+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como enviar um email antes do shutdown?

    Como faço para que o sistema me envie um email antes de ser derrubado com shutdown, poweroff e etc?

    Obrigado e aguardo retorno.

  2. #2

    Padrão

    Hummm... interessante a sua pergunta...

    Se o seu caso for o que eu estou pensando que é, existem ferramentas muito legais para mo monitoramento dos seus servidores (Ou do servidor). A principal é o nagios. Dê uma olhada.

    Mas existe também um jeito "tosco" de se fazer isso. O shutdown por si só não fornece uma opção para enviar um e-mail para o administrador do sistema (até onde eu sei, pelo menos), mas você pode renomear o binário do shutdown para algo tipo shutdown.real e criar um script no lugar, chamado shutdown, onde ele vai mandar um e-mail para você e logo em seguida, desligar o sistema.

  3. #3

    Padrão

    cara..

    vc pode usar um analisador de logs..

    quando ele enconrar alguma entrada de shutdown no log do sistema ele te envia um e-mail

    procure por swatch, no wiki tem um artigo que escrevi sobre o assunto..

    valeu

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    cara..

    vc pode usar um analisador de logs..

    quando ele enconrar alguma entrada de shutdown no log do sistema ele te envia um e-mail

    procure por swatch, no wiki tem um artigo que escrevi sobre o assunto..

    valeu
    Beleza!

    Obrigado pela sua orientação.

  5. #5

    Padrão

    voce pode alterar os arquivos de rc do shot down

    /etc/rc.d/rc.0
    /etc/rc.d/rc.6

    nao lembro se ha outros..

    voce pode fazer um bash que seja o ultimo a ser executado... MAS pensando aqui agora.. precisa ser executado ANTES do sistema parar o NETWORK.. para ele poder enviar o email (NETWORK E SENDMAIL/POSTFIX nesse caso)...

    o bash pode te enviar os logs ..

  6. #6
    wrochal
    Visitante

    Padrão que acha

    Caro,

    Eu fiz isso uma vez, a solução foi fazer um script de start e shutdown, aonde o mesmo me envia um e-mail informando que o sistema foi ligado/desligado.

    Fiz no debian:

    Criei um script no /etc/init.d/start e /etc/init.d/stop, e coloquei no runlevel 2 como prioridade 99.

    Aqui funcionou legal.

    Abraços,

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    voce pode alterar os arquivos de rc do shot down

    /etc/rc.d/rc.0
    /etc/rc.d/rc.6

    nao lembro se ha outros..

    voce pode fazer um bash que seja o ultimo a ser executado... MAS pensando aqui agora.. precisa ser executado ANTES do sistema parar o NETWORK.. para ele poder enviar o email (NETWORK E SENDMAIL/POSTFIX nesse caso)...

    o bash pode te enviar os logs ..
    Beleza!

    Obrigado pela sua atenção.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wrochal Ver Post
    Caro,

    Eu fiz isso uma vez, a solução foi fazer um script de start e shutdown, aonde o mesmo me envia um e-mail informando que o sistema foi ligado/desligado.

    Fiz no debian:

    Criei um script no /etc/init.d/start e /etc/init.d/stop, e coloquei no runlevel 2 como prioridade 99.

    Aqui funcionou legal.

    Abraços,
    Beleza! Vou correr atrás...

    Obrigado pela sua atenção.