Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation 5.8 nao e viavel

    galera,

    apos ter projetado por muito tempo a rede em 5.8 finalmente desisti. Nao tem hoje no Brasil, nihum jeito de ter um provedor 100% 5.8 e 100% legal frente a anatel. Se nao e a radio e a antena, mais nao tem equipamentos homologados para fazer um provedor multiponto em 5.8.
    Vou ton fazer em 2.4 utilizando polarizaçao horizontal para evitar interferencias com a concorrencia.
    Vou utilizar nos clientes placas PCI (LG provavelmente)+antenas direcionais.
    Agora o problema e na base: que radio aconselham? alguma dica? ouvi falar muito do senao mais nao muito bem, o ovislink parece um brinquedo e o ap2000 nao tem homologaçao (foi retirada).
    preciso de um AP de padrao universal para falar com as placas dos usuarios: algum produto com calidade e homologado q acham bom? obrigado pela ajuda

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Monte um AP em Linux, free ou comercial, e resolva seus problemas. Para este tipo de AP existem N opções de cartões/placas homologadas.
    A propósito, o AP2000 nunca foi homologado. O que são homologados são os cartões usados no mesmo, orinoco silver ou gold, além de avaya, dell entre outros.

  3. #3

    Padrão

    Se a saida é o hardware wireless no ap 2000 o cartão orinoco e eles são homologados, quem é homologado é a saido de radio que tem nos equipamentos, o ap 2000 é uma maquinas que pega os cartões como se você montar os aplinux os cartões ou placas tem que ser homologados.

    eu acho e melhor alternativa para se montar ou ap 2000 ou aplinux porque de resto não vale a pena, senao etc..etc... pode esquecer

  4. #4

    Padrão

    Eu uso backbone em 5.8 e freebsdap para transmitir pros clientes.
    Cada freebsd tem 4 cartoes senao de 200mw. Funciona muito bem, tem até wpa funcionando bem.

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Eu uso backbone em 5.8 e freebsdap para transmitir pros clientes.
    Cada freebsd tem 4 cartoes senao de 200mw. Funciona muito bem, tem até wpa funcionando bem.
    GrayFox, já testou o pfSense » Introduction ? Se sim, como ele se comporta com o chipset atheros ?
    Última edição por sergio; 16-12-2006 às 21:20.

  6. #6

    Padrão

    De gay eu nao tenho nada rapaaaz... haha...

    Assim, o pfsense eh um otimo sistema, faz um QoS otimo.

    Como eu mexo mais com freebsd, eu sempre deixo a maquina mais venenosa.

    Eu, particularmente nao uso o pfsense, pois consigo fazer um sistema melhor (com mais recursos).

    Por padrao, ele nao vem dummynet, e é baseado no freebsd 6.1.

    O FreeBSD 6.1 e 6.2 tem um otimo suporte para atheros.


    A minha ultima maquina q eu fiz era +/- assim:


    Athlon xp 1800+
    MB MSI 6 PCI (nForce 2)
    4 senao 200mw
    2 ag530
    256 ddr400
    hd 10gb


    Nao imaginas. O enlace com os ag530 ficaram otimos. 1 recebia, e reenviava para outro POP.

    Eu até curto linux, mas, acho que o diabinho se comporta melhor com wireless. =)

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    De gay eu nao tenho nada rapaaaz... haha...

    Assim, o pfsense eh um otimo sistema, faz um QoS otimo.

    Como eu mexo mais com freebsd, eu sempre deixo a maquina mais venenosa.

    Eu, particularmente nao uso o pfsense, pois consigo fazer um sistema melhor (com mais recursos).

    Por padrao, ele nao vem dummynet, e é baseado no freebsd 6.1.

    O FreeBSD 6.1 e 6.2 tem um otimo suporte para atheros.


    A minha ultima maquina q eu fiz era +/- assim:


    Athlon xp 1800+
    MB MSI 6 PCI (nForce 2)
    4 senao 200mw
    2 ag530
    256 ddr400
    hd 10gb


    Nao imaginas. O enlace com os ag530 ficaram otimos. 1 recebia, e reenviava para outro POP.

    Eu até curto linux, mas, acho que o diabinho se comporta melhor com wireless. =)
    Ooopsss... Desculpe pela falha; já arrumei.

    Blz, bom saber do suporte aos atheros, afinal ultimamente só este chipset e o realtek no mercado.

