+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interferencia, o que fazer???

    Boa tarde!

    Estou com um problema no meu repetidor, se alguem puder ajudar...
    Usamos Airaya para fazer ponto a ponto e Ap2000 para atender os clientes. Uso os dois cartões orinoco gold. O cartão A, usamos 2 antenas setoriais da TSM 14dbi, com divisor. No cartão B usamos uma antena setorial da hyperlink.
    Hoje estou com os canais 1(no cartão A) e 9 (no cartão B), os melhores no momento.
    Nosso concorrente usa amplificador e está nos canais 11 e 3. Mas tem algo que ainda não descobrimos que interfere do canal 1 ao 6.
    Não conseguimos tirar a interferencia, já trocamos para todos os canais possiveis...
    Será que alguem conhece algum tipo de antena que diminua essa interferencia para os clientes?´Ouvi falar de antena com blindagem, mas não acho, alguem sabe sobre isso?

    Obrigada!

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    A melhor opção seria distribuir melhor suas células, ou seja, criando novas células com antenas de menor ganho, mais próximo aos clientes. Essa é a maneira mais eficiente de fugir de interferência.

    A não ser isso, procure por Filtros de Cavidade. A Hyperlink possui, mas não encontra no Brasil, só por pedido direto dos EUA.

  3. #3

    Padrão

    Outra e trabalhar na polarizacao horizontal, vc consegue amenizar este problema. as boas são hyp de 14 e a pluton px32.

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por oyama Ver Post
    Outra e trabalhar na polarizacao horizontal, vc consegue amenizar este problema. as boas são hyp de 14 e a pluton px32.
    Oyama, só um detalhe... O modelo setorial é PTX16, a PTX32 é uma "omni" (dupla setorial).

  5. #5

    Padrão

    Falando em filtros de cavidade, adquiri 2 da Hyperlink... Absurdo foi pagar o imposto (mais caro do que os próprios filtros.... Mas afinal, quem vai pagar o salário de 24 paus e meio dos nossos deputados, neh??). Os que eu adquiri eram para os canais 3 e 9 (2.4 GHz 802.11b and 802.11g Compatible Indoor Ultra High Q 8-Pole WiFi Band Pass Channel Filters) com 8 polos... Minha situação aqui é que meu concorrente tem um Senao com a potência no máximo no canal 2. O filtro do canal 3 quase não diminuiu a interferência desse AP na minha rede, mas já ajudou. Já o filtro para o canal 9, reduziu a 0 a interferência (medida no frequency usage do Mikrotik) gerada no canal 2... Conclui que ele não faz milagres em canais imediatamente adjacentes, mas em canais mais distantes ele funciona muito bem. Atentem também ao fato dele causar uma pequena perda no nível de sinal (no site diz que é +- 2 dbm)...

    Se alguém aeh jah usou esses filtros, dá um toque...

  6. #6

    Padrão

    amigo coloque os canais que não sobrepoe são 1, 6, 11...e se possivel mude a polarização. disputar com amplificador é complicado caso tenha scm ligue pra anatel de chama eles porque isso eh só gera prejuizo pra quem trabalha certo.

  7. #7

    Padrão

    Escuta, mas o cara do SENAO ta usando amplificador? Se tiver tem que denunciar na ANATEL! NAO PODE!!

  8. #8

    Padrão

    senao se tiver com antena de mais de 12,5 dbi ja ta errado...dununciar é a melhor solução porque em 99% de casos de tipo não exite acordo entre as partes, tive problema desse aqui comigo e no final das contas a concorrente ai fez o juiz me chamar porque fiz a mesma coisa que fizeram comigo coloquei uma antena omini de 15dbi com amp 1w e radio com 400mw. quando quem usa amp sentir como ele é ruim para os outros eles tiram, amp é solução de gente que não tem coragem de colocar aquipamentos que preste pra servir o povo.