+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sobre cabos 75 ohms

    O pessoal fala tanto em impedância e e tipos de cabos, mas na maioria dos casos não sabem a diferença. Trabalho com tv a cabo também, vou explicar um pouco.

    A diferença basica entre os cabos RG e RGC é que o cabo RG não possue uma blindagem (normalmente feita por papel alumínio). O RGC possue, sendo mais indicado, pois blinda o cabo de interferencias externas e tem uma perda menor, pois parte do sinal não é irradiada pelo próprio cabo (devido a camada de blindagem). Existem cabos de uma empresa, chamado TRI-SHILD E QUADRI-SHILD. A diferença básica é no tipo de blindagem destes cabos. TRI (3) blindagens, QUADRI (4) blindagens.

    Outra coisa que o pessoal fala muito é sobre a impedância. Em linhas de transmissão, seja ela, um transmissor de tv ou uma simples instalação wireless, deve-se manter a impedância caracteristica do sistema. O que quer dizer isso?

    A impedância característica de uma linha de transmissão, é aquela cujo seu valor nominal é o mesmo de um extremo num lance de cabo ao outro sem sofrer alterações. Os cabos coaxiais utilizados em sistemas de antena coletiva e sistemas de TV a cabo, possuem uma impedância característica igual a 75 Ohms. Podemos afirmar que, pelo menos teoricamente, teremos em qualquer ponto do cabo no sistema a mesma impedância, quando o sistema consegue ter esta impedância correta, dizemos que o sistema encontra-se “casado”. Um sistema de distribuição que consegue manter esta impedância, tem como vantagens: ótimos rendimentos do sinal, maior estabilidade do sinal, menos interferências e problemas de recepção, dentre outros benefícios.

    Também há alguns problemas, dentre os mais conhecidos, a ROE (Relação de Ondas Estacionárias). Podemos afirmar que quando um sistema não possue sua impedância nominal, parte deste sinal irradiado retorna ao seu transmissor, criando a ROE. Em sistemas de grande porte (como rádios e tvs), ROE alta representa perigo, tanto para os transmissores (pode ocasionar a queima do equipamento), quanto para quem está perto do transmissor (aumenta o nivel de interferencias), dentre outros, também diminui muito o rendimento da potência de transmissão...

    Por isso galera é o seguinte;;;; Como o pessoal falou, funcionar, funciona, afinal o cabo é um simples par de fios de cobre. O fato é se realmente estas outras alternativas fazem "bem" para seus sistemas. Cabe a cada um analizar o quanto vale a pena, trabalhar com sistemas descasados....

    David Marcony - CATV BRASIL / FASTWEB

  2. #2

    Padrão

    ineteressante artigo...

    teve um sujeito aqui no forum que brigou comigo e teimou que se funcionava era a mesma coisa...

    tomara que ele leia sua explicação e seja mais humilde rsrsrsrsr

  3. #3

    Padrão Bom

    Meus parabéns pela explicação, funcionar funciona, o problema que ninguém ve o lado ruim ne, fora que é uma porcaria fazer o conector com 59, ca pra nois de gambiarra to fora.

  4. #4

    Padrão

    Cara eu trabalho com tv a cabo!! Seria esquisito eu tentar colocar cabos rg58, por exemplo, no lugar do RG-6... Ficaria uma porcaria. O problema é que o sistema descasado, tem mais perdas...

  5. #5

    Padrão Cabo 75Ohm X 50Ohm

    Amigo, bom em relação ao seu artigo que por sinal é muito esclarecedor.

    Tenho algo a ponderar: O fato é que os cabos coaxiais de 75Ohms são mais baratos que os de 50Ohms não sei porque??

    Mas são, dai parte a necessidade de alguns aqui no mundo wireless...querer usa-los, pois o kit cliente está saindo muito caro!

    Allan Caldas

  6. #6

    Padrão

    Com certeza. O fato de um ser mais barato que o outro, é apenas um fato. Aqui eu já vi de tudo... Já até vi instalação elétrica feita com aquele fiozinho de telefone... como eu disse funcionar, funciona... A questão do cabo ser mais barato que o outro, é pelo simples fator de cada um ser para uma aplicação específica. Em tv a cabo, existem cabos, mais grossos que o próprio 400 ou RG213... Temos cabo chamado .500, .750 e até .1000;; A questão é;;; cada cabo é desenhado para uma determinada tarefa, mas isso não significa que, caso ele seja utilizado pra outra, não irá funcionar... Como vc disse; Devido ao preço, muitos utilizam... No meu caso eu não utilizo!!

  7. #7

    Padrão

    Amigo, gostaria de lhe perguntar uma coisa....

    Existem então uma opção ao cabo RGC58 (Nota não uso RG pois tem muita perda) mais em conta.

    Considero aqui que o preço do metro é R$ 1,20

  8. #8

    Padrão

    Cara. Infelismente não. Cabo 50 ohmos mais em conta é o rgc-58 mesmo. Aqui no centro do Rio, custa em torno de 1 real o metro...

  9. #9

    Padrão Cabo

    Concordo com o pessoal ai esse negocio de usar o cabo 75 eh fria ainda mais que tem gente que corta a antena que vem com a placa e solda o cabo junto e ainda jura que nao da perda

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Cara. Infelismente não. Cabo 50 ohmos mais em conta é o rgc-58 mesmo. Aqui no centro do Rio, custa em torno de 1 real o metro...
    Opa amigo.. compra 300mts pra mim e me manda, eu mando o dindin adiantado se quiser !!! Nesse preço até 500mts eu compro hehehe

    Abraços

  11. #11

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Entra em contato: 21-8285-1037
    Ok amigo.. vlw