+ Responder ao Tópico



  1. #1
    andkaiser
    Visitante

    Padrão Problema Com Samba

    Pessoal, estou tentando configurar o Samba mas estou apanhando um pouco. Acho que vocês podem me ajudar.

    Estou tentando colocar um compartilhamento no Samba, mas ele está pedindo senha. Como não tenho muita experiência em Samba, recorro a vocês...

    Minha seção "global" está assim:

    [global]

    workgroup = meugrupo
    server string = %h Servidor de Arquivos (Samba %v)
    name resolve order = lmhosts host wins bcast
    character set = iso8859-1
    client code page = 850
    preserve case = yes
    short preserv case = yes
    security = share
    log file = /var/log/samba/log.%m
    max log size = 5000Kb
    dns proxy = no
    syslog = 0
    panic action = /usr/share/samba/panic-action %d
    encrypt passwords = true

    Tanto que consigo acessar pelo windows normalmente, colocando em Executar > Iniciar o \\NOMEDOSERVIDOR

    Ele inclusive, até reconhece o meu compartilhamento, mas quando tento acessá-lo, ele diz que não tenho permissão para acessar.

    O que faço, só para conhecimento. Nossos clientes possuem um usuário e uma senha FTP, que acessam nosso servidor. Aqui fazemos da seguinte forma. Quando queremos colocar algo para disponibilizar para o cliente, acessamos o servidor por meio de software FTP e colocamos os arquivos dentro dos respectivos diretórios. Mas, gostaria de deixar compartilhado um diretório para que os funcionários apenas fizessem o acesso pelo Windows Wxplorer e pronto, não precisavam conectar por clientes ftp.

    As minhas configurações do compartilhamento estão da seguinte forma:

    [ftp]
    comment = Diretorio do Servidor FTP
    path = /var/ftp
    browseable = yes
    writable = yes
    public = yes
    read only = No
    invalid users = root nobody @adm
    create mask = 0777
    directory mask = 0777
    guest ok = Yes

    Se souberem onde estou errando. Agradeço a ajuda.

    --
    Anderson Kaiser
    [email protected]
    Linux User #: 426240

  2. #2

    Padrão

    O SAMBA por si só utiliza uma conta padrão para usuários públicos, que é a "nobody", geralmente. Remova o usuário "nobody" da opção invalid users e tente novamente.

  3. #3
    andkaiser
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xstefanox Ver Post
    O SAMBA por si só utiliza uma conta padrão para usuários públicos, que é a "nobody", geralmente. Remova o usuário "nobody" da opção invalid users e tente novamente.
    Eu não sabia disso no Samba. Pensei que restringir o acesso ao usuário nobody fosse uma implementação de segurança. Mas, muito obrigado. Deu certo, consegui acessar meu compartilhamento sem autenticação.

    Obrigado.