+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Rafael1986
    Visitante

    Padrão migrando do qmail pro sendmail

    Olá amigos,

    Estou migrando de do slackware, onde eu usava qmail, para o RedHat onde passarei a usar o sendmail. Teria como eu transferir as contas e emails armazenados do qmail para o sendmail?

    Obrigado

  2. #2

    Padrão

    Sim, tem jeito para a maioria dos casos, mas não tem como confirmar se você não disser exatamente como o qmail estava configurado e como o Sendmail está configurado. Em alguns casos, é necessário escrever um shell-script para executar a ação em várias contas, mas é a parte mais difícil...


    Abraços!

  3. #3

    Padrão apenas curiosidade...

    mas, podendo escolher um BOM MTA, qual o motivo que leva algumas pessoas a escolherem um PÉSSIMO?

    em outras palavras: podendo comprar um porshe, por quê alguém compraria um fusca '60? só pq tem motor a ar?


  4. #4

    Padrão

    Aproveitando... existe na NET, um tuto legal para qmail, que vcs possam me sugerir??

    Um abraço,

    mtec

  5. #5
    Rafael1986
    Visitante

    Padrão

    irado disse:
    mas, podendo escolher um BOM MTA, qual o motivo que leva algumas pessoas a escolherem um PÉSSIMO?

    em outras palavras: podendo comprar um porshe, por quê alguém compraria um fusca '60? só pq tem motor a ar?
    Meu amigo, agradeço o consleho, mas minha dúvida não foi saber qual é o melhor ou pior. Se estou migrando é pq tenho meus motivos. Não perca tempo dando respostas "de apenas curiosidade", pq vc acaba atrapalhanod a resolução das dúvidas.

    Bom, pelo menos há a possibilidadede migração... Meu qmail está configurado no padrão... inclusive eu usei esse tutorial Slacklife - Comunidade Slackware Linux do Brasil (que pode ser usado pelo amigo que perguntou aí em cima)
    Ja o sendmail eu naum sei... mas qual seria o procedimento mais ou menos, soh pra mim ter uma idéia?

  6. #6

    Padrão

    Ouch...

    O legal é que esse tutorial é bom. Várias pessoas já falaram pra mim que funciona bem.

    A primeira coisa em que eu me preocuparia seria se as mensagens estão armazenadas em formato Maildir/ ou Mailbox. Existem utilitários de conversão (mbox2maildir,etc). Outra coisa que eu me preocuparia seria utilitários que são utilizados para criação de contas virtuais (No tutorial que você mencionou é utilizado vpopmail, que é bom pra caramba), agora no Sendmail eu não sei o quê você planeja utilizar, mas provavelmente, muito provavelmente, você consiga contornar isso com um shell-script, como eu disse acima também. =)

  7. #7
    Rafael1986
    Visitante

    Padrão

    hum, mas eu poderia fazer isso na mão? tipo, vc sabe onde fica armazenado as mensagens de emailno servidor por padrão?

    Obs: a propósito, o formato da smensagens no qmailestão como Maildir
    Última edição por Rafael1986; 20-12-2006 às 14:31.

  8. #8

    Padrão

    Yeah, dá pra fazer na mão, mas é o método burro e humanamente impossível num servidor que possui 5000 contas de usuários. =)

  9. #9
    Rafael1986
    Visitante

    Padrão

    auhahuauhhuahuahuauh

    mas aki tem umas 30 contas soh.. .de boa =D

    Mas vc nu msabe entaum onde ficam armazenados os emails?

  10. #10

    Padrão

    Não. Eu não sei onde ficam as contas de usuário porque eu não sei se esse Sendmail é, foi ou será montado. Pode ser que ele fique dentro de /var/spool/mail, pode ser que ele fique numa partição separada, pode ser que ele fique dentro do $HOME de cada usuário, pode ser que ele fique dentro de um outro diretório dentro do /var...

  11. #11
    Rafael1986
    Visitante

    Padrão

    o Sendmail será montado por uma empresa de hospedagem, e configurado para ser usado como VPS (virtual private Server).

    Mas soh sabendo onde estaria armazenadas as mensagens dos usuarios do qmail ja estava bm... mas vlw aew pela ajuda

  12. #12

    Padrão

    Geralmente fica em /home/vpopmail. Tu leu o how-to?

  13. #13
    Rafael1986
    Visitante

    Padrão

    Sim li

    Sim, ja tinha visto que no diretorio /home/vpopmail/domains/meu_dominio havia os usuarios cadastrados... mas então é soh eu salvar esses diretórios?

  14. #14

    Padrão

    É legal manter um tar.gz do diretório /home/vpopmail, mas como eu te falei anteriormente, talvez exista a necessidade de uma migração de formatos das caixas de mensagens dos usuários. Enquanto o qmail utiliza o formato Maildir/, o Sendmail utiliza o formato Mailbox (Por favor, confirme isso no Google, porque eu não sei se o Sendmail suporta Maildir/ já). Se ambos utilizarem o mesmo formato, muito provavelmente vai ser só copiar e colar as caixas de mensagens...