    Achei o pfSense » Introduction interessante pela interface gráfica. "Qualquer um" que não conheça o sistema consegue gerenciar o bicho. Preciso arrumar tempo para estudar melhor... esta e outras soluções.

    Quanto ao freebsd eu preciso dar uma olhada também, principalmente acompanhar aquele how-to de como colocá-lo em usb, flashcard, minizar o sistema...

    Obrigado pela explicação.

  8. #8

    Padrão

    Eu estava desenvolvendo um wifibsd justamente pra isso.

    Peguei a interface do pfsense, traduzi pra portugues, adicionei mais recursos e joguei pra uma flash IDE (DOM) de 32mb.

    Estou vendo pra fazer uma com 256M para ter mais recursos.

    Estava vendo a possibilidade de fazer até com pen drive, mas vai demorar um pouco.

    Qualquer coisa, entra em contato que eu do uma mao.
    []'s

  9. #9

    Padrão

    cara.. nao usa pci LG. .eh uma PORCARIA

    usa REALSAT... eh a melhor que tem !!! sem duvidas...

  10. #10

    Padrão

    A ideia nao é usar nenhuma dessas, e sim usar atheros.

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Eu estava desenvolvendo um wifibsd justamente pra isso.

    Peguei a interface do pfsense, traduzi pra portugues, adicionei mais recursos e joguei pra uma flash IDE (DOM) de 32mb.

    Estou vendo pra fazer uma com 256M para ter mais recursos.

    Estava vendo a possibilidade de fazer até com pen drive, mas vai demorar um pouco.

    Qualquer coisa, entra em contato que eu do uma mao.
    []'s
    GrayFox, o que você está fazendo é justamente a minha pretensão (pretensão pois não sei se consigo... ).

    Este fim de ano viajo esta semana e só volto no no Ano Novo. Não dá tempo pra fazer mais nada. Assim que chegar vou pôr a mão na massa.

    Nesta época, caso não se importe, faço contato contigo.

    Valeu.

  12. #12
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    A ideia nao é usar nenhuma dessas, e sim usar atheros.
    Ele estava respondendo ao autor do POST. hehehehehehe... nós é que estamos desvirtuando o assunto...

  13. #13

    Smile

    Citação Postado originalmente por italianonobrazil Ver Post
    galera,

    apos ter projetado por muito tempo a rede em 5.8 finalmente desisti. Nao tem hoje no Brasil, nihum jeito de ter um provedor 100% 5.8 e 100% legal frente a anatel. Se nao e a radio e a antena, mais nao tem equipamentos homologados para fazer um provedor multiponto em 5.8.
    Vou ton fazer em 2.4 utilizando polarizaçao horizontal para evitar interferencias com a concorrencia.
    Vou utilizar nos clientes placas PCI (LG provavelmente)+antenas direcionais.
    Agora o problema e na base: que radio aconselham? alguma dica? ouvi falar muito do senao mais nao muito bem, o ovislink parece um brinquedo e o ap2000 nao tem homologaçao (foi retirada).
    preciso de um AP de padrao universal para falar com as placas dos usuarios: algum produto com calidade e homologado q acham bom? obrigado pela ajuda

    Amigo, utilize placas DWL-AG530 da D-Link, elas são DualBand (2.4/5.8) e homologadas, coloque elas em um PC com Mikrotik, voce pode fazer os backbones em 5.8 e distribuir para seus clientes em 2.4. Nos Clientes, utilize os radios WR254 da Italbrasnet (www.italbrasnet.com.br), pois são homologados e ainda por cima agora vem com display informando nível de sinal.. uma ferramenta para alinhar antenas.

    Espero ter ajudado..
    Abraços

    Everton

  14. #14

    Padrão obrigado

    gente,

    obrigado pelas dicas. tom vosseis acham o melhor um AP linux e utilizar o hardware como radio soamente....certo? nao tenho muito claro esse assunto, alguem pode explicar?
    nesse caso, utilizando o linux ap, qual seria o melhor cartao? utilizando o hardware como radio soamente e nao como ap acho "menos" importante o aparelho e o ap2000 ficaria mais caro q o senao....certo?
    outracoisa: e o fiscal da anatel quando visse o ap2000 na antena, como explicariam para ela q nao se utiliza como ap mais como aparelho radio com cartoes homologados?
    achei os cartoes LG um bom produto, mais vo testar as realsat......testar tambem o preço ; )
    obrigado e abraços

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evertonhorst Ver Post
    Amigo, utilize placas DWL-AG530 da D-Link, elas são DualBand (2.4/5.8) e homologadas, coloque elas em um PC com Mikrotik, voce pode fazer os backbones em 5.8 e distribuir para seus clientes em 2.4. Nos Clientes, utilize os radios WR254 da Italbrasnet (www.italbrasnet.com.br), pois são homologados e ainda por cima agora vem com display informando nível de sinal.. uma ferramenta para alinhar antenas.

