+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Perda de desempenho

    Olá pessoal... estava eu muito tranquilo, desde abril deste ano qdo implantei meus 2 MK. Essa semana começou meu primeiro problema em um deles. Primeiro vou explicar minha estrutura. No provedor tenho um MK com mother gigabyte, celeron 2.13, 256 mb de ram e CF IDE de 128, 2 placas Dlink AG530, 1 ligada num omni Hyperlink de 15 dbi, e outra numa Zirok 5.8 (backbone). O outro é identico, faço o link entre os 2 em 5.8. Bom meu problema está nesse primeiro MK. Essa semana os clientes começaram a reclamar que estão sem sinal, que a conexão cai, etc... Acompanhando o tráfego nas interfaces via Winbox, vi que o RX está baixo. Ficam cerca de 50 clientes conectados simultaneamente nesta omni, meio que direto.

    O que pode ser? Calor? Não tenho ventilação nesta caixa, mas já passei por outros dias mais quentes e normal... Pode ser a placa q foi pro brejo? Antena? Conectores, cabo e pigtail já me certifiquei que estão bons...

    Qualquer ajuda é muito bem vinda, pq a situação tá começando a ficar preta por aqui... pior coisa do mundo é escutar o telefone tocar sabendo q é cliente reclamando!

  2. #2

    Padrão

    Opa. Vc por acaso mexeu em alguma configuração recentemente? Trabalha com WEB-PROXY??? Já deu uma olhada no system/resources??? Como está o consumo do processador, memória, HD???? Está tudo ok? Este é o primeiro passo... Posta ae!!

  3. #3

    Padrão

    Verifica também, em quanto está a MTU das suas interace,,,, qual são os valores??

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Opa. Vc por acaso mexeu em alguma configuração recentemente? Trabalha com WEB-PROXY??? Já deu uma olhada no system/resources??? Como está o consumo do processador, memória, HD???? Está tudo ok? Este é o primeiro passo... Posta ae!!

    Não mexi em nenhuma configuração... não uso webproxy, o MK é apenas bridge.. Processador no max 11%, memória e HD (Compact Flash) tudo com recursos livres... O outro MK q é idêntico a este q estou com problemas, também mantém o mesmo nro de clientes simultâneos... Mas o q apresenta problemas, tem mais antenas de clientes apontadas pra ele. Estou desconfiado da placa AG530.

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Verifica também, em quanto está a MTU das suas interace,,,, qual são os valores??
    MTU tá em 1500 em todas as 3 interfaces... na 2.4, na 5.8 e na ethernet...

  6. #6

    Padrão

    Quanto tempo está implantado este MK??? Quando foi que vc deu o último reset??? (Desculpe algumas perguntas.... estou descartando possibilidades)...

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Quanto tempo está implantado este MK??? Quando foi que vc deu o último reset??? (Desculpe algumas perguntas.... estou descartando possibilidades)...
    Está no ar desde 21 de abril deste ano... o último reset foi ainda hoje.. imagina se vc precisa me pedir desculpas, eu q tenho q agradecer a sua boa vontade de ajudar!

  8. #8

    Padrão

    Cara... Este seu sistema está muito quente??? Olha só... Verificou a ventuinha do processador??? Se ele estiver meio pra lá, do que pra lá, ferrou!!! O sistema vai ficando lento, até travar... Verificou a ventuinha da CPU???? Como vc disse que não usa cooler em sua caixa, gostaria de te lembrar que o sistema trabalhando quente, diminui a vida útil dos componentes;;;

  9. #9
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Já passei por isso

    Nessa semana resolvi um problema idêntico ao seu, era uma media de 40 simultâneos, derrepende ninguém mais conectava só uns felizardos (3 para ser preciso) verifiquei tudo, e nada, no clientes sempre aparecia um bom sinal. mas ninguém conectava, a ultima coisa q vou olhar, o maldito pigtail, TAVA CHEIO DE AGUA!, foi só trocar e reiniciar o Mikrotik....
    vivendo e aprendendo.

  10. #10

    Padrão

    Mano siga os procedimento do mano Marcelo.
    Verifique todos os hardwares, começando pelo pigtail´...
    Seu problema se resolve por ae .... verifique aquecimentos etc...

    Primeiro Passo : Pigtail

  11. #11

    Padrão

    hehehehhe... Realmente estes seriam os próximos passos... Parece que este basicamente não é um problema de MK, mas sim de HARDWARE.... Verifica estas possibilidades e posta o resultado!!

  12. #12

  13. #13
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    baa eu tenho essse problema aq, mas e so as vezes e nao frequentemente, mesma coisa fica lento e dai tenho que reiniciar pra volta ao normal, oq poderia ser minhas placas que foram, ja eram,... sera que e isso

  14. #14

    Padrão

    kra, alguma das placas wireless estão acima da potencia padrão?
    pq aki estava com esse problema por causa de uma G520 q tinha babado por estar acima da potência.

  15. #15
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    cara a potencia dele ta em defeault aonde que eu mudo afrequencia das placas eu to usando g520 e ag530...

  16. #16

    Padrão

    aki mudo em interfaces, aba Txpower, poe card rates 23dbm, da mais ou menos 250mw na G520.

  17. #17
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    hum cetei nas placas dos p2p meus e parece ter melhorado um monte amanha cedo vou cetar nas ominis pra ver como que vao funcionar nos clientes heheh abracos

  18. #18

    Padrão

    pro autor do tópico
    ta mais e ai conseguiu achar o problema? divulga ai
    isso é interesante pois podemos ver como nossos colegas corrigiram os problemas

  19. #19
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    pro autor do tópico
    ta mais e ai conseguiu achar o problema? divulga ai
    isso é interesante pois podemos ver como nossos colegas corrigiram os problemas
    Ainda não identifiquei 100%, mas tenho quase certeza que é usuários demais utilizando esta base. Estou efetuando a troca da omni por 3 setorias e 3 cartões, dividindo desta forma os clientes conectados a esta central. Estava com cerca de 50~60 simultâneos, nas velocidades de 128 e 256 k. Houve uma procura muito grande por nossos serviços nos últimos meses, e não pude me programar pra ir aumentando o número de cartões.

    Devo efetuar esta troca na semana que vem, os problemas calmaram aqui por enquanto, ainda tenho alguns casos isolados onde clientes não tem mais o sinal. Assim que efeetuar a troca, posto o resultado e edito o título do tópico pra [RESOLVIDO] Tomara!!!