+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mariogomide
    Visitante

    Padrão Problemas com Acentuação

    Boa Tarde, pessoal.

    Estou com um problema, que acredito que vocês possam tirar de letra.

    Tenho um sistema que armazena dados no MySQL 4.0.24.
    Quando vou no banco, ou faço uma busca, os resultados das palavras acentuadas vem com caracteres esquisitos.
    Ex.: "Máquina quebrada"
    Quando o certo seria "Máquina quebrada"

    Bom, no meu navegador, no terminal, ou outro cliente quando eu altero a exibição para UTF-8, aparece certo.
    Quando eu uso o iReport para gerar relatórios, eu não consigo alterar a exibição para UTF-8 e não estou conseguindo usar um SQL para forçar a saída nesta codificação, logo o resultado sai errado.

    Alguma idéia?
    Muito Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    Até onde eu sei, a maioria das distribuições já lança o MySQL configurado por padrão para codificação latin1 (Você pode checar qual é a codificação utilizada fazendo um dump dos seus dados com o mysqldump, exportando uma pequena porcentagem de dados só para olhar o cabeçalho do arquivo .sql). Mas até onde eu vivi, a maioria dos problemas relacionando bancos de dados e linguagens de programação não estão nas configurações dos SGBD's, mas sim da própria linguagem, ou do cliente (Tome por exemplo disto um programa escrito em PHP e o cliente utilizando a codificação errada em seu navegador).

    Mas, como é de boa praxe e utilidade, envio para você um link falando bem sobre isso:

    Acentuação no MySQL

    No link existem links apontando para locais com mais informação sobre isso. Vai te ajudar, sobretudo pelo iReport ser escrito em Java e este ser um portal de Java.

  3. #3
    mariogomide
    Visitante

    Padrão

    Boa Tarde!

    Fui no link indicado e agora já tenho mais opções de solução, porém queria saber se posso estar errado.

    Agora, eu estou achando que pode ser alguma variável de ambiente quanto a charset no servidor. Uma variável de conexão ou algo assim.

    Qual uma configuração no MySQL que eu posso verificar?

    Obrigado!!
    Mario