    Espero ter ajudado..
    Abraços

    Everton
    obrigado amigo,

    certo o q fala, mais ao final o PtM vai ser em 2,4 e e' o q pretendia evitar.....mais tudo bem!

  16. #16

    Padrão

    tudo claro!!

    pesquisei um pouco e ja tenho as ideias mais claras. Ao final vai ser um servidor com mikrotik e cartao dlink dwl520 conectado a setoriais de polarizacao horizontal (estou em area metropolitana poluida) hyperlink de 14dbi (serao fracas demais?). nos clientes ainda nao decidi mais provavelmente vai ser ad dlink mais economicas e antenas painel da aquario......vi elas e sao aparentemente boas e pequenas.....alguem testou?
    abraços
    Última edição por italianonobrazil; 19-12-2006 às 20:48.

  17. #17
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por italianonobrazil Ver Post
    tudo claro!!

    pesquisei um pouco e ja tenho as ideias mais claras. Ao final vai ser um servidor com mikrotik e cartao dlink dwl520 conectado a setoriais de polarizacao horizontal (estou em area metropolitana poluida) hyperlink de 17dbi. nos clientes ainda nao decidi mais provavelmente vai ser ad dlink mais economicas e antenas painel da aquario......vi elas e sao aparentemente boas e pequenas.....alguem testou?
    abraços
    Já que no início comentou sobre conformidade com Anatel, não use as DWL G520, pois elas são homologadas apenas para uso com antena original (1,8 ou 2 dbi). Use as AG-530, pois são homologadas sem restrição de antena.

    Não lembro de antena hyperlink 17 dbi horizontal, homologada. As 17 dbi polarização vertical são. As pluton PTX-16 são horizontais e homologadas.

    As antenas da Aquario, grade, são boas antenas. Agora pequenas, eu acho que não... se não me engano são 80x60 cm. As menores antenas, grade, homologadas que conheço são da artsat (log periódico, costuma entrar água) 17 dbi e as visiontec 15 dbi.

  18. #18

    Padrão

    ola Sergio,

    tem razao e ja corregi. a antena hyper e 14dbi.......sera q poderia ficar um poco fraca? e a unica homologada da hyper com polarizaçao horizontal.
    obrigado pela dica da 530, pensei na 520 pelo preco, mais com o assunto da antena nao tem escolha.
    as antenas aquario das q falo sao essas: Antenas Aquário
    gostaria de dar a opaçao para os clientes a antena de grade mais tamben um painel pequeno...
    Última edição por italianonobrazil; 19-12-2006 às 21:23.

  19. #19
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por italianonobrazil Ver Post
    ola Sergio,

    tem razao e ja corregi. a antena hyper e 14dbi.......sera q poderia ficar um poco fraca? e a unica homologada da hyper com polarizaçao horizontal.
    obrigado pela dica da 530, pensei na 520 pelo preco, mais com o assunto da antena nao tem escolha.
    Acho que não fica fraco com 14 dbi... Mas pense numa coisa, em áreas com muita interferência, a melhor opção é trabalhar com células menores (cobertura) e mais próximas aos clientes. Se for o caso crie várias, a medida que a rede crescer.

    Essas antenas da aquário são setoriais 60°... não são as ideais para se colocar em clientes. Antenas menores são as que mencionei, além de uma disco 14 dbi da Hyperlink (backfire), mas é cara.
    Última edição por sergio; 19-12-2006 às 21:27.

  20. #20

    Padrão

    eh acho q ao final ton vai ser essa solucao mesmo, as 530 e os paneis da hyper de 17dbi.
    q acha desse outro produto para clientes? 2.4 GHz 14 dBi 802.11b 802.11g Wireless LAN and Bluetooth® Compatible Flat Patch Wi-Fi® Antenna
    nao gosto da ideia de fornecer soamente grade tambem porque em muitos predio e prohibido colocar antenas fora das janelas ton com um painel a coisa ficaria mais discreta.