tem e WDS , mas e 100% estavel e comfiavel, va de samsung